terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Gostaria de desejar um Feliz Natal a todos que por algum momento conversei esse ano.. Por internet, telefone... pessoalmente.
Neste momento em que nós reunimos com aqueles que gostamos, família de sangue ou de convivência, busque o seu ser Feliz, curtir o Natal e os momentos que virão... 
Agradeço a oportunidade de ter diversas famílias de sangue, de amigos, do samba, de trabalho, do futebol...
Um ótimo Natal a todos!!!

Se quiser saber onde o Papai Noel está... clique aqui

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Natal nas nuvens

Ótimo vídeo que obviamente vai se espalhar pelas redes sociais, como gosto muito do Natal...
vou postar também... vejam




west jet

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Brincando no avião... "Senha"

Em outro texto aqui no blog já comentei sobre levar brinquedos para algumas viagens com crianças para passar o tempo... Volto ao tema pois hoje voando de Natal para Rio de Janeiro uma família se divertiu bastante com um jogo chamado senha.
O jogo consiste em tentar descobrir uma "senha" no caso a ordem de quatro bolinhas coloridas. Uma pessoa cria a senha (veja as bolinhas coloridas ao final) esta senha fica protegida, o desafio esta em solucionar. Repare que encima existem bolinhas pretas e brancas, pretas informam que existe uma posição correta, brancas que existem bolinhas certas porém em ordem errada.
(Se ficou na dúvida me escreva que explico melhor)
Aos amigos pais e recreadores apesar de existir esse jogo industrializado, é possível fazer em casa com uma caixa de ovo e bolinhas de papel colorido, achou muito grande, é possível usar uma caixa de bombom (de avelãs que tem formato de bolinha). Essa para recreadores uma ótima atividade no meio de um jogo de acampamento você pode utilizar as bolas de "uma piscina de bolinhas" apoiada em copos descartáveis ou outro objeto.

Sempre vale a pena brincar, em família a diversão é garantida.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Carta ao Papai Noel

Sim!! É uma de minhas datas favoritas no ano, mais até que aniversário...

Por diversas razões algumas delas já contei por aqui, mas hoje dia 5 de novembro começou campanha

"Papai Noel dos Correios"

Você conhece? já participou? ... que tal??

Existem milhares de pedidos, eles podem ser simples (pra você), mas podem fazer uma diferença muito grande pra eles... meu ultimo post falei de sonhos.. quem sabe você não participa de um sonho...

Não estou esquecendo que para muitos existe uma questão comercial envolvida, mas a questão que prefiro focar é em fazer o bem estar com pessoas que gostamos por perto. Escolha um amigo e vá com ele até uma agencia...

COMO SER UM "PADRINHO" (adotar uma carta)
Cada Estado segue uma diretriz de acordo com o Correio veja o seu (link)

Curiosidades
O Papai Noel dos Correios nasceu de forma espontânea, entre os empregados que começaram a adotar voluntariamente as cartas  (alguns pedidos)

Nos últimos 5 anos os padrinhos adotaram 2.382.546 cartinhas


Se gostou da idéia compartilhe, se não gostou compartilha também alguém pode curtir...

abraços a todos


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

BOLHAS GIGANTES de...

BOLHAS GIGANTES DE...

Sabão?
Sonhos?
Brincadeiras?

Vamos do principio, vocês devem ter percebido que tenho postado menos, porém na ultima semana falei que iria postar o mais breve possível.
Estava chegando o "dia das crianças" (ultimo final de semana) e como poderia um blog que fala de educação, brincadeiras, não postar nada...

Eis que enquanto eu pensava, vi uma propaganda com bolhas de sabão...
EUREKA!
Simples! Uma brincadeira que sempre funcionou (sempre tomando cuidado com as crianças)... cores, imagens... sonhos..
Mas espera.... isso qualquer um faz em casa, compra por aí, ganha na festa junina do colégio...
Neste momento é que vamos buscar fazer algo de diferente, por exemplo, aumentar o tamanho das bolhas já pode ser um primeiro passo...
E foi o que aconteceu vejam as fotos que o "Tio Jhony e a Tia Li" enviaram.
Eles foram os responsáveis (lembra dos cuidados, pois utilizamos sabão) por supervisionar e executar a atividade (Agradecimentos especiais a Vanessa e o Rodrigo "Pelé")

 
E aos amigos professores pode ser uma ótima oportunidade de ensinar algo diferente aos seus alunos...

Para fazer bolhas de sabão grandes ou gigantes você vai precisar de aros maiores do que aqueles que citei acima. E como fazer? Arame, cano de chuveirinho ou cano de plastico e fita adesiva (ou corda e madeiras hehehe)


Coloco um video do "Manual do Mundo" (vale uma visita) e irá ajudar










quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Exemplo de Pai...

Poderia ser exemplo de Mãe, para quem pensou em um texto de dia dos pais... Ainda não...
Esse é um texto veículado no Agencia USP (Valéria Dias) que acredito vale a pena ser lido...
Fala sobre a elação entre nossas atitude e suas consequencias, vale para diversas coisas, mas essa é uma pesquisa sobre nutrição infantil.
Nas palavras da Nutricionista Luciana (autora do trabalho)"o melhor meio para que os filhos tenham uma alimentação correta e saudável é exatamente por meio do exemplo dos pais: as crianças irão se espelhar naquilo que presenciam os pais fazerem."

