segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma frase... um sistema


Hoje a tarde Galvão Bueno*, falando ainda sobre a desclassificação da seleção brasileira da Copa, atribuiu a Marcos Uchôa a frase: “Passaram nos simulados para o Vestibular, mas na hora H". A frase me lembrou uma aula realizada na USP (que assisti por vídeo), do professor Clovis de Barros Filho que fala de sistema.
A frase do repórter, deixa entender que o Brasil venceu competições como Copa das Confederações e Copa América (simulados), mas foi derrotado na Olimpíada e na Copa do Mundo (vestibular).
O Vestibular está ligado a educação, é um processo de seleção, que no caso afere os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio e leva o estudante a universidade que a partir desse momento tem como função converter estudantes em profissionais para um mercado de trabalho.
A imagem acima é um exemplo de sistema que tentarei descrever seus elementos: As primeiras setas maiores, seriam os candidatos (INPUT), o filtro(Gatekeeper), o vestibular, a Black Box é a universidade e as setas menores(OUTPUTS), os candidatos a profissionais que vão estimular novos candidatos e esses são os elementos de um sistema (Feed Back – seta em “L”).
Voltando a frase, aparentemente ela tem uma perspectiva funcional, que em uma relação com o sistema seria verificar quanto tempo se leva para se posicionar com destaque no mercado, ou poderiam ser um numero de títulos conquistados, e a importância empregue a cada título. Uma análise funcional é feita de fora, não interessa o que acontece dentro (Black Box).
Portanto caracterizamos um sistema, e vimos que o “vestibular” é uma parte que limita uma passagem dentro desse sistema. Isso me recorda o que acontece no dia-a-dia nas escolas, o aluno que busca a nota para passar de ano e cumprir o ensino médio e fundamental para prestar vestibular (visão funcionalista?), e depois acabou? Foi campeão ótimo? Assim como alguns estudantes que se formam e se tornam candidatos a profissionais, uma vitória pode ser paliativa dentro de um pensamento mais amplo, pois estar formado não garante uma atuação consistente.
A análise de um título ou os serviços prestados por um profissional a sociedade não deveriam ser o fim. O que esta a volta tem sua importância, cabe a cada um tentar entender os sistemas que estão a sua volta, inclusive os atletas profissionais que estão na “seleção”. Sendo assim, o elemento retroativo do sistema (Feed Back), que despertem os novos candidatos, dentro e fora dos campos que visualizem, que passar por um filtro não é o final desse sistema complexo.


Endereço do vídeo aula do Prof. Clóvis de Barros Filho
http://www.espacoetica.com.br/videos/348-video-aula-o-sistema-politico
Black Box 82min
Vale a pena assistir você pode encontrar muito mais opiniões e idéias.
*Galvão Bueno em programa do Sportv (canal de TV a cabo)
Este não é um blog só relacionado a esporte, porém estamos em meio há uma Copa do mundo e seremos o próximo país a sediar este evento, por isso o tema recorrente aparece para apresentar outras possibilidades que eu espero poder contribuir a outros pensamentos e reflexões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário