segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A aula e o BI

Ao escrever o texto anterior, falando dos “Bancos Imobiliários” com seus diversos temas, não me saia da cabeça uma aula que assisti em BH, fui buscar em meu caderno (sim! aqueles cadernos da escola devem ser consultados).
O jogo lida com dinheiro, com compra e venda de ruas, lojas, locais de preservação, dependendo do tema do seu “Banco”. E ontem, domingo de dia dos Pais (Parabéns aos Pais), voltou a mente, pois escutei um pai falar em mesada (e outro dia acho que li em elgum blog também). A “mesada” é um dinheiro entregue por alguns pais ou mães para que seu filho aprenda (será?) como gastar ou poupar o seu dinheiro.
E o que tem a aula com isso? Além dessa lembrança, alguns pontos citados em aula pareciam estar em algum lugar das entrelinhas do texto, por exemplo:
O bombardeio da mídia com idéias, que para muitos podem influenciar na escolha. A diferença na hora do consumo entre meninos e meninas. (já teve até um post com o nome de tweens e consumo). As mudanças que acontecem em nossa sociedade (com crianças e adultos).
David Riesman (citado na aula) retratou a classe média americana da década de 50 e, respeitando as particularidades entre local, tempo e situação, me parece que alguns pontos se convergem com nossa realidade atual.
Deve ser por isso que ele me vinha a cabeça.
Ou será a preocupação de que apesar de termos muitas informações, ainda somos passivos a elas?
Continuarei pensando...

David Riesman (nascido na Filadélfia, Pensilvânia, 22 de setembro 1909, morreu em Binghamton, Nova York, 10 de maio de 2002) foi um sociólogo, advogado e educador.

RIESMAN D. (1995) A Multidão Solitária 2 edição Editora Perspectiva

RIESMAN D. (1950) The Lonely Crowd: A Study of the Changing American Character
__________(1952) Faces in the Crowd


Um comentário:

  1. Como li depois que o meu texto ja estava no ar...
    vale a pena ler http://tinyurl.com/23rsj56

    ResponderExcluir