sexta-feira, 11 de junho de 2010

“Debut” África

Essa é uma copa de um continente, no pós anos 2000 a copa foi realizada em duas sedes; Coréia-Japão em 2002, em um país; Alemanha-2006, mas 2010 a África do Sul traz consigo cores, sons e sentimentos.
A festa esta preparada, as pessoas chegam cada um com seu traje que aos poucos mostra características de cada povo, até a bola em seus trajes demonstra esses significados apresenta 11 cores que representam as 11 línguas oficiais do continente africano.
Gostaria de fazer uma comparação superficial, que me veio à mente. Como em um baile de debutante esse momento pode ser considerado um rito de passagem, no caso do baile normalmente é realizado ao completar quinze anos. “Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.”( http://migre.me/NOcj ). E com um ano de atraso a Africa do Sul pode e deve celebrar essa transição, pois há 16 anos o país teve sua primeira eleições livres, entre outras mudanças que apresentaram a liberdade. Conhecemos as dificuldades de uma vida livre mas não te-la ninguém precisa viver para saber o que foi.
O caminho a percorrer ainda é grande em todo o mundo e que a “Mãe África” (olha a figura da mulher presente) possa iniciar mais uma vez esse novo tempo.
Vamos celebrar todos juntos!
Ke Nako
Baie geluk Madiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário