segunda-feira, 11 de julho de 2011

Instituto Alana - "Blogagem Coletiva" - CONAR

O Instituto Alana propôs uma blogagem coletiva sobre o parecer escrito pelo Sr. Ênio em nome do CONAR, que causou espanto e indignação aos responsáveis do instituto, que inclusive publicou seu descontentamento sobre o assunto (leia)
Acho que seria interessante que um grupo grande de pessoas pudesse ler este parecer e fazer sua própria analise.
Como a proposta desse blog é sempre apresentar outras possibilidades ou ângulos de visão, segue um pensamento sobre o assunto. Segundo o Wikipédia Parecer é uma opinião, que deve ser acompanhada de um documento assinado com data, nome e registro do profissional, emitido por um especialista (que pode ser por exemplo advogado, médico ou psicólogo) sobre uma determinada situação que exija conhecimentos técnicos.
O parecer deve ser sustentado em bases confiáveis e escrito com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar sobre um determinado tema cujo interlocutor não é tão especializado quanto o receptor da mensagem de preferência usando como referências artigos científicos comprovados ou leis que expliquem essa opinião.
O documento esta no link acima (palavra parecer), com nome data e registro profissional, mas aí surgem pontos para serem vistos e revistos, se o objetivo é esclarecer, interpretar e explicar, não ficou muito claro (pelo menos para mim). Que o interlocutor não é alguém especializado em crianças eu percebi, pois querer utilizar o imaginário (a bruxa) como simbologia do mal para afastar o interesse ou quem sabe assustar alguém não é um processo lá muito pedagógico. Atitude (aparentemente fato isolado - pensamento do Sr Ênio) inesperada para um órgão que tem seu trabalho para a sociedade e pautada nela.

E o dialogo, mesmo quando não se concorda com alguma atitude, é uma forma de educação e um processo para se escutar pontos de vista em prol da educação de uma pessoa ou de uma sociedade.

Discordo em gênero, numero e grau, que criança foi feita para azucrinar, criança é criança! E tem que ser educada! O "não" citado esse sim corretamente está para colocar limites, e isso vai depender do dialogo, não da força imposta. Respeitar a diversidade de opiniões é um caminho para promover mudanças significativas e assim avançarmos como sociedade.

Veja mais no site do Instituto Alana - Projeto Criança e Consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário