quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lazer, Esporte e Saúde


Aos que não sabem faço parte de um grupo chamado Planeta Saúde Brasil que reúne diversos profissionais da saúde, algumas pessoas que ja conhecem (se não conhece depois de ler este post entre no link)comentaram comigo sobre a importância dessa relação entre o lazer (educação e a atividade física) e a saúde.
Sendo assim a noticia abaixo retirada da agência USP de noticias, retrata um estudo que se realizará em Ribeirão Preto, mas serve para todos nós pensarmos como estão as nossas praticas de esporte e lazer? E da nossa Saúde?

Da Redação - agenusp@usp.br Publicado em 7/junho/2010 Editoria : Esporte e Lazer

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP vai mapear as práticas de exercício físico na população da cidade. A iniciativa será realizada por meio do curso de Fisioterapia, em parceria com a Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso (AREPAH). Também será traçado um perfil do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas nas famílias dos entrevistados. O projeto é de extensão e está inserido num Programa do Ministério do Esporte do Governo Federal que pretende identificar e quantificar em todo o Brasil as práticas de esporte e lazer da população.A coleta de dados terá neste mês de junho. O projeto conta com doze bolsistas e deve durar cerca de um ano. Serão entrevistadas cerca de 4 mil pessoas, de todos os bairros da cidade, que responderão sobre a prática de esporte, de atividades de lazer, de exercícios físicos. Os coordenadores são os professores Hugo Celso Dutra de Souza, da FMRP, e Evandro José Cesarino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP e a AREPAH. Eles também querem saber porque as pessoas deixam de fazer exercícios físicos. “Na infância e adolescência é comum todos se exercitarem e isso deixa de acontecer no início da idade adulta, muitos voltam no início da velhice somente por questões de saúde. Queremos investigar a causa desse intervalo”, diz o professor Souza.

Veja a noticia completa no http://www.usp.br/agen/?p=24863

2 comentários:

  1. Espero que essa pesquisa nos dê informações que nos ajudem a efetivamente conseguir que a população pratique mais atividade física.

    ResponderExcluir