terça-feira, 29 de junho de 2010

Férias - alta temporada de trabalho

O mês de julho esta chegando e com ele as “férias escolares”. Esperada por muitos alunos, e temida por muitos pais. Fato é que para quem atua na área de lazer e recreação este é um momento de alta temporada. O termo alta temporada usado pelo turismo para falar do maior fluxo recebido em um destino, utilizo para descrever o crescimento nas oportunidades de atuação.
Os hotéis, acampamentos, parques de diversões, clubes e colônias recebem um grande numero de pessoas para trabalhar durante esse período. Segundo noticia do G1 o setor de lazer é responsável por boa parte dessas contratações no período.
Na semana anterior a revista Veja são Paulo (reportagem de Luiz Fukushiro) publicou opções de acampamentos para as crianças em julho. Tentei entrar em contato com o autor da matéria para entender qual o critério na escolha dos locais, uma vez que a reportagem se parece muito com a do ano anterior. A reportagem vale como exemplos de locais para atuar. Na edição desta semana a mesma revista apresenta na capa o título “Férias de A a Z” (Por Giuliana Bergamo e L. Fukushiro), e traz em seu site um guia de programação.
As férias (julho e janeiro) são épocas de alta contratação como apresentado anteriormente, mas vale ressaltar que atualmente o mês de outubro aparece como um período que se realizam as chamadas “viagens de formatura” de oitavo e nono ano e de terceiro ano do colegial, com empresas de turismo que atuam com este mercado e contratam monitores durante esse período.
Os dados anteriores mostram que a presença do lazer se torna cada vez mais evidente, Luiz Pina e Olívia Ribeiro (2007), já falaram dessa evidencia (no caso do lazer e recreação na hotelaria), e mostram também o crescimento de empregos relacionados.
E cabe a nós informar e zelar para que estes trabalhos se mantenham e até se multipliquem, e sejam preenchidos por profissionais competentes.

PINA L W: RIBEIRO O C (2007) Lazer e recreação na hotelaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário