Resolvi escrever esse texto pois durante meu trabalho em um evento presenciei uma cena, a principio a distancia , e depois entrei em contato com o pai (personagem da história).
Situação : a família composta de casal e três filhos cheg ou 3 minutos após o horário de embarque e ficou fora do vôo comprado.
A posição da atendente da empresa foi verificar o que poderia fazer , se conseguiria fazer este embarque, o que foi negado pela gerente uma vez que a aeronave já estava em procedimento para a saída , causando indignação da família, e dando início a uma longa conversa . A principio um desacordo entre a gerente e o pai, e continuou depois com a presença de responsáveis do aeroporto e a segurança.
Ponto um : você sabe de suas responsabilidades como comprador do serviço (passagens aéreas), portanto a indignação pode existir mas não uma discussão.
Um dos deveres como pai, mãe ou responsavel que acompanha uma criança ao aeroporto, é se organizar para chegar no horário, entendo que não é facil, mas veja uma situação dessas inclusive como uma ótima chance de mostrar ao seus filhos que você também tem regras a seguir.
Em uma situação dessas a empresa tem certos procedimentos, segundo o "guia do passageiro" fornecido pela Infraero nos aeroportos, em vôos domesticos o tempo é de uma hora de antecedência e caso você nao se apresente a companhia pode recusar o embarque para não atrasar a decolagem. Lembrando que dentr o do vôo existem outros passageiros que pretendem manter o horário e que sabemos que existem dificuldades em nossos aeroportos e empresas de aviação.
Conversando com pessoas da Infraero soube que o procedimento adequado seria um diálogo no balcão da empresa contratada para ver o que era possível fazer, para ver a interpretação da companhia (entendo que nesse ponto existe uma lacuna pois deixa a situação sem uma resposta, vai "depender" da analise da gerência) . No caso citado acima a empresa conseguiu recolocá-los em outro vôo sem custo adicional.
Extra:
Guia do passageiro (p.32) "viajar com crianças e adolescentes".
Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca de onde reside, desacompanhada dos pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial. Essa autorização é dispensada quando a criança estiver acompanhada de um dos pais. Alem disso é possível que as crianças e adolescentes desacompanhados de ambos os pais, desde que observada as exigências legais.
2. Em algum momento você de ter pensado, tudo be m, m as e os atrasos das empresas aéreas que acontecem ? O próprio pai (situação citada acima) comentou que havia aguard ado uma hora para vir . Sim, aí essa reclamação é o seu, o nosso direito! Se a empresa atrasar temos que levar o caso a ANAC, o que será feito depois é de responsabilidade deles e nos podemos (e devemos) ver os desdobramentos para uma melhora nos serviços.
Segundo o mesmo guia supracitado, em caso de atraso, o passageiro tem prioridade de reacomodacao em relação as pessoas que ainda nao adquiriram passagem. Ela pode solicitar reembolso integral a partir de 4 horas de atraso e a devolução será imediata, respeitando-se o prazo e o meio de pagamento. Existe a opção de remarcação do vôo para data e horário de conveniência do passageiro.
A cia aérea deve prestar assistência
1 hora facilidade de comunicação - telefone, internet e outros
2 horas alimentação
Após 4 horas acomodação em local adequado e quando necessário serviço de hospedagem
Essa assistência e valida inclusive ao passageiro que já estiver a bordo da aeronave.
Espero ter colaborado.. Boa viagem!
Muito bom, seu Rafa.
ResponderExcluirTudo o que o pai ensinou aos 3 filhos foi que clamar um direito que você não tem gera uma grande oportunidade de ter que sair com o rabo entre as pernas e engoliar a vergonha.
Fazer filhos é fácil, administrar a vida com três filhos é mais difícil. Viajar com a família toda vira um case de logística!
Muito bom, um abraço.
Agradecido.. Você sabe muito bem o que é sair com tres pimpolhos...
ResponderExcluirTemos que estar atento aos nossos direitos, e muito atentos sobre o que apresentamos no dia a dia aos filhos ou alunos...