sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Artigas, um estádio e uma proposta para educação

Desenho: Paulo Caruso - Revista Época (2010) Julho edição 27

Amanhã o Morumbi (Cícero Pompeu de Toledo) completa 50 anos, já comentei do estádio antes da copa do mundo desse ano pois ele foi assunto dos jornais, resolvi trazê-lo de volta como tema, mas dessa vez para falar de educação.
Algumas pessoas, torcedores ou não, que entraram no estádio, ou por alguma razão só passaram pela região e viram esta obra arquitetônica em São Paulo, e agora estão lendo, podem pensar: Qual a relação que ele pode fazer com a educação?
Este espaço de foi desenhado por João Batista Vilanova Artigas, nascido em Curitiba veio para São Paulo onde se graduou engenheiro-arquiteto na USP, tornou-se professor e fez parte do grupo responsável pela concepção do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e outras escolas. Suas obras são associadas a um movimento arquitetônico denominado “Escola Paulista”.
Essa relação pode começar a elucidar a relação com Artigas, ou sobre sua educação e a vergonha que ele tinha de contar para seu avô que desenhava (Paulo Caruso), descrever a construção da FAU. As possibilidades se multiplicam, mais encontrei uma explicação, quase um conceito da concepção que reescrevo abaixo e servem para pensar sobre a educação.
“Os amplos espaços abertos e a comunicação entre os diferentes setores sublinham a necessidade de convivência e o ideal de um modo de vida comunitário que a arquitetura de Artigas defende. É pela relação estreita entre as pessoas e pelo aprendizado da vida em grupo, diz o arquiteto, que se torna possível combater o individualismo. "Pensei-o [o prédio da FAU] como a espacialização de democracia, em espaços dignos, sem portas de entrada, porque o queria como um templo, onde todas as atividades são lícitas".
Os caminhos a partir daqui são diversos, quais são os espaços abertos que podemos desfrutar nos dias de hoje? Nossos olhos podem estar condicionados pelas rotinas do cotidiano e deixarmos passar algumas informações, sendo assim quero ressaltar o ideal defendido por sua arquitetura poderia ser visto em diversas áreas. Para quem sabe ajudar a redescobrir a própria cidade, disponibilizando através da rede, que faz parte dessa “nova relação” entre pessoas em prol de uma democratização do aprendizagem e da vida em grupo.
A educação recebendo influências da arquitetura para se tornar um espaço “sem portas de entradas ...como um templo, onde todas as atividades são lícitas” .

Paulo Caruso - Revista Época (2010) Julho edição 27

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=4094http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista_Vilanova_Artigas

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