"O comportamento dos pais influencia diretamente o modo como as crianças lidam com a própria alimentação. Por isso, a melhor forma de educá-las é tomando atitudes que sirvam de exemplo, como escolher alimentos saudáveis; realizar as refeições na mesa; evitar fast-food e pratos e comidas prontas; oferecer alimentos saudáveis sem, com isso, forçar o consumo; e nunca usar alimentos não saudáveis, como doces, para “presentear” os filhos pelo bom comportamento.


Esses são alguns dos apontamentos da nutricionista Luciana Lorenzato, autora da dissertação de mestrado Avaliação de atitudes, crenças e práticas de mães em relação à alimentação e obesidade de seus filhos através do uso do Questionário de Alimentação da Criança (QAC). A pesquisa foi apresentada em 2012 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, sob a orientação do professor Sebastião de Sousa Almeida.
O estudo consistiu na aplicação do Questionário de Alimentação da Criança (QAC) em 150 mães que aguardavam para serem atendidas em consultas médicas em Postos de Saúde da cidade de Ribeirão Preto. O objetivo foi averiguar de que forma o comportamento dos pais influencia a obesidade dos 
A pesquisadora pode avaliar o IMC dos filhos, que é a proporção entre o peso e a altura ao quadrado. Luciana constatou que 80% das crianças estava com o peso adequado; e 17,3% acima do peso, sendo 11,3% com sobrepeso e 6% com obesidade. Já o IMC das mães indicou que 69,9% delas estava com peso adequado; e 23,3% acima do peso, sendo 17.9% com sobrepeso e 8% com obesidade. “Houve uma correlação positiva entre o IMC das mães e de seus filhos. Conforme o peso da mãe aumenta, aumenta também o peso dos filhos”, aponta Luciana.
Ao analisar as respostas das mães ao questionário, a nutricionista constatou que a maioria relatou ter peso normal desde a infância até a adolescência e o mesmo relataram em relação aos filhos. As mães se consideraram responsáveis pela alimentação deles; e preocupadas com aquilo que eles comem; concordaram com o ato de restringir o oferecimento de alimentos não saudáveis (como os ricos em gordura, açúcar e sal); concordaram com o uso de pressão para que a criança coma alimentos que consideram saudáveis; e acreditam que devem monitorar aquilo que os filhos comem.
Foi observada uma correlação positiva entre os fatores percepção de responsabilidade dos pais, peso da criança, restrição de alimentos e monitoramento, com o IMC dos filhos. Foi constatado ainda que, quanto menor o IMC das crianças, maior é a utilização de pressão para comer por parte dos pais.
Obesidade e infância
Luciana explica que a obesidade ocorre devido a interação de fatores genéticos, ambientais (dieta, influência familiar, da mídia e de amigos) e dietéticos (o que come e o quanto come). “O comportamento dos pais durante a alimentação dos filhos está associado à obesidade na infância. Isso é bastante relevante pois o comportamento alimentar de uma pessoa é formado exatamente durante esta fase”, destaca.
De acordo com a pesquisadora, muitas vezes o comportamento dos pais tem uma influência muito negativa nos filhos. Por exemplo, quando oferecem um alimento saudável em um contexto negativo, como uma forma de punir a criança: “se não comer a salada, não pode assistir televisão”. Ou o contrário, quando alimentos não saudáveis são oferecidos como uma espécie de “presente” pelo bom comportamento: “você fez o dever de casa, então vai ganhar um doce”.
Luciana explica que toda criança apresenta uma autorregulação interna de ingestão de alimentos que controla a fome e a saciedade. “Muitos pais interferem neste processo ao pressionarem os filhos a comerem quando já estão saciados. Isso impede as crianças de exercerem o próprio autocontrole”, alerta a 

sábado, 20 de julho de 2013

Dia do Amigo

Pensando no que eu postaria para o dia do amigo voltando da Praia (sim agora estou morando no RJ) e de repente o post aparece ou melhor uma imagem
AMIGOS...
Na hora de brincar, na hora de trabalhar, a qualquer hora estão sempre a disposição. Perto ou longe nossos super heróis prontos para combater a tristeza, a insegurança e o que mais precisar... 
Seu amigo não precisa ser o Batman, Flash, Wolverine ou o Superman. Ele ou ela são aquilo que você escolheu e isso basta...
Aos meus amigos... Perto, longe, super heróis do dia a dia 
FELIZ DIA DO AMIGO 

sábado, 1 de junho de 2013

Fazendo musica com o Copo

Existem algumas formas de brincar com música, não sou um especialista em música mas acredito que possa comentar sobre algumas delas. Nos acampamentos fazíamos algumas delas como punhos na mesa onde existe uma sequencia para bater na mesa e quanto mais pessoas brincando mais divertido fica, qualquer dia eu posto um vídeo eu e minha afilhada brincando no shopping. Essa brincadeira teve uma versão mais avançada onde se utilizavam copos (de plastico e resistentes). E que me vieram a mente ao ver esse video



Confesso que não gosto muito da letra, mas a melodia é muito boa...
FICA um desafio aos meus amigos, conhecidos, desconhecidos, monitores de recreação, músicos, pais... Aproveitar a melodia e fazer algo mais divertido com cara de criança quem sabe...

