quinta-feira, 24 de março de 2011

Soutien Disney com bojo para meninas de 4 e 6 anos.


Só o título do texto já é para se pensar. Colocar a imagem de um personagem em roupas intimas pode ser considerado bonitinho, como uma “calcinha da princesa”, a cuequinha do personagem do filme, e assim vai, estimulando a criança a recordar do personagem, de sua história ou filme. Claro que sabemos também que existe uma indústria interessada na venda desses produtos, com licenciamento da marca entre outras coisas.

Mesmo com interesse de mercado, existe uma serie de regras e direitos que são cumpridos por essas empresas, porém me vejo no direito de perguntar qual a necessidade de se criar um soutien com bojo para meninas de 4 e 6 anos?

Não posso discutir moda, pois minha especialidade é em lazer, mas trabalho com crianças há mais de dez anos e não consigo compreender como uma grande loja consegue licensiar um produto Disney voltado para esse público.

Aguardei para postar esse texto para colocar fotos, pois descobri esse produto na terça feira(22), e ontem dia 23 de março o projeto Criança e consumo postou mais um texto muito interessante sobre o impacto da indústria da beleza em crianças.É desnecessária essa erotização precoce, entendo que só compra quem quer, porém me dou o direito de discordar da produção desse tipo de produto.



http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=7972&origem=23

46 comentários:

  1. É isso ae o mundo realmente esta de pernas para o ar...
    meninas de 4 anos usando sutian com bojo, quando chega aos 15 é fantasia de coelhinha da playboy( e o pior comprada pelos pais), e quando chegar aos 18 anos??? vai vistir o que ???NADA NÉ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, plenamente.
      Minha filha (06 anos) tem uma coleguinha da mesma idade, que usa soutien, então a minha filha me pediu um soutien.
      Expliquei a ela, que ela ainda não precisa usa-los, quando for o momento certo, terei prazer em comprar o seu primeiro soutien.

      A culpa é das crianças, delas serem precoces?

      Betania



















      Excluir
    2. nem sempre.. mas temos que estar atentos

      Excluir
  2. Nossa, que absurdo isso!
    Fiquei chocada.
    A infância está realmente acabando?
    Quando vejo pesquisas dizendo que mais de 60 % das crianças e jovens dizem que só conseguirão ser felizes se forem belos, fico assustada.
    Que mundo é esse?
    Adoro o seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito complicado.. definir o que é a infancia, os bombardeios de informaçoes, do mercado e inversamente proporcional a defesa da educação...

      obrigado pelo elogio..

      Excluir
  3. Aiiiiii meu Deus....logo...logo a minha filha vai querer usar....hsuahsuahsua

    ResponderExcluir
  4. É Tali.. complicado.. espero que minha afilhada nao faça isso comigo..

    JU a filhota não vai querer .. educação ajuda muito nessa hora mesmo com influencias externas mercado ainda acredito na educação

    Kelly (Estimula Kids) existem alguns interessados em continuar a forçar essas imagens e interesses desnecessários, mas ainda existem muitos para mostrar que é possivel fazer diferente.. pelo menos estamos tentando..

    ResponderExcluir
  5. Tem certeza que são para crianças de 4 a 6 anos? Não seria de tamanho 4 a 6? Não quero legitimar aqui a venda destes produtos, mas para a criança, essa calcinha nada mais é que uma peça de roupa com uma estampa com a qual ela se identifica (uma princesa, um bichinho). As pessoas "adultas" se chocam, mas é assim que fica mais nítido que a "erotização" está na cabeça de quem a vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente a erotização esta nos olhos de quem ver, por isso devemos proteger nossas crianças dessa situação.. fora que cada coisa tem sua idade e seu tempo certo de acontecer...isso de sutiã com bojo para meninas desse tamanho é ridículo...

      Excluir
  6. "É desnecessária essa erotização precoce, entendo que só compra quem quer, porém me dou o direito de discordar da produção desse tipo de produto."

    Concordo plenamente com seu argumento Rafael. A produção de um produto assim é desnecessária, descabida. Já não chega a tudo que nossas crianças estão expostas na TV hoje em dia? Completo absurdo. O pior é que conhecço muitas mães que comprariam sem pensar no ponto 'erotização'.

    ResponderExcluir
  7. Rafinha,
    Estou sem palavras!!! Simplesmente chocada!
    Quando vc comentou eu não consegui visualizar, mas vendo as fotos, caracaaaas!! O.o

    Meu Deus! Onde está o mundo de fantasias das crianças??? Já não existe mais, é isso?!
    Tudo bem que... cada dia mais as coisas estão precoces, eu entendo. Mas soutien de bojo para crianças a partir de 4 anos??????!! Que vergonha alheia, heim Disney?! Vincular a imagem da marca a um produto tão sem noção como esse!! Ninguém merece, né?!

