quinta-feira, 1 de julho de 2010

Comemorações

No início do ano, o Santos mais especificamente alguns de seus atletas foram elogiados por muitos e criticados por muitos, por comemorar seus gols com "dancinhas".
O tempo passou chegou a copa, apenas “Robinho” esta na seleção, imaginei que ficaria sem ver esse tipo de comemorações, mas veria momentos emocionantes como gol do Yekini da Nigéria em 1994 ou Jovanovic da Sérvia esse ano, que foi comemorar com seus compatriotas no fosso do estádio. Um alento, no meio de tantas influencias externas que o futebol (e o mundo) vem sofrendo.
Comemorações são assunto que até a FIFA interveio em algumas ocasiões, as camisas com nomes, comemorações religiosas, entre outras. Vale comentar que o jogador Elano (Bra) escreveu mensagem nas caneleiras em homenagem as suas filhas (uma homenagem valida, mas que me lembra o “tal jeitinho”). Os beijos nas alianças outra homenagem valida, não deve ser fácil ser mulher ou namorada de jogador, se não as inúmeras turbulências (separações, brigas e etc.) que surgem na mídia seriam menores, eu suponho.
Fato é que ontem, li uma noticia que me incomodou, David Villa atleta espanhol faz seus gols e faz um gesto como um “toreiro”, remetendo a tradição espanhola? Não! Uma propaganda que o mesmo participou para uma rede de “fast-food”.
Busco entender a presença cada vez maior do mercado no esporte, mas... Sem romantismo ou saudosismo, ver atletas preocupados com o “aparecer no telão” ou que no momento do gol cumprem o gesto de um patrocinador, me incomodam!
As “dancinhas” eram um problema? Homenagearam até as “tias da cozinha da vila” que devem fazer uma comida “tão boa” quanto a empresa que esta pagando para aparecer nos gols de Villa.
Até agora quem dançou fui eu que gosto do futebol, e gostaria que algumas coisas fossem diferentes.

Maquina do Esporte - noticia David Villa – (http://migre.me/Ts4a)
Nigéria em 94 (com o gol Yekini) –
http://www.youtube.com/watch?v=fgI3fxuSrRM
Gol e comemoração de Jovanovic da Sérvia – (http://migre.me/Ts57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário