terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nós e as crianças a caminho do aeroporto

Resolvi escrever esse texto pois durante meu trabalho em um evento presenciei  uma cena, a principio a distancia , e depois entrei em contato com o pai (personagem da história).
Situação :  a família  composta de casal e três filhos cheg ou  3 minutos após o horário de embarque e ficou  fora do vôo comprado.
 A posição da atendente da empresa foi verificar o que poderia fazer ,  se conseguiria fazer este embarque,  o que foi negado pela gerente  uma vez que a aeronave já estava em procedimento para a saída ,  causando indignação da família,  e  dando início a uma longa conversa .   A principio um desacordo entre a gerente e o pai, e continuou depois com a presença de responsáveis do aeroporto e a segurança.
Ponto um :  você sabe de suas responsabilidades como comprador do serviço (passagens aéreas), portanto a indignação pode existir mas não uma discussão.
 Um dos deveres como pai, mãe ou responsavel que acompanha uma criança ao aeroporto,  é  se organizar para chegar no horário, entendo que não é facil, mas veja uma situação dessas inclusive como uma ótima chance de mostrar ao seus filhos que você  também tem regras a seguir.
Em uma situação dessas a empresa tem certos procedimentos, segundo o "guia do passageiro" fornecido pela  Infraero nos aeroportos, em vôos domesticos  o tempo é de uma hora de antecedência e caso você nao se apresente a companhia pode recusar o embarque para não atrasar a decolagem. Lembrando que dentr o  do vôo existem outros passageiros que pretendem manter o horário  e  que sabemos que existem dificuldades em nossos aeroportos e empresas de aviação.
Conversando com pessoas da  Infraero  soube que  o procedimento adequado seria um diálogo no balcão da empresa contratada para ver o que era possível fazer, para ver a interpretação da companhia (entendo que nesse ponto existe uma lacuna pois  deixa a situação sem uma resposta, vai "depender" da analise da gerência) . No caso citado acima a empresa conseguiu recolocá-los em outro vôo sem custo adicional.


Extra:
Guia do passageiro (p.32) "viajar com crianças e adolescentes".  
Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca de onde reside, desacompanhada dos pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial. Essa autorização é dispensada quando a criança estiver acompanhada de um dos pais. Alem disso é possível que as crianças e adolescentes desacompanhados de ambos os pais, desde que observada as exigências  legais.

2.   Em algum momento você de ter pensado, tudo be m, m as e os atrasos das empresas aéreas que acontecem ?   O  próprio pai (situação citada acima) comentou  que havia aguard ado  uma hora para vir . Sim, aí  essa reclamação é o seu, o nosso direito! Se a empresa atrasar temos que levar o caso a ANAC, o que será feito depois é de responsabilidade deles e nos podemos   (e devemos) ver os desdobramentos para uma melhora nos serviços.
Segundo o mesmo guia supracitado, em caso de atraso, o passageiro tem prioridade de reacomodacao em relação as pessoas que ainda nao adquiriram  passagem. Ela pode solicitar reembolso integral a partir de 4 horas de atraso e a devolução será imediata, respeitando-se o prazo e o meio de pagamento. Existe a opção de remarcação do vôo para data e horário de conveniência do passageiro.
A cia aérea deve prestar assistência
1 hora facilidade de comunicação - telefone, internet e outros
2 horas alimentação
Após 4 horas acomodação em local adequado e quando necessário serviço de hospedagem
Essa assistência e valida inclusive ao passageiro que já estiver a bordo da aeronave.

Espero ter colaborado.. Boa viagem!

2 comentários:

  1. Muito bom, seu Rafa.

    Tudo o que o pai ensinou aos 3 filhos foi que clamar um direito que você não tem gera uma grande oportunidade de ter que sair com o rabo entre as pernas e engoliar a vergonha.

    Fazer filhos é fácil, administrar a vida com três filhos é mais difícil. Viajar com a família toda vira um case de logística!

    Muito bom, um abraço.

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  2. Agradecido.. Você sabe muito bem o que é sair com tres pimpolhos...
    Temos que estar atento aos nossos direitos, e muito atentos sobre o que apresentamos no dia a dia aos filhos ou alunos...

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