    Super apoio o seu ponto de vista Rafa! Parabéns pelo post!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Eu não acredito que seja totalmente necessário mas.......... Tenho uma sobrinha de 6 anos e ela não vê a hora de ter seios (posso uma coisa dessas?)
    Enfim, o marketing das empresas conseguiram agradar o público infantil.... e tenho certeza que essa moda vai pegar!!!! rs
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Julie Astor concordo que muito dessa erotização esta na cabeça dos adultos, e desse pensamento é que tenho receio o que um adulto pode pensar ao ver uma criança com seios ou uma imitação.

    Vivis voce falou que algumas maes podem comprar sem perceber essa erotização, nao devemos criticar isso pois sempre existem coisas que podem passar desapercebido... ou até nao ter um sentido erótico pode ficar no "bonitinho" na criação da imagem da mulher.

    Carol muitas meninas esperam ter seios acredito que faz parte (OPediatra.com se quiser ajudar heheh)

    Conversando com algumas pessoas uma delas me disse que não via problema nenhum nos produtos e ainda estou tentando pensar sobre isso.. sempre é valido

    ResponderExcluir
  10. Depois tem gente que se assuta que as meninas estão menstruando ano a ano mais cedo, e o número de adolescentes grávidas cresce também.

    Não é culpa da disney, mas da erotização precoce. Toda menina quer ter seios, a minha vive falando nisso. Mas uma coisa é a imaginação, outra é sentir-se assim, atrair olhares assim, e responder a isso precocemente...

    Precisa, Rafa? Não! Mas vende bem. É disso que se trata o comércio.

    Andre.

    ResponderExcluir
  11. Sr André.. www.opediatra.com agradecendo o comentário. Não acho que a culpa é da Disney nem da Pernambucanas mas ambas disponibilizaram a sua marca é o mercado.

    ResponderExcluir
  12. Como já havia comentado nas páginas do Face, acho que muitas mães tb tem parte nisso, pois cada vez que achamos bonitinho, influenciamos nossas filhas a continuarem a esquecer o melhor que elas possuem, a inocência da infância, o mercado bombardeia tanto que cada vez mas, vamos perdendo as nossas filhas para ganharmos uma porção de BARBIES. Infelizmente estamos esquecendo de que o mundo precisa desta inocência.Mas falando com o lado publicitária, o mercado precisa disso, assim as vendas são cada vez maiores, a disney é só mais uma empresa que está contribuindo com isso, infelizmente, pois ela é uma criadora de fantasias e beleza, com suas histórias infantis e suas ilusões do mundo de sonhos.
    Bjks Rafa!!! Valeu pelo olho clinico

    ResponderExcluir
  13. Eu que agradeço a visita e os comentário que enriquecem o texto e o dialogo

    ResponderExcluir
  14. concordo em partes que a erotização esteja somente na cabeça dos adultos.

    mas incentivar, com certeza e infelizmente não vem só das pessoas com quem uma criança convive.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tem 11 ja usa sutian calcinha fio dental pesa 23kg tem um cabelo no bubum liso de progreciva onde esse povo vai parar????

    ResponderExcluir
  16. é complicado temos que fazer aquilo que consideramos importante para o aprendizado. Mas você consegue dialogar com ela para fazer parte dessas mudanças e com isso conversar e dar sua opinião?

    ResponderExcluir
  17. poxa.. è o cumulo isso.. tenho uma filha e estou completamente aterrorizada...

    ResponderExcluir
  18. Isso não é novidade. Dá uma olhada nas vitrines de lojas que vendem lingeir para crianças, tipo Puket e etc. Já vemdem isso faz tempo. Acho o seguinte: compra quem quer. A criança não compra sozinha...Mães são gatekeeper no consumo familiar.

    ResponderExcluir
  19. E aquela mãe britânica que aplica botox na filha de oito anos?! E aquela empresa americana que lançou um creme anti-idade para meninas entre 8 e 12 anos?! Assim caminha a humanidade...

    ResponderExcluir
  20. Olha aqui seu Rafa, acho que existe coisas mais importantes para se preocupar no Brasil do que com sutiã com bojo infantil, ao invés de você falar sobre isso, levanta a preocupação com a pedofilia, exploração infantil e principalmente toma conta da sua vida e deixe a preocupação com as mães para tal fato, pois esta em todo o mercado é porque esta sendo comprado pelas mães e não as crianças pois elas não vão as lojas sozinhas, certo?