Como outras brincadeiras existem diversos modos para se brincar. O palavra cantada tem uma brincadeiras com copo também



Boa Brincadeira!

sábado, 18 de maio de 2013

Jeitinho BRASI... só que não!!


Primeiro me perdoem usar a expressão "só que não", não sei vocês mas não sou fã desta moda, porém dessa vez achei que ela caberia bem no título. 
O fato é:
"Famílias com alto poder aquisitivo contratando guias com deficiência em parques para evitar filas..."
Noticia veiculada no jornal "Publico" de Portugal, que resolvi colocar no blog por duas razões: a primeira é dizer que dentre essas pessoas devem existir GUIAS bons e sérios, não estou defendendo essas pessoas, quero apenas lembrar que pessoas com alguma limitação (cada um de nós tem a nossa... uns mais outros menos) podem muito bem trabalhar.
Depois esse é um blog que fala de lazer, e do trabalho com lazer, assim me sinto na obrigação de dizer que esta é uma área que vem se desenvolvendo cada vez mais nos chamados grandes parques, e também em outros espaços de lazer ou eventos.
Agora explico o porque usar a expressão "só que não" mesmo não gostando dela. Apesar de muita gente usar a expressão "jeitinho brasileiro" quando alguém resolve usar de alguma artimanha para seu benefício, eu discordo, até porque generalizar é caminhar ao encontro do erro. (mas ao corrigir esse texto lembrei de empresas que fazem acordos com pessoas mais velhas para não pegar fila em banco)
O que parece, pois é uma noticia e eu não tenho como comprovar sua veracidade, mas acredito que uma situação dessa é possível, mesmo que muitos de nós discordem dessa situação. Devemos estar atentos, como profissionais da área, pai, mãe, todos nós que nos preocupamos com a educação e as questões éticas.

Para concluir (quase um extra) preciso dizer que um assunto como esse me faz lembrar de Clóvis de Barros Filho falando de Kant, filosofia moral, onde fica a boa intenção? A particularidade tentando triunfar sobre o principio! O que não seria aceito pela moral Kantiana (e por muitos de nós... imagino eu... aos interessados pelo tema vejam o próprio Clovis no sitehttp://www.espacoetica.com.br/).
Uma noticia e diversos pontos a serem comentados... deixe sua opinião..


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Violência não tem ponto de vista, tem que DENUNCIAR!!

Encontrei esse video na rede social e achei muito bom, fiquei mais contente quando vi o numero de visualizações no youtube e agora compartilho com vocês...



Ja falei aqui no blog mesmo sobre denuncias na rede para algumas coisas que considero exageradas...
se não lembra clique aqui

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Gabriele Galimberti - “Toy Stories”


Retirei esse ensaio do Publistorm que considera esse um dos ensaios fotográficos mais bonitos que já passou por lá. De autoria do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, “Toy Stories” ou “Histórias de Brinquedos” é um projeto realizado durante 18 meses com inúmeras crianças ao redor do mundo. O objetivo de Gabriele foi mostrar os brinquedos que cada criança possui de acordo com as diferenças culturais, geográficas, sociais e financeiras. 
copiei o texto abaixo não só para reproduzir fielmente mas pelo fato que considero plenamente relevante e vale pensar sobre cada ponto
Independentemente de onde vivem, as crianças num geral adoram brinquedos e esses são ótimos para seu desenvolvimento pessoal, cognitivo, coordenação motora, entre outros. No entanto, a maneira de se lidar com eles é algo bastante divergente. Como parte do ensaio e também para se identificar melhor com as crianças, Gabriele sempre brincou com elas e seus brinquedos antes de qualquer foto. No entanto, segundo o fotógrafo, as crianças com melhores condições financeiras são bastante pocessivas com seus brinquedos, inclusive não deixando o próprio fotógrafo a tocá-los inicialmente. Já as crianças pobres, que muitas vezes só tinham 1 ou 2 brinquedos, não se importavam nenhum pouco em partilhá-los com Gabriele.
Outro aspecto interessante no ensaio do fotógrafo foram os pais das crianças. Gabriele conta que aprendeu mais sobre os pais do que sobre as próprias crianças. Muitos dos brinquedos adquiridos para os filhos são frutos ou oriundo de temáticas que envolvem seus pais. Por exemplo, Gabriele conta que uma garota de uma família bastante influente em Mumbai adora o jogo Banco Imobiliário pois ela gosta da ideia de construir casas e hotéis, enquanto um garoto da zona rural do México ama seus caminhões de brinquedo, uma vez que convive diariamente com caminhões verdadeiros nas plantações.

