quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Escolas de Samba no museu

Não haverá “batucada” dentro do museu, ainda!

Mas sim uma visita monitorada.
Existe um projeto na LIGA das escolas de samba de SP que vai dar a oportunidade de algumas crianças visitarem um museu. A cada final de semana haverá um grupo de crianças visitando o museu da cidade, começando pelo Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, passando pela sede da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e na quadra da escola de samba do bairro. O projeto dará aos pequenos turistas uma idéia de cidadania e apresentará outras opções de lazer e cultura além da quadra da escola de samba da sua comunidade.

Anteriormente apresentei um dado sobre a baixa visitação (esta em negrito) a museus, o site da LIGA também traz em sua apresentação do projeto o comentário que esta é uma realidade ainda distante. Distante não só da escola de samba, mas distante do brasileiro em geral, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 90% dos municípios brasileiros não possuem centros culturais, livrarias, teatros e cinemas; 92% dos brasileiros nunca visitaram galerias de Arte ou museus; e 94% dos brasileiros nunca foram a qualquer exposição de Arte. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, mais de 80% dos municípios no Brasil não são dotados de museus. Isso significa que a maioria dos brasileiros não tem acesso a espaços de memória, configurando sério obstáculo à democratização cultural e à formação da consciência cidadã.*

Esse projeto iniciou no dia 14 de agosto, com 30 crianças de 8 a 12 anos da comunidade da escola de samba “Rosas de Ouro”, campeã do carnaval 2010. Essas visitas, além de alguns colaboradores das agremiações, conta com um guia de turismo voluntário do Sindicato de Guias de Turismo de São Paulo (SINDEGTUR-SP).

O dia segue esta programação:

9h – Café da manhã11h – Passeio ao Museu do Futebol
12h30 – Almoço na sede Liga das Escolas de Samba
14h – Retorno a agremiação e realização de oficina de trabalhos lúdicos.
15h – Encerramento Datas das visitas


Data - Agremiação atendida

Sábado, 14/08 - Sociedade Rosas de Ouro
Sábado, 21/08 - Leandro de Itaquera
Sábado, 28/08 - Afoxé Coroa de Dadá
Sábado, 04/09 - Mocidade Alegre
Sábado, 11/09 - Afoxé Ominibu
Sábado, 18/09 - Uirapuru da Mooca
Sábado, 25/09 - Acadêmicos do Tucuruvi
Sábado, 02/10 - Nenê de Vila Matilde
Sábado, 09/10 - Unidos de Vila Maria
Sábado, 16/10 - Camisa Verde e Branco
Sábado, 23/10 - Imperador do Ipiranga
Sábado, 30/10 - Acadêmicos do Tatuapé
Sábado, 06/11 - Águia de Ouro
Sábado, 13/11 - Unidos do Peruche
Sábado, 27/11 - Tom Maior
Sábado, 04/12 - Encerramento da programação de 2010


Parabéns as pessoas que participaram do projeto e da visita!
Amanha estarei lá com o Aguia de Ouro!
Mesmo com tantas agremiações esse é um projeto voltado para pessoas; As que disponibilizaram seu tempo para contribuir na formação, as crianças.. Espero que o projeto tenha um futuro parecido com as crianças, crescendo e vivenciando possibilidades dentro e fora do museus.

*Vale conhecer o BLOG http://projetovamosaomuseu.blogspot.com/ Apresentação do projeto no site da Liga

Nenhum comentário:

Postar um comentário