terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma Faísca profissional!

Desde a criação deste blog procuro conhecer novos blogs e com eles aprender e divulgar essas possibilidades no mundo virtual. E tem um blog que traz a seguinte apresentação:
“Todos nós temos que defender o que é importante, e às vezes com alguma energia. Esse é um espaço seguro para idéias inflamadas”.
Então quero defender algo que considero muito importante, que é o meu trabalho. Trabalho com lazer, o tempo livre “dos outros”, propondo diversas atividades, com diversos públicos e espaços, com e sem interesses financeiros.
Vamos a faísca!
Quando você vai ao dentista (é apenas um exemplo não fique bravo “tio dentista”, poderia ser um advogado, um vendedor), você tenta explicar o que esta sentindo, mas não diz como ele deve proceder (eu acho?)? Ao conversar com um engenheiro nós falamos qual a nossa idéia, apresentamos um projeto, mas não ensinamos a ele que técnica usar, nós contratamos aquele que trabalha dentro daquilo que temos como expectativa de receber como produto final. E ele como pessoa da área escolhe as ferramentas para desenvolver o trabalho. (será?)
Estou na área há algum tempo, e sei que existem muitos profissionais com mais tempo do que eu, mais ainda por incrível que pareça quando converso com colegas de histórias de entender “a brincadeira como algo que não precisa qualificação” parecem brotar.
Citei algumas profissões que podemos chamar de tradicionais, mas cada vez mais existem pessoas que se especializam nas diversas áreas, não entendo que exista uma hierarquia entre áreas, existe uma questão cultural e sociológica que diferencia o entendimento de algumas pessoas. Quem foi que disse que gostar de criança é suficiente para trabalhar na área? Eu adoro criança, mas isso não me credencia como um profissional. Quem foi que disse que para estar com velhos basta paciência, pois assim pode-se “cuidar” dessas pessoas? (Gerontologia USP e Unicamp)
O trabalho e o estudo sobre o assunto crescem a cada dia, minha especialização foi em lazer e velhice e pude conhecer diversos autores e estudos sobre o assunto. Existem pessoas competentes, mesmo sem a chamada formação acadêmica, pois esta também não garante uma boa execução a 100% dos “futuros profissionais”, mas possibilidades de uma boa atuação por parte das pessoas que buscam conhecimento aumentam, assim como diminuem os riscos de acidentes, independente dos meios para que esta pessoa adquira este conhecimento. Mas nada! Nenhuma graduação, posição social e profissional ou supera o respeito pelo indivíduo. Evitar o julgamento, por mais simples que possa parecer o trabalho é uma condição. Não escrevo isso apenas pelo lazer e a recreação, mas por diversas áreas que ainda tem que suportar análises superficiais que confesso ainda me deixam com idéias em ponto de combustão!Existe uma frase que é atribuída a Nelson Rodrigues que diz: Toda unanimidade é burra! Entenda unanimidade como pré-conceito ou generalizações sobre qualquer assunto. Esta frase de efeito, assim como outras de Nelson, buscava nos fazer refletir, provocar polemica e não encerrar discussões ou aumentar o numero de lugares-comuns.

Deixe sua opinião...

4 comentários:

  1. As vezes chego a pensar que isso acontece por certas profissões não possuírem um órgão regulamentador... tipo CREA, OAB, CRM entre outros...(o que é o caso da minha profissão, publicidade e propaganda)
    A ausência destes órgãos acabam dando margem das pessoas acharem que podem menosprezar o talento dos bons profissionais e generalizar os "maus profissionais"!!Por fim, tudo se transforma em uma fila de zumbis que nada faz mudar! O que importa é fazermos nossa parte e defender com unhas e dentes nossa profissão e aquilo que amamos fazer... independente de formação ou reconhecimento de algum órgão!!!
    Simplesmente... parabéns pelo posting, Rafinha!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Faremos a nossa parte ... como diria um post antigo "só de sacanagem" mais honesto eu vou ficar

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, dei uma olhada e é bem legal, e também pelo seu trabalho em lazer, conheço algumas pessoas que também são da área.
    Concordo que todos devemos lutar pelas nossas profissões, mesmo como uma forma de lutar por si mesmo, e a melhor forma é trabalhando bem e com paixão, além de não nos deixar levar por críticas e desconhecimento alheios.
    Espero que tenha entendido que não havia nenhuma crítica à você ou à @vangraziato em meus comentários no Twitter.
    Parabéns mais uma vez pelo blog

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado .. eu adooooro o fato de ter essa interatividade através das "redes sociais" como diz um amigo meu isso é um blog não um livro.. e isso é fantástico, pois abre a oporttunidade de dialogo com as pessoas. Aqui ou no twitter quero meis é poder argumentar e dialogar com o maior numero de pessoas interessadas em fazer da rede um espaço de educação.
    Obrigado

    ResponderExcluir