segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consciência, com ciência ou estar ciente

Nesse último dia 20 aconteceram alguns eventos na cidade de São Paulo, e acredito que em outras cidades no país também, relacionados ao dia da consciência negra. Uma referencia a data de morte de Zumbi dos Palmares. Acredito ser importante tomar ciência dos acontecimentos, como a data do dia 20 fazer referencia ao Zumbi dos Palmares. Você sabia?
Mas temos que estar atentos a muito mais, essa semana aconteceu um caso de agressão sofrida por um rapaz no meio da Av. Paulista (SP) por outro garoto, aparentemente sem razão ( Os fatos que tenho conhecimento até agora são os que aparecem em um vídeo gravado por uma câmera de segurança - noticias). De acordo com o segurança que evitou algo pior ao tentar apartar a agressão ao perguntar o porquê estavam fazendo aquilo, a resposta foi “porque ele é viado”. Soou-me tão estranho quanto uma explicação há um tempo atrás (20/04/1997) "nós estavamos brincando", ao atear fogo a um índio dormindo na rua.
Pensando um pouco sobre os acontecimentos fui buscar no mini-dicionário Houaiss as definições das palavras:

Ciente
1. Informado, sabedor
2. versado em qualquer ciência ou matéria; sábio
Ciência
1. Conjunto de conhecimentos sistematizados relativos a um determinado objeto de estudo
2. Noção precisa; consciência
3. Conjuntos de conhecimentos práticos, técnicos ou intuitivos
Consciência
1. Compreensão que se tem da própria existência
2. Conhecimento, discernimento (tem c. dos seus direitos)
3. Faculdade de se julgar moralmente (não faz nada contra sua c.)
4. Posse das faculdades como ver, ouvir, pensar etc
5. Sentido de responsabilidade dever6. dignidade e honradez


Somos informados e por que não dizer bombardeados com informações a todo dia, a toda hora, o que não sei é o quanto transformamos isso em conhecimento.Qual seria nosso objeto de estudo dentro de uma sociedade onde temos que fazer um feriado para a data ser lembrada?
Questiono se todos conseguem visualizar e refletir sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, pois a data é celebrada desde 1960, mas sabemos que tomou maior proporção a partir do momento onde apareceu como feriado (projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003).
Consciência que não deve aparecer apenas em datas comemorativas, que mudam de nome, “consciência negra, parada do orgulho gay, 7 ou 21 de setembro” como exemplos. Não estou igualando as questões, mas o meu sentimento de que determinados pensamento só aparecem nessas datas.
Por que não ter esta responsabilidade todos os dias?
Ver, ouvir, pensar em si mesmo e no outro como alguém que tem os mesmos direitos? Julgamentos morais, só se forem para trazer uma vida muito mais ciente de nossos atos, e que o conhecimento (ciência) e sentimentos de respeito, se apresente como pilares que sustentam nossa consciência de que somos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário