sábado, 28 de agosto de 2010

Ler: Uma brincadeira


No texto aproximando escrevi um pouco sobre como o relacionamento entre as pessoas pode influenciar o desenvolvimento do ser humano, utilizando ou não outras ferramentas.

Os livros aoarecem como uma opção para essa aproximação, acredito que vale o comentário: no clube onde trabalho tenho uma sala com brinquedos, jogos, livros e gibis e sempre que possível tentamos trabalhar essa opção. Digo sempre que possível porque o espaço está lá, mas como já comentei em outro texto, eles tem que querer participar da atividade, ler ou mesmo brincar tem que ser um ato de livre escolha.

O recreador (pai, mãe...) pode tornar aquele livro diferente trazendo novos sons para história, usando objetos da “brinquedoteca” (quarto, sala) no meio da história, cada um tem que buscar outras possibilidades.

Final de semana passado, conversando sobre a Bienal de livros, um dos meninos voltou em casa para buscar um livro para me mostrar, era o “Ladrão de raios” (Percy Jackson), que ele pegou na biblioteca da escola. Independente do livro, volto a dizer, ele escolheu ler e o melhor ainda levou para o espaço da recreação para ler. Conseguiu ler por 30 minutos, a turma do futebol chegou, mas valeu!

Na foto está a Andréa (Tia Dea) brincando com o livro, meninos escutando sua história (repare que a volta existem outros brinquedos). Já escrevi sobre Carlos Roberto Ramos um fantástico contador de história, pois como diria Thalita Rebouças (jornalista e escritora) “Ler é bacana” e nos educadores temos que adaptar as situações para que esse prazer seja realidade.


3 comentários:

  1. Rafa, eu mais do que ninguém acredita no relacionamento entre as pessoas, e em como ele pode ser transformador.
    A leitura se torna ferramento essencial, tanto pela sua forma, estimulando a criatividade, o pensamento abstrato, a escuta; bem como por seu conteúdo, trazendo informações e sentimentos desconhecidos pelas crianças.
    Vamos em frente, sempre torcendo para que as crianças nunca deixem seus livros de lado!

    ResponderExcluir
  2. #aos10 quer ler O Ladrão de Raios, o que me diz? Autorizo?
    P.S. Visite o http://nossospequenosleitores.blogspot.com/ um espaço no qual falamos deste tema sempre. :)

    ResponderExcluir
  3. já fui ate lá .. muito legal.. virou texto no blog heheh
    http://rafavac.blogspot.com/2011/02/leitura-desde-de-pequeno.html

    ResponderExcluir