Tangawizi - Keekorok, Kenya
Tangawizi – Keekorok, Kenya

Virginia – American Fork, UtahVirginia – American Fork, Utah

Arafa & Aisha – Bububu, Zanzibar
Arafa & Aisha – Bububu, Zanzibar

Botlhe – Maun, Botswana
Botlhe – Maun, Botswana

Cun Zi Yi – Chongqing, China
Cun Zi Yi – Chongqing, China

Enea – Boulder, Colorado
Enea – Boulder, Colorado

Kalesi – Viseisei, Fiji Islands
Kalesi – Viseisei, Fiji Islands

Naya – Managua, Nicaragua
Naya – Managua, Nicaragua

Orly – Brownsville, Texas
Orly – Brownsville, Texas

Puput – Bali, Indonesia
Puput – Bali, Indonesia

Shaira – Mumbai, India
Shaira – Mumbai, India

Taha – Beirut, Lebanon
Taha – Beirut, Lebanon

Alessia – Castiglion Fiorentino, Italy
Alessia – Castiglion Fiorentino, Italy

Stella – Montecchio, Italy
Stella – Montecchio, Italy

Norden – Massa, Marocco
Norden – Massa, Marocco

Maudy – Kalulushi, Zambia
Maudy – Kalulushi, Zambia

Bethsaida – Port au Prince, Haiti
Bethsaida – Port au Prince, Haiti

Chiwa – Mchinji, Malawi
Chiwa – Mchinji, Malawi

Davide – La Valletta, Malta
Davide – La Valletta, Malta

Julia – Tirana, Albania
Julia – Tirana, Albania

Pavel – Kiev, Ucraina
Pavel – Kiev, Ucraina

Ryan – Johannesburg, South Africa
Ryan – Johannesburg, South Africa

Tyra – Stockholm, Sweden
Tyra – Stockholm, Sweden

via Publistorm - gabrielegalimberti.com

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vamos de... Samba, Xirê, semba?


Primeiro queria pedir desculpas pois estou demorando para publicar...
Comecei um novo trabalho e ainda não me organizei para escrever mais (a demanda é muito grande), mas vamos lá... sei que o Blog não é um diário, mas gostaria de compartilhar um momento do meu final de semana e colocar obviamente algo que alguém possa não saber.
Primeiro algo que tem uma relação muito estreita com o brincar (o lazer), a livre escolha, nesse momento (foto) eu não propus nada para a criança, fui sambar com um amigo da velha guarda (o grande "Kellão") e a criança veio sambar (ou seria brincar?). Repare que existe mais um pequeno (loiro de costas) que não perdeu tempo e entrou na brincadeira também! Ficamos ali por algum tempo sem que ninguém precisasse explicar nenhuma regra o importante era se divertir.
Quem já leu outros textos por aqui pode pensar... você é passista, as crianças sabem, e foram brincar e aprender... Pode ser, mas o fato é que eles escolheram essa "brincadeira" e por isso deve (imagino eu) ter sido divertido, baseando nas risadas do momento e na foto.
O que eu pretendia com esse texto primeiro no titulo do texto, no momento da foto estávamos sambando em um dia de feijoada no Águia de Ouro, o Xirê a palavra significa brincar, dançar (faz referencias a orixás mas "brinquei" com o significado) e o Semba uma dança de divertimento (Angolana) onde cavalheiros improvisam durante a dança e há quem diga que tenha relação com o Sampa (pai do samba), mas isso fica para um outro texto... 



sábado, 6 de abril de 2013

O nome dele é Silvio Predis

Professor que virou hit na internet que se multiplica na rede, tomara que ajude mesmo a galera do cursinho nessa missão que sabemos que não é facil!!
Não é novidade os videos desse professor, mas acredito que toda forma de variar e complementar (COMPLEMENTAR) vale a pena.
E mostra que um professor ainda pode fazer muito por seus alunos, tenho que dizer nunca mais esqueci
frases como:
Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé Francês.
H / Li / 
 Na /  K / Rb /  Cs /Fr
OS SeTe Porquinhos 
O / S / Se / Te / 
Po

Cabe a cada um avaliar se gosta ou não dessa postura, mas particularmente gosto muito..
deixo alguns videos para vocês..





Isometria Sertaneja

Pagode


Funk

rumo aos 500 MIL ACESSOS




noticia no oglobo 

sábado, 23 de março de 2013

Back to the Future - Hoverboard

Pode parecer saudosismo, mas o curta (abaixo) não só tem muito a ver com o gosto do autor do blog mas com o que escrevo sempre por aqui...
Filmes (Livros... teatro) podem ser inspirações não só para comprar um brinquedo (hoverboard ou não), ele pode ser uma ótima inspiração para imaginação... para CRIAR ... BRINCAR
Inspire-se e quem sabe traga o BRINCAR de volta para o futuro!!!


+ sobre o curta (via @revistasuper)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Menina dá um show no Tenis

Entre as diversas razões que tenho para amar o esporte...
sem palavras...
VEJA!!



boa semana!! (via Dominik)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cabana de cabide - Pet

Olha o que encontrei na internet (postado por Gabriella Hedegaard ) uma "mini cabana", camisacabana ou sei lá o nome que você quiser dar.
Achei interessante e estou pensando em fazer... mas não tenho bichinhos de estimação, se alguém fez por favor me escreva...




Já postei e fiz coisas que vi na internet como o macarrão.

Essa cabana aparece com um gatinho dentro, mas pode ser feita para brincar com bonecos ou como você imaginar.
As "cabanas", para crianças apareceram algumas vezes por aqui:

http://rafavac.blogspot.com.br/2010/07/um-espaco-para-brincar.html

http://rafavac.blogspot.com.br/2012/11/armando-barraca.html



esses não caberiam mas essa é uma foto do final de semana.. um agradecimento...
valeeu!! ..


quarta-feira, 6 de março de 2013

Paciência!!

O nome do local parece até um trocadilho com a questão de adolescentes consumirem cerveja durante o período de intervalo escolar.
A noticia veiculada no site EXTRA (globo.com) traz questões financeiras sobre o processo de admissão de inspetores ou seguranças, o que poderia ser a causa dessa situação.
Uma frase me chamou a atenção, o autor do texto Wilson Mendes (imagino que de forma educada) descreve como algo que não combina com a escola.
Na hora me lembrei de uma questão que é abordada em alguns casos de estudo do lazer. Como Assim???
O intervalo da escola é um momento de lazer e recreação? Ele pode escolher o que quer fazer?
Ele é um tempo para descanso, e quem sabe outras práticas, porém ele ainda está dentro de um tempo que está pautado em regras... (uma obrigação social)
Momento lembrança sobre teoria do Lazer (mas que pode servir para outros pontos), existem autores que dizem que o tempo do chamado "recreio" não é um tempo lazer, pois existem regras e horarios a serem seguidos. Na prática você tem um tempo disponivel no trabalho (entre uma reunião e outra ou entre uma aula e outra), você desce e toma uma cerveja, pois está um dia lindo, o sol brilhando.
NÃO!!
Crianças, adolescentes e adultos até para brincar existem regras e limites...
Além da questão dos responsáveis por vigiar os adolescentes, me pergunto, o que eles realmente estão aprendendo? E se estão aprendendo, conseguem colocar em prática?


http://extra.globo.com/noticias/rio/ciep-sem-funcionarios-alunos-tomam-cerveja-fumam-dentro-de-escola-da-zona-oeste-do-rio-7742887.html

MARCELLINO (2002) – Estudos do lazer: uma introdução Campinas 3 edição Autores Associados.

segunda-feira, 4 de março de 2013

TDAH assunto e correlações

Como ja disse, devido ao trabalho minhas postagens terão um tempo maior entre uma e outra, mas achei necessario comentar, ou melhor, propor um texto que foi bem discutido nas redes sociais.
Das quais faço parte, e colocarei abaixo um comentario da @samegui e dois textos de um amigo Opediatra.com duas pessoas que respeito muito, acho que vale a pena ler e quem sabe propor um diálogo em sala de aula, em casa, entre amigos (pais ou não).

O doping das Crianças
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2013/02/o-doping-das-criancas.html

Quem me enviou a reportagem comentou que se lembrou muito do filme "Sem Limites" e confesso que eu em minha mente pensei em diversos pontos que são possíveis de cruzar.



comentario da Sam TDAH não é uma "mania" ou "modismo", quem conhece e convive com pessoas (crianças ou adultos) diagnosticados sabe que não se trata de falta de acompanhamento familiar. Mas o texto traz tb à tona um tema importante, que é a avaliação e medicação por atacado e o uso indiscriminado deste conceito e da farmacologia para atender a várias questões que estão além do tratamento por uma única via.
Muitas pessoas me avisaram deste aumento do consumo e das notícias desde que os primeiros dados surgiram e minha análise inicial é a de que precisamos aproveitar esta "onda" para trazer o tema ao debate não só nas redes sociais, mas nas escolas e nos espaços onde nossas crianças estão.


se quiser leia o texto
http://www.avidaquer.com.br/transtorno-por-defict-de-atencao-com-hiperatividade-tdah/ Opediatra.com TDAH
http://www.opediatra.com/2011/07/tdah.html
e
http://www.opediatra.com/2010/09/tdah-e-o-capital-mental.html

Perdoem essa compilação (há quem considere colcha de retalhos) mas é um tema que merecia muito mais fontes...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A gente quer comida Diversão e arte

Primeiro queria pedir desculpa pela demora para postar, por questões de trabalho esta muito dificil postar..
mas hoje precisava.. e ao chegar em casa me deparo com este video...
Pensa sobre a cultura, a arte e como isso pode ter relação com a nossa vida...



(musica Compositor: Arnaldo Antunes/Sérgio Brito/Marcelo Fromer)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dominó de...

Enquanto eu via o Documentário "Muito Além do Peso" diversos pensamentos e conversas surgiram, entre esses pensamentos resolvi postar um dominó de frutas e legumes.
Você pode imprimir e brincar com seu filho, ou se quiser pode fazer o seu (por isso coloquei algumas peças extras - copie e cole no "paint").


É possivel encontrar outras opções na internet...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Muito Além do ....

Muito Além do Peso é um documentário que vale a pena conferir para poder quem sabe pensar:
Muito Além da Educação
Muito Além das propagandas
Muito Além da relação entre pais e filhos
Muito Além inclusive de algumas opiniões propostas no filme, pois é direito de cada um ter o seu direito de analisar e deliberar quanto as suas escolhas...


