segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa Junina: Uma festa, muitas brincadeiras.


Junho esta aí, e com ele a tal da festa junina. Para muitos alunos é interessante pois logo mais chegam as férias, para outros uma festa divertida com algumas brincadeiras.
Aproveitando o texto do Criança e Consumo “Festas Juninas: Brincar pode ser mais divertido que ganhar prendas!”, resolvi tentar colaborar colocando alguns jogos e atividades que fazemos no Clube. Há algum tempo organizamos uma festa junina da recreação, que acontece a tarde, separada da festa principal do clube. Essa festa é pensada e organizada com as crianças. Uma das características do clube é não ter um grande numero de sócios, portanto as idéias apresentadas podem ser realizadas em casa.Primeiro vale lembrar o que é uma festa junina, com o que ela esta relacionada e outras coisas (apresentar mais sobre folclore, Santo Antonio, São João e São Pedro) que você pode utilizar para tornar ainda mais atrativa a brincadeira.Organizando a festa.Começamos normalmente, perguntando para as
crianças o que elas se lembram da festa junina, o que tem que ter e o que é possível fazer, como por exemplo enfeitar a sala...
Logo surge a idéia de colocar bandeirinhas, ótimo! Vamos fazer as bandeirinhas!
Papel de seda, tesoura (sem ponta), barbante e cola.

Colar as bandeirinhas no barbante e depois pendurar

Repare na próxima foto, no tamanho do participante. Os mais velhos, que já participaram da recreação, continuam frequentando o espaço (com outros interesses, como conversar com os monitores) e sempre que podem participam!


Ao fundo (proximo as varinhas) existe um desenho de um burro (uma tentativa), é o “rabo do burro”, uma cartolina colada sobre um pedaço de isopor e o rabo será um palito (pode ser aquele de churrasco, só a pontinha) com papel crepom marrom, para ser o rabo.
Atira latasLatas (hoje não é das coisas mais faceis, mas é possivel arranjar), bola de meia ou de plastico mesmo, é possivel substituir por caixas de leite (voce pode ou não preencher as caixas para dar um peso diferente).
Boca do PalhaçoA foto mostra uma feita na marcenaria, porém você pode fazer em casa com tecido e cola quente (sempre supervisione e ajude em caso de crianças pequenas), use bolinhas mais leves, de jornal, amarradas com barbante e presas com fita adesiva (aquela de mudança).
Pescaria
O normal seria uma bacia com areia e os peixinhos feito com caixa de papelão (voce consegue no mercado), a varinha feita com um pedaço de bambu (se não conseguir um graveto de madeira, é uma otima oportunidade para procurar em uma praça ou um parque, olha quantas possibilidades dentro de outra), fio de nylon ou barbante, o anzol será feito com um clipe quebrado (coloque fita adesiva para proteger as pontas), e no peixe também haverá um clipe (apenas abra o clipe em forma de “S” uma parte prenda no papelão a outra fica para pescar o peixe).


Todas as brincadeiras acontecem sem prendas. Temos doces, alguns característicos da festa junina, e a alimentação pode ser uma outra opção de atividades para se fazer em casa, mas essa eu deixo para depois. Reparem que na brincadeira participam crianças e adultos.

Quero deixar um fragmento do texto do Florestan Fernandes, para que cada um possa refletir a sua maneira (se quiser comentar e colaborar com o texto, o espaço esta aberto) (p.13 e 14) "Através do folguedo folclórico a criança não só “aprende algo”, como adquire uma experiência societária de complexa significação para o desenvolvimento de sua personalidade..., o folclore não é mera fonte de recreação para as crianças ou para os adultos... em momentos de crise social o folclore pode ser um elo entre o presente e o passado."

Boa brincadeira!!!

FERNANDES. F (2004) folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 3 edição São Paulo Martins Fontes (raízes).
Quero agradecer ao Clube Hípico Santo Amaro e à todas as pessoas (crianças, adolescentes e adultos) que participaram e participam da organização dessa atividade. A Lívia e a Tati (elas me ajudam na hora de encontrar alguns livros na Martins Fontes).

2 comentários:

  1. Parabéns , Rafael amei suas dicas. Deus abençõe e multiplique sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Valeeeeu Obrigado por ler e comentar...

    ResponderExcluir