segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aproximando

A Bienal Internacional de Livros em São Paulo chegou ao fim, mas notícias ainda reverberam em bate-papos pela rua (no clube em que trabalho também) e noticias na imprensa.
Há alguns instantes estava lendo uma reportagem do site “oglobo.globo.com” intitulada “Especialistas defendem que pais leiam para filhos a partir dos 6 meses, porque melhora a cognição e o desempenho escolar”.
Coloco abaixo a reportagem e a palestra feita por Perri Klass.
Gostaria de destacar alguns pontos da reportagem:
Os “super especialistas” recomendam estimular as crianças durante situações diárias (troca de fralda, passeios...), Zilda Arns, médica pediatra, sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança já falava da importância da mãe conversar enquanto amamenta seu filho. O dialogo entre pais e filhos parece ser uma chave para um bom desenvolvimento.
O livro pode e deve ser mais uma ferramenta para desenvolver ações complementares estimulando a alfabetização, no sentido de melhorar as condições das famílias, como diria Zilda Arns: “se as famílias vão bem, a criança vai bem”.
Uma biblioteca, independente da fase da vida, tem que ser vista e reconhecida cada vez mais como um espaço de lazer, não só de estudo.
O fundador da ONG Instituto Alfa e Beto (SP) João Batista Oliveira(também na reportagem do oglobo), ressalta a importância do habito da leitura e da participação dos filhos na escolha dos livros. Sou um exemplo para isso, a maioria dos livros que fui obrigado a ler na escola não me agradavam, a partir do momento que pude escolher meus livros me tornei um leitor mais feliz e apaixonado por ler tudo (até o dicionário). Oliveira diz ainda que “nunca é tarde para começar”. Com o passar do tempo, podemos perguntar qual foi o livro de que a criança mais gostou, o que gostou ou não, estimulando o lado critico, e porque não o criativo perguntando o que ele mudaria para a história ficar mais interessante.
Para quem assistiu o filme “Onde vivem os monstros”, o personagem principal Max pode exemplificar essa criatividade (vídeo ao final do texto). O filme é para adultos, é um pouco confuso em alguns momentos, mas acredito que ele tinha a idéia de trazer uma metáfora sobre a infância, assim como no livro.
Como alguém que atua no lazer das pessoas tento das diversas formas me aproximar das pessoas, se os livros e as conversas do dia-a-dia podem fazer parte desse nosso desenvolvimento, farei o possível para manter essas atitudes e divulgá-las.

Reportagem no Oglobo
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/08/20/especialistas-defendem-que-pais-leiam-para-filhos-partir-dos-6-meses-porque-melhora-cognicao-o-desempenho-escolar-917443625.asp

Perri Klass - Pediatra
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/arquivos/Perri.pdf
Zilda Arns
http://www.pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=364:biografia-da-dra-zilda-arns-neumann&catid=58:falecimento-dra-zilda-

Onde vivem os monstros
http://wwws.br.warnerbros.com/wherethewildthingsare/#/Splash
Dados do Livro
Autor: Maurice Sendak
Editora: COSAC & NAIFY
Edição: 1ª EDIÇÃO - 2009


O Blog aprendendo a vida também traz um texto sobre o estimulo de bebês (Os blogs não definem temas mas aprecem estar em consonância)http://montardo-ap.blogspot.com/2010/08/estimulando-o-desenvolvimento-do.html

2 comentários:

  1. Sem dúvida, a importância da leitura tem sido cada vez mais comprovada desde os primeiros meses de vida, pois além das histórias, a leitura leva à criança a linguagem, estimulando também a cognição e pensamento.
    Além disso, tem o poder mágico de fazer os pequenos se aproximarem de personagens e sentimentos compartilhados por todos os seres humanos, mas ainda desconhecidos por ele, ajudando-o a lidar melhor com a sua realidade: externa e interna.
    O que você disse de estimular o poder crítico também é super eficiente. Todos que trabalham e estão rodeados de crianças deveriam utilizar a leitura de formas varidas. Recontar a história de formas diferentes é uma delas, pedir para as crianças "interagirem" com a história, se apropriando dela, transformando-a, é outra.
    Na escola em que trabalho, todos os conteúdos são passados através de uma história "emblemática" daquele bimestre, dessa forma, a criança também aprende conteúdos "chatos" de forma mais lúdica e que fazem sentido para ela. Quando existe sentido e prazer no que se faz, o cérebro também não apenas "executa" a tarefa, mas também estimula outras áreas, como a memória. Vamos à leitura!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dea.. dava para fazer um post com seu comentario.. mas quem ler o texto pode aproveitar (dois em um) heheheh

    ResponderExcluir