Esteja atento para que:
as brincadeiras de seus filhos não fiquem Muito Além*
a sua alimentação não vá Muito Além*
e principalmente o diálogo não fique Muito Além*

* Nesses casos além = distante

+ no site http://www.muitoalemdopeso.com.br/

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Interatividade em sua aula...

via UniVaersia Brasil - 16/01/2013

As possibilidades que a internet traz para a sala de aula são cada vez maiores. Aplicativos, redes sociais e outras ferramentas levam ao ambiente maior interação entre os alunos e o professor, maior acesso à informação e inúmeras formas de trabalhar com ela em função do aprendizado. A seguir, separamos diversas sugestões que você pode aplicar para diferentes finalidades, confira:
» 5 aplicativos para usar em sala de aula 
» Guia prático com 25 dicas para integrar as mídias sociais em sala de aula 
» 50 razões para usar o Facebook em sua sala de aula

1. Socrative

Socrative é uma ferramenta de interatividade habilitada para tablets, laptops e smartphones. Funciona como um sistema de resposta inteligente que permite que os professores conectem a sala por meio de uma série de exercícios e jogos educacionais.

2. TodaysMeet
TodaysMeet funciona como uma sala de bate-papo. Enquanto se está em uma palestra, reunião ou aula, as pessoas podem entrar nas “salas” e escrever mensagens comentando o que é discutido. A ideia para a plataforma é inspirada nas hashtags utilizadas no Twitter para marcar um comentário de assunto específico, mas se diferencia pois permite que a conversa seja privada e que pessoas que não estão no Twitter participem.

3. Go! Animate
As possibilidades no Go! Animate são inúmeras. Você pode fazer vídeos com animações super legais para suas aulas, gravar sua voz e compartilhar o conteúdo em diversas redes sociais.

4. Voki
Voki cria avatares exclusivos, permite que você coloque sua própria voz e compartilhe em diversos ambientes. Além de todas as ferramentas fantásticas, também oferece uma plataforma específica para a sala de aula, que disponibiliza planos de aulas e muitos outros artifícios específicos para professores e alunos.

5. Answer Garden
Answer Garden é uma ferramenta de feedback. Você pode utilizá-la para aulas de brainstorming, como forma de pesquisa de opinião, entre outras possibilidades. Primeiro, faça seu próprio link. Você deve escolher um assunto ou fazer uma pergunta e em seguida compartilhar o link formado com seus alunos ou com outros professores. Ao acessar o endereço eles poderão escrever uma palavra ou frase como resposta ao que você colocou.

6. YouTube Time Machine
Traduzindo, YouTube Time Machine é uma máquina do tempo do YouTube. Basta selecionar o ano e o tipo de conteúdo que você deseja ver que a máquina do tempo irá disponibilizar o que determinado ano tinha a oferecer na música, esportes, propagandas de televisão, eventos correntes, etc.

7. TitanPad
A ferramenta de colaboração TitanPad permite que várias pessoas trabalhem no mesmo arquivo ao mesmo tempo. Depois de criar seu próprio TitanPad você compartilha o link com as pessoas que deseja trabalhar e todas podem colaborar simultaneamente no mesmo arquivo.

8. Tag Galaxy
Uma verdadeira galáxia de fotos aparece depois que você digita uma palavra-chave ou tag no Tag Galaxy. Experimente palavras em inglês e em português e veja diversas imagens do Flickr criarem um “planeta” de fotos interativo.

9. Newseum
Veja a primeira página de centenas de jornais do mundo inteiro, tanto do presente quando do passado noNewseum.

10. Google Lit Trips
Google Lit Trips são arquivos completamente gratuitos que marcam as viagens de personagens famosos da literatura na superfície do Google Earth. A cada localização ao longo da jornada, vários quadros informativos oferecem mais recursos para que alunos e professores possam aprender mais sobre a obra de autores como Shakespeare, Voltaire, Camões e Hemingway.

Não gosto de copiar apenas uma noticia mas essa valeu a pena

logo universia

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dicas para entrevistas...

Deixei a reticências, pois acredito que o vídeo traz muito mais que uma “dica para um emprego”...
Amy Cuddy (social psychologist*) deixa a dica

FINGIR!!
Como assim??  (é uma brincadeira minha, veja o vídeo e entenderá (a leitura do quadro abaixo pode ajudar, mas são só alguns minutos de vídeo)

 

Não finjam até conseguirem!
Finjam até se tornarem!
Façam o bastante até se tornarem aquilo e internalizem.
Ajustes mínimos podem levar a grandes mudanças.
O vídeo mostra um caso que evidencia a importância da postura corporal em nosso dia a dia, entendo postura corporal como algo que faz referencia a corpo, mente e pensamentos.
Obviamente sua busca por emprego (ou qualquer outra mudança na vida) não será resolvida com este vídeo, nem com quaisquer 10 dicas para... mas “pequenos” ajustes são validos quando estamos dispostos.



  *não fiz uma tradução pois é um Nome
Dica vale a leitura de A vida que vale a pena de Clovis de Barros Filho

sábado, 12 de janeiro de 2013

Parte 2 - Começando a colônia de ...


