quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dominó Ratimbum

Seguindo meu dialogo com pais e educadores, outra possibilidades para fazer com os filhos em casa. A intenção é de incentivar que cada um desenvolva sua brincadeira, do “seu jeito” dentro do possível.
O personagem de hoje é o dominó, a principio um jogo conhecido, mas se você não conhece as regras fique tranqüilo, vamos usar as peças para brincar. Imagino que a essa altura alguns de vocês já estão pensando na brincadeira que consiste em derrubar as pecinhas de dominó. Sim é isso! Mas como você vai executar é que torna essa atividade divertida e diferenciada, pois com ela podem aparecer outras atividades. Confuso? Calma! A principio, o jogo consiste em colocar as peças uma ao lado da outra para derrubá-las, mas onde estarão dispostas essas peças em cima da mesa, de um livro (é possível?), usando outros materiais para variar a brincadeira.
Uma imagem que me vem à mente é a abertura do programa Ra-tim-bum, para quem não lembra esta abaixo um "link". É muito bom, mas tendo as reservadas proporções é uma inspiração, não precisa do ratinho só a criatividade.
Abaixo coloco um vídeo dessa atividade no clube*, reparem os materiais usados desde brinquedos, livros, um “espiral de palitos”(parece a imagem da bola de boliche que desce na abertura do Ra-tim-bum), mas são palitos de sorvete colados e decorados, mais uma opção de atividade, que podem ser usados nos desafios com o dominó e que permite a preparação um dia antes. No caso no caminho da “queda”, ele escorrega pela Pipoca (Simone), chega no barco, empurra uma bolinha “o canhão do navio”, cai pelo tubo é direcionado por Amauri (segundo quadrinho de monitor) para concluir a tarefa.
O mesmo percurso pode ter pequenas alterações, este mesmo em uma outra vez foi iniciado por um carrinho de fricção. No segundo exemplo repare na explicação do “dono da idéia” e no terceiro ATENÇÃO ao som no final, emocionou até o câmera (Eu), que perdeu a imagem para poder comemorar o feito!!!.
Agora a criatividade é de cada um... Boa sorte!!

*Recreação do Clube Hípico Santo Amaro
Abertura do Ra-tim-bum http://www.youtube.com/watch?v=Z3hMfPhVKak

Exemplos “diferenciados”
http://www.youtube.com/watch?v=vKeTLRo3b7Y&feature=watch_response http://www.youtube.com/results?search_query=domino+rally&aq=f

4 comentários:

  1. Hehe Muuuito Bom!!!! Pena que o final do vídeo foi comprometido pela empolgação do "câmera", ainda assim parabéns pelo feito!!! certamente um momento de muita alegria ,não só para as crianças como para os adultos.

    ResponderExcluir
  2. Parece com o vídeo do ok go.

    Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=qybUFnY7Y8w

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael,
    muito legal essa brincadeira. Taí, eu brincava muito quando era criança mas fiz pouco isso com as minhas filhas. Legal que você me lembrou dessa brincadeira.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de brincar com dominó.. sempre que posso ..incentivo a mulecada do clube que eu trabalho a brincar e criar..

    ResponderExcluir