domingo, 4 de setembro de 2011

Mais respeito

Seguindo a ideia do texto anterior, gostaria de continuar nosso diálogo sobre educação.
Coloquei que as crianças (filhos, alunos ou...) poderiam se espelhar em nossas atitudes, sim isso é uma possibilidade, sejam essas atitudes positivas ou negativas.
Como assim?
Um exemplo pode ser a abertura dos Simpsons em que aparece a Meggie (bebê) imitando a Marge (mãe) dirigindo e buzinando de forma veemente. Coloco um video abaixo para ilustrar essa mesma ideia.



Não acredito em receitas ou formulas perfeitas, o que me serve, pode não servir para você. Aqui na familia brincamos que do pé de manga só nasce manga, mas apenas como brincadeira quando surgem caracteristicas parecidas com meu pai ou minha mãe. Mas falando um pouco mais sobre as atitudes das crianças perante aos adultos, visualizar um pequeno desentendimento entre pais e mães pode não ser um bicho de sete cabeças, inclusive pode ser uma oportunidade de mostrar que nem tudo segue em perfeita harmonia, e que depois, com o problema solucionado ou não, o respeito e o diálogo (sendo visto pelo filho mais uma vez) são mantidos.
O livro Filhos: novas idéias sobre educação, traz um capitulo com o titulo: “Por que, para os adolescentes, discutir com os adultos é um sinal de respeito e não de desrespeito – e as discussões não são destrutivas para o relacionamento, mas sim construtivas?(ítalico e negrito por minha conta)
Parenteses: Na sua casa como funciona??

BRONSON PO (2010) Filhos: novas idéias sobre educação PO Bronson & Ashley Marryman (tradução Elenice Araujo) Testo Editores São Paulo.

3 comentários:

  1. Parabéns!! O vídeo diz tudo. Seu blog é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. o vídeo é bem pesado! Mas, é muito bom e verdadeiro, afinal, com uma pequena em casa, vejo ela repetir muitos atos meus, da mãe e afins! Só pra variar, gostei bastante do texto, hahaha
    beijos tio Rafa

    ResponderExcluir