Terminei o outro post com uma provocação sobre que para se trabalhar com recreação e acompanhar velinhos só precisaria ser atento e carinhoso... Poderia ter usado outros adjetivos, o fato é que não é bem assim e é uma constante aqui no blog postar questões e exemplos sobre este assunto (inclusive um texto que fala sobre cursos de recreação que particularmente eu gosto muito LINK).
voltemos aos comentários...
Que a questão financeira apareceu bastante
5) Periodo era de 8 às 12h. Às 11h as crianças do período integral foram almoçar e a Mariana ficou sem fazer nada. Ao serem questionados pela mãe, disseram: vamos dar um papel para desenhar. Pagar 1000 reais para ficar desenhando? Isso nós fazemos em casa.
6) E se tudo isso acontece, a Colônia de ferias devolve 15% do que foi investido por nós.
9) Eles vendem que as crianças ficam direto no parquinho, com chuveirão, aquela coisa bem verão, legal e divertida, mas claro, só quem paga integral.  A Mariana, como só ia ficar de manhã, ia passar o mês inteiro pintando papel, segundo eles: atividades temáticas.
Resumindo: Nunca deixem seus filhos numa Colônia de Férias onde as pessoas não tem o MÍNIMO cuidado com as crianças. Mariana ficou por dois dias com os pais dizendo que ela ia pra Colônia de férias se divertir e acabou que ela foi iludida. Coitada. Quem é pai, sabe o quanto isso é doloroso.

A reclamação 5 também tem relação com a programação que foi explanada no texto anterior, mas a qustão do valor, não tenho como julgar o valor cobrado, mas tenho que falar a atividade de desenho pode ser (não estou dizendo que era o caso) um interesse da criança.
Por exemplo quando optou por essa colonia o responsável conhecia o contrato o que seria feito e em caso de desistência do produto o que receberia de volta. A questão aqui é muito mais jurídica do que de lazer mas o fato é que entendo é que a reclamação é a entrega do que foi acordado, mas é fato que você deve buscar os seus direitos (o autor do post encerra dizendo que está fazendo isso).
A questão 9 e o “resumindo” mostra a indignação (e opinião) do pai devido a situação”. Considero como algo mais jurídico do que relacionado ao lazer por isso não comento apenas reproduzo.
O que fica de importante e de recado a outros pais e responsáveis é que ao procurar um espaço para férias pais ou responsáveis analisem, conheçam, troquem informações para evitar situações como essa.

postar algumas coisas que podem ajudar nessa escolha..

  •         Os pais devem fazer uma lista de espaços
  •         Dentro dessa lista os pais deverão descartar as escolas que não estão de acordo com seus valores. 
  •         Os pais devem visitar o espaço (questões relacionadas a segurança, higiene...)
  •         Questionar sua propostas (as atividades que serão realizadas) 
  •         Procurar outros pais ou conhecidos que já tenham participado de alguma atividade no local (se não for a própria escola do filho) para saber mais...
  •         Atente-se para a qualificação dos profissionais que ali trabalham.

  • O que mais você colocaria??

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Começando a Colônia de ...

Algumas vezes já comentei por aqui que faço parte de grupos na internet, além de dialogar com alguns pais em diversos lugares em que convivo. Li um comentário em um desses grupos que acho que pode render bons diálogos aqui no blog. Pedi autorização para o dono para postar aqui, mas resolvi postar por partes para não ficar muito longo. Vamos ao comentário que começava assim:
Ontem colocamos a Mariana (2anos) na Colônia de férias xxxxxxxxxxxxxx. Hoje tiramos.
E ai o pai (este post foi feito por um pai) começou a enumerar algumas questões que pretendo abrir para diálogo.

1) Colocaram latas de CERVEJA para as crianças pintarem;
Supondo que a ideia era utilizar latinhas usadas para criação de alguma coisa, atividade que tem seu espaço em uma programação de recreação, abre-se um porém: utilizar latinhas de cerveja é plausível?
Certa vez para fazer uma atividade (que esta nesse vídeo) utilizei uma latinha dessa, você pode perceber pelo aro que era uma lata de cerveja, porém está coberta com fita adesiva e poderia estar coberta com tinta também evitando assim a utilização dela por crianças. Mas também não podemos ignorar que as crianças tem pleno conhecimento de marcas e dependendo da faixa-etária é possível explicar inclusive porque a latinha esta coberta. Uma razão do uso de latas de cerveja pode ser a maior facilidade em encontrá-las, mas será que é mesmo? Hoje existem diversas bebidas em latas, como refrigerantes, sucos, chás, energéticos... E se fosse uma lata de refrigerante? Será que haveria discussões sobre o incentivo do consumo?
Algumas oficinas também utilizam alimentos em sua confecção, por exemplo chocalhos de arroz, aí eu te pergunto comida é brinquedo?
Essa é uma provocação apenas para pensar um pouco mais sobre outras relações que podem estar presentes em uma atividade de recreação, minha opinião é que existem diversos materiais que podem ser encontrados para serem substituídos, mas o principal é que devemos pensar em como é esse tempo de lazer, nosso ou dos filhos.

3) A turma de 7 anos fica na mesma quadra da de 2 anos e meio. Uma bola raspou a cabeça da Mariana. Se batesse poderia gerar danos cerebrais e descolamento de retina. E o monitor falou que não podia fazer nada quanto a isso.

4) A mãe, ao perguntar sobre esses fatos, NÃO TINHA RESPONSÁVEL e todos tiravam o corpo fora.

8) Monitores despreparados tanto para dar informações quanto para cuidar de crianças que ainda são dependentes.
10) Monitor João xxxxxxx, que era responsável pelas atividades, não sabia o que ia acontecer. Uma prancheta resolvia o caso. 

Não estou ignorando outras reclamações, estou apenas separando o que considerei possível de englobar nesse texto.
A reclamação numero 2 referia-se a não se preocuparem com a “troca de fralda” da criança. Preciso dizer (assim como fiz no grupo) me deixa triste ler situações como esta, mas vamos dialogar sobre as questões.
Faixa-etária – Sem nenhuma teoria me parece um fato que crianças de dois anos e meio tem características diferentes de crianças de sete anos, sem falar que imagino (desconsidere que trabalho na área) que a atividade não seja a mesma, isso foi o que eu entendi lendo o post, eram atividades diferentes, eles aparentemente acertaram nesse ponto, porém se a atividade dos maiores pode interferir e segundo o relato até machucar outra criança é melhor evitar. Agora uso a reclamação 4, falta um responsável da atividade e da equipe, ainda não estou falando da entidade que propôs a colônia, apenas da atividade, nesse ponto o ”8” ajuda a responder, me pareceu um despreparo da equipe, vide que o suposto responsável não sabia o que ia acontecer*.
Uma prancheta resolvia? NÃO, uma prancheta não resolveria. Entendo o que o pai quis dizer, que se houvesse uma organização seria melhor. Agora alguns amigos de trabalho que leem o blog devem estar pensando: é porque ele odeia prancheta! A prancheta tem utilidade, porém eu trago questões agregadas a ela, inclusive a de que um papel escrito ou impresso com o nome das atividades não garante uma boa execução. Agora uma questão pessoal, a prancheta me lembra monitor que só está preocupado com a quantidade ou cumprir os horários esquecendo do desenvolvimento da ação como um todo, uma programação de lazer pode e deve respeitar diversos interesses (sociais, manuais, físico esportivos...).
Quis terminar discordando de um ponto apenas para mostrar que podem existir diversas maneiras de ver a mesma situação, como por exemplo brincar com criança (ou acompanhar um velho) qualquer um faz, tem que ser atento e carinhoso... mas isso fica para continuar no próximo post...

*esse texto esta baseado apenas nas informações postadas no grupo

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Errar na explicação pode...”fall down”

O obvio, nem sempre é tão obvio assim, se não for bem explicado abre precedentes e isso vale para diversos assuntos.
No caso farei um comentário relacionado a brincadeira, para aqueles que trabalham com recreação serve como um exemplo de como uma brincadeira que deveria ser uma diversão pode não acontecer.



Esse é um exemplo de que a falta de alguma explicação pode alterar a brincadeira e vou atentar para alguns detalhes: a menina de listrado diz “close your eyes e fall down” (“feche seu olhos e caia”, ou em uma tradução literal “caia para baixo”) e ela esta em frente (um pouco ao lado) de sua amiga de branco, mas depois se posiciona atrás dela, o que pode atrapalhar a referencia da menina que já está de olhos fechados. Uma segunda voz (que parece de um adulto) informa para a de branco que a outra irá segurá-la. A menina que esta posicionada atrás (listrado) volta ao lado da menina de branco para falar, duas vozes, o que pode confundir um pouco mais.
O “adulto” fala que a atividade se chama Trust Fall (caída da confiança) e ai... Você viu o que acontece...
A confiança existe (ou existia), mas uma explicação equivocada pode alterar todo o processo que você (e imagino o adulto também) esperava.
Programar atividades é importante e explicá-las da forma mais clara possível pode ajudar muito na hora da execução. (estava pensando acho que isso vale para outras áreas além da recreação...)

PS. não fiz analise da risada de uma das participantes pode ser que faça em outro post.
Outro texto relacionado ao assunto “Apresentando uma atividade

domingo, 6 de janeiro de 2013

Rio desfile de Carnaval 2013

Sinto a emoção em cada expressão da cultura popular no embalo do som das canções em prosa e poema, num doce balanço que não tem igual
O meu destino é a alegria desse mar, por onde me deixo levar, está no ar a mística das grandes emoções.
Dai-me inspiração, oh Pai!
A mais sublime criação. É, a mensagem tai...
A ti declamo em oração:
A terra é abençoada, preciso investir, conhecer, progredir, partilhar, proteger
a nossa Cultura o nosso CARNAVAL!!

Carnaval é um sentimento que não tem explicação, É SENTIMENTO!

E para não perder a brincadeira acima metade do meu coração é Aguia de Ouro e a outra metade é Aguia de Ouro também (Samba da Tijuca 2013)

Bom Carnaval a todos!!

Horário
10/fev (domingo)
Trecho do Samba
21:00
Inocentes de B. Roxo
Sinto a emoção em cada expressão da cultura popular
22:05
Salgueiro
 no embalo do som das canções
23:10
Unidos da Tijuca
em prosa e poema
00:15
União da Ilha
 num doce balanço que não tem igual
01:20
Mocidade
o meu destino é a alegria desse mar 
02:25
Portela
 por onde me deixo levar
Horário
11/fev (segunda)
Trecho do Samba
21:00
São Clemente
está no ar a mística das grandes emoções
22:05
Mangueira
 Dai-me inspiração, oh Pai!
23:10
Beija-flor
a mais sublime criação 
00:15
Grande Rio
É, a mensagem tai 
01:20
Imperatriz
 A ti declamo em oração
02:25
Vila Isabel
A terra é abençoada, preciso investir,
conhecer progredir, partilhar, proteger