    ResponderExcluir
  21. AO anônino (7 de abril as 18:02)
    Concordo que existem diversas coisas para se preocupar no Brasil, sobre pedofilia quero recolher alguns dados ou ter algo que seja diferenciado assim como foi este texto que virou capa da folha (após 15 dias) e claro por isso teve uma maior repercussao. Mas os blogs estao ai para isso para mostrar o que acham necessário (e desnecessário também) assim como todos os veículos de comunicação.
    A minha vida é ser educador, e como educador me proponho a colocar assuntos em pauta para dialogo, inclusive agradeço e muito sua opinião.
    O que fiz por meio do blog foi colocar o assunto em pauta e como disse no texto (minha opinião) "É desnecessária essa erotização precoce, entendo que só compra quem quer, porém me dou o direito de discordar da produção desse tipo de produto."
    Mais uma vez obrigado.. mas na próxima por favor deixe seu nome

    ResponderExcluir
  22. Ótima discussão Rafa. Aliás, foi destaque agora no Globo News Painel!
    Parabéns pelo alerta!

    ResponderExcluir
  23. Rafa, adorei o post, parabéns!
    Discordo de quem fala que isso não é um assunto importante para ser discutido. Nós, pais e mães, temos todo o direito de debater o assunto e criticar empresas que colocam nosso filhos como "público-alvo" de produtos como esse.
    A infância é uma fase preciosa da vida, é o único momento em que podemos simplesmente ser nós mesmos, sem nos preocupar se o salto vai quebrar, se a maquiagem está boa, se vão achar que somos bonitas ou não. Antecipar, por puro interesse mercadológico, as ansiedades fúteis que a sociedade de consumo já impoe aos adultos é uma coisa horrorosa.
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  24. Valeeu Gui.. fiquei muito contente por perceber a força da internet e do blog.
    Mari brigado pela visita e principalmente por sua opiniao, não sou pai diretamente eu digo pois trabalho com crianças há mais de 10 anos entao dentro da minha liberdade de expressão escrever foi um meio para isso..
    E como é bom saber que mais gente compartilha desse pensamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho 11 e presciso de sutien mais acho que para 6 anos ja é demais da conta.acho que de 10 para cima se tiver seios pode ser ultio o sutien.
      beijos!!!!!
      amei seu blog!!!!!

      Excluir
  25. descordo com vces todos as crianças tem que ter o peito firme e vc ja engravidou com 15 anos e fica falando das crianças.
    e so para voces nao gastar dinheiro eu tenho 8 anos e uso sutian qual e o problema a minha mae ja comprou 15 sutians para min.

    ResponderExcluir
  26. E criança de 8 anos? vcs acham abuso?

    ResponderExcluir
  27. aos 8 eu penso que ainda é desnecessario bojo?
    e vocês??

    ResponderExcluir
  28. Nossa... eu com doze anos comecei a usar top. nunca tive peito, mas nessa idade o bico do peito ficava aparecendo na blusa, com 17 anos eu comecei a usar sutian de bojo. e com 16 que comecei a comprar meus primeiros sutians. acho que para criança é desnecessario sutian. existem tops para a funçao necessaria. eu sempre fui um esqueleto, mas minhas amigas com mais gordurinhas o "peito" aparecia de mais nova. agora booojo?

    ResponderExcluir
  29. é complicado... somos muitos e muito diferentes ... mas o que me incomoda é saber que se fizeram é pq provavelmente esperavam vender muuuito.. mas o interesse nem sempre sao os mesmos.. mas vamos fazer a nossa parte

    ResponderExcluir
  30. Que loja é essa,muito lindinha !!

    ResponderExcluir
  31. Bojos são para aumentar e/ou dar forma aos seios, valorizando-os. Isso é erotização sim. Absurdo!
    *licenciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. É erotização (bojo?).
      O mercado lança, por vários interesses: econômicos, modismo etc. Eu (adulta), reflito, se é legal, se me beneficia etc.
      Os pais/responsáveis, devem ter este cuidado, nas escolhas feitas para as crianças.

      Betania

      Excluir
  32. para uma criança de onze anos vcs acham que precisa????

    ResponderExcluir
  33. gente eu tenho 11 anos e nao uso sutia porque nao tneho seios mais se tivesse usaria esse vou pedir um desse para minha mae esse sutia e para meninas da minha idade 10 a 11 anos!

    ResponderExcluir
  34. Ë uma pena que toda vez que tem um comentário que pode ser passivel de dialogo (algumas vezes até provocativo para alguns) vem como anonimo.. pq será??

    ResponderExcluir
  35. tenho 10 anos uso bojo de adolecente meu peito e tamanho normail de um adolecente...
    nao acho a\bisurdo nao depende da criança...

    ResponderExcluir
  36. São escolhas feitas por você e sua família..
    A minha opinião é contra a tentativa de querer aparentar um volume do que o natural e usar imagens infantis.

    ResponderExcluir