segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Ainda há vagas"


E isso não é um momento comercial no Blog! Não estou contratando ninguém através do blog. Essa é uma afirmação feita por Rubens Régis, presidente da Associação Brasileira de Resorts, vinculada neste domingo no Estado de São Paulo (caderno de Empregos pag.3), sob o titulo de “Sol, praia e boas chances de emprego no verão”.

A reportagem traz a possibilidade de se trabalhar como temporário durante o verão, em julho escrevi um texto chamado “Férias – alta temporada de trabalho”, e depois em outubro coloquei uma oportunidade de trabalho junto a uma empresa especializada em contratações para navio, e indicação de um blog sobre esse trabalho, quem não viu clique no link e leia.
Apesar da proximidade da temporada, Regis diz que ainda há tempo para se habilitar. O trabalho temporário muitas vezes tem se convertido em contratação para o ano inteiro.
A reportagem traz também que a Royal Caribean (operadora de cruzeiros marítimos) tem 140 vagas para embarque imediato em diversas áreas, segundo Douglas Santos, responsável pelo recrutamento. A qualificação é sempre um fator que diferencia os candidatos nos mais diversos trabalhos e aqui não seria diferente, apesar de a reportagem traz em um quadro ao lado o inglês como algo fundamental, existem casos onde a qualificação na área supera esse fator.


Ao final da reportagem Rubens comenta que as vagas para cruzeiros representam uma ameaça para os empregadores do continente, “pois são oferecidos salários mais altos, assim os mais qualificados preferem os navios", e aponta como uma diferença relevante o fato deles não serem contratados em regime de CLT (consolidação das leis trabalhistas), sendo uma concorrência desleal. Douglas, afirma que a Royal segue padrões internacionais.O Ministério do Trabalho divulgou um Termo chamado “Ajuste de conduta (TAC)” , na busca de garantir alguns direitos dos funcionários de cruzeiros (+1, +2).Quero agora fazer um comentário especifico da área de recreação e lazer que pode ser semelhante a outras áreas. Não considero uma concorrência desleal com os hotéis, pois o nosso trabalho na maioria das vezes é sazonal, portanto cada um deve analisar suas capacidades e competências e ver qual contratação lhe convém. E querer uma melhor remuneração não é um problema, é uma questão de posicionamento e estruturação da área. A experiência como contratante hoje me mostra situações que o hotel/empresa tenta contratar diretamente a equipe tentando diminuir custos, ou ate alguém da equipe tenta um contato direto buscando ganhar mais. Algumas vezes sem o conhecimento (chamado Know-how) necessário, mas ai sim preocupado apenas no retorno financeiro (a questão ética fica para cada leitor), que sabemos é fator determinante nos negócios. Mas isso é assunto para outro texto...A temporada esta apenas começando, boa sorte a todos nós!!E aqueles que quiserem por favor deixem seu recado ou opinião sobre o assunto.


Royal Caribbean Brasil - http://www.royalcaribbeanbrasil.com.br/

Onde tem (+) você encontra outras noticias sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário