sábado, 2 de outubro de 2010

Porto Seguro

O texto em preto é do site http://turismo.portoseguro.ba.gov.br/turismo/porto.aspx dentro dos parênteses meus comentários.


Em 22 de abril de 1500, depois de 42 dias de viagens, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra (ainda bem que hoje, 3 de outubro de 2010, um pouco mais de uma hora.. chegamos) mais com alívio e prazer do que com surpresa ou espanto. (Eu, me preparando para uma nova temporada em PS) Segundo o testemunho do escrivão Pero Vaz de Caminha, naquela tarde de 22 de Abril “os nossos toparam um grande monte, muito alto e redondo ao qual monte alto o capitão pôs o nome Monte Pascoal (hoje para alguns, apenas nome de um hotel onde muitos de nossa turma se hospedarão, eu estarei no hotel Náutico) e à terra a Terra de Vera Cruz.”...

No dia seguinte, 23 de abril, iniciaram-se as sondagens (as sondagens da nossa turma começaram ao sair do avião em busca de novidades) do leito marinho e alguns navios ancoraram em frente à grandiosa Mata Atlântica. Muito provavelmente o capitão Nicolau Coelho terá sido o primeiro português a pôr pé no novo continente e a se comunicar com um pequeno grupo de índios tupiniquins que apareceu na praia. (nossa equipe já nos aguardava, mas o que interessava ao grupo era conhecer muito mais que índias e “nativos”)... texto continua (veja site)
Nos nove dias que se seguiram, (para nós sete) nas enseadas generosas da Bahia, os 12 navios da maior armada já enviada às Índias pela rota descoberta por Vasco da Gama permaneceriam reconhecendo a nova terra (Hoje o numero é maior que 12 aviões) e seus habitantes.(Para muitos que estarão conosco este é um momento de celebrar o fim de um ciclo escolar, o colegial fica, a vida muda, e estar com este grupo de novo é uma probabilidade para matemáticos.Viajar e viver um momento diferenciado é uma chance de estar na memória, assim como já pude verificar em outras viagens que participei nas pessoas que conheci. Falei de busca por novidades e de estar na memória, tem uma frase de “Schopenhauer” que nos fala disso“A novidade das coisas e dos acontecimentos faz com que tudo se grave em nossas consciência”.)... texto continua (veja site)

Foi justamente no município de Cabrália, na Coroa Vermelha, que Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa, que continua a ser orgulhosamente relembrada por brancos e índios em cada ano que passa (visitaremos alguns desses pontos, porém celebração entre os “jovens” é ir para “balada” ou “nigth” – também conhecidas como boates e danceterias heheh – O passeio histórico faz parte da programação, mas imagino que o que vai ser orgulhosamente lembrado serão os momentos, os contatos, mais uma vez PS fará parte da história)... texto continua (veja site).

Para não esquecer a história de PS, escrevi esse texto (“brincando”) com muitas passagens da história (com base no site do gov.), lembrar é sempre bom.. por isso deixo uma abraço e um muito obrigado para todos aqueles que eu conheci.

Um comentário: