segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Crianças, Pais e responsