terça-feira, 15 de março de 2011

Mc Runner e Super Size Me

A esquerda Joe a direita Spurlock



Primeiro vou tentar explicar quem são os personagens desse post. Alguns de vocês podem saber quem são, mas para aqueles que não conhecem vou apresentá-los.


Mc Runner - Com este prefixo vocês já devem imaginar a relação que ele tem com uma grande marca de fast-food e a relação entre o prefixo e o sufixo "Runner", traduzindo corredor (aquele que pratica a atividade física).
"JOE"*, que se intitula um “corredor drive-thru
”, iniciou em 1998 correndo em Chicago e completou 14 maratonas incluindo Boston e NY.
E esta figura resolveu fazer um desafio: Comer só no McDonald's durante 30 dias e tentar um tempo menor do que 2:36 minutos na maratona de Los Angeles em 20 de março de 2011.

As regras são simples:
1
. Pode comer só no McDonald's por 30 dias
2. A água sem ser do McDonald's, PowerGel multivitamínico e ibuprofeno será permitido(vamos lá, eu sou um corredor) Ele é um corredor? Claro
. Um “atleta”? Cadê o acompanhamento?
3. Executar lotes de milhas
(pois o importante é correr muito ..não interessa como.. o que eu fiz durante quatro anos na faculdade se eu poderia aprender correndo)
4. Continuar casado (esta tirando a responsabilidade do caminho? Que exemplo)
5. Se divertir (até que enfim algo plausível!)
6. Doar US $ 1 para todos os fãs através de Facebook McRunner 20 de março (atéUS $ 2.500) para a Ronald McDonald House Charities e gerar um adicional de US $2.500 através do endereço https: / www.firstgiving.com / fundraiser mcrunner /lamarathon (outra idéia boa, abstraindo interesses comerciais)

Ao ler sobre Joe logo me veio a cabeça um documentário chamado Super Size Me (Meu super tamanho
ou como “Eu tamanho grande”) que no Brasil também foi chamado de “A dieta do palhaço” fazendo referencia ao garoto propaganda do fast-food em questão. Este Documentário foi produzido, escrito, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock. Ele segue uma dieta de 30 dias, sobrevivendo em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente dessa rede de fast-food.
O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física, psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.” (retirado do Wikipédia”). No filme existe a participação de médicos, um nutricionista e um preparador físico, porém a atividade física é baseada no padrão americano (5000 passos dia). Algo que eu não encontrei no site do Joe é um responsável, se é que alguém se candidataria ao experimento, se é que posso chamar assim.
Spurlock tenta chocar as pessoas através de dados e imagens fortes. As vezes parece uma premissa de alguns documentários esse interesse por chocar. Será que é por isso que tanta gente tem aversão a palavra documentário?
O filme mostra dados do crescimento, altura e peso, principalmente peso (obesidade) dos americanos. Não estou fazendo nenhuma relação direta com os brasileiros, mas
conversando com um amigo (Rodrigo) sobre sua aula de avaliação biométrica em um colégio de SP, comentei sobre essa questão e ele resolveu apresentar esses dados aos seus alunos como uma forma de mostrar uma relação com a avaliação realizada no colégio e discutir as situações em sala de aula.
Espero que depois ele comente e traga essas opiniões...
O “Super Size Me” chegou a ser indicado ao Oscar, independente da validade do título, fato é que estar entre um indicado aumenta a visibilidade e a divulgação. E nesse ponto Mcrunner se apresenta como uma oportunidade de vincular a marca a atividade física, a caridade
, tudo isso com a visibilidade das mídias sociais.
Vale comentar que
durante o mês de fevereiro segundo o “hot search aol” (site que apresenta as palavras mais procuradas em site de pesquisas), “Mc RUnner” aparecia em quinto lugar (perdao, mas não salvei a imagem) com um alto numero de visualizações, além de seu “fun page” no facebook com 3.763 “curtir”, para aqueles que não utilizam a rede social deixa eu tentar explicar, além das paginas pessoais são criadas paginas de empresas personalidades e que ao clicar em no ícone “curtir” isso aparece para toda a sua rede de amigos. Por exemplo eu tenho mil pessoas em meu facebook, essas mil pessoas podem ver que eu curti “.....”.

E até a hora que eu escrevi este texto Joe arrecadou US$ 10.027,00 (Dez mil e vinte e sete dólares) para a Fundação Ronald McDonald de Caridade.


A imagem da empresa é afetada por documentários ou paginas na internet? Qual a sua opinião?

Independente aos dois citados, quero dizer que cada um utiliza uma forma de comunicação para dar validade aos seus interesses, seja o de chocar para tentar um “aconselhamento” ou uma possibilidade de associar sua marca a atividades saudáveis. Cabe a cada um fazer sua avaliação e sua critica. O que você acha???

Primeiro gostaria de resaltar que sã duas situações diferenciadas (ou seriaextrema), pois imagino (e espero) que ninguém se alimente durante um mês só de fat-food (Mc Donalds ou não, vale ressaltar que as empreasnão incitam paraquevoce faça isso, masma vez é uma escolhade cada um). Existem diversas ferramentas para se educar, mostrar imagens chocantes ou utilizar outros métodos podem ou não fazer parte do processo. Conhecer essas ferramentas, são uma possibilidade de aproximar os interesses de acordo com o seu grupo e quem sabe obter um aprendizado.
Estou curioso para ver o que vai acontecer com Joe durante a maratona de Los Angeles (20/março/2011), discordo de toda e qualquer prática de atividade física sem acompanhamento em provas como uma maratona, ou em torneios, mesmo nos chamados amadores. Existe uma distancia entre a atividade praticada no lazer e em atividades com interesse que não em si mesmos. E mesmo que a prática lhe traga conhecimento sobre um assunto, não se pode abandonar o conhecimento teórico.



* site McRunner
http://mcrunner.com/
fundação http://www.firstgiving.com/fundraiser/mcrunner/lamarathon
Super Size Me no Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Size_Me existem vídeos no youtube, mas aos interessado procurem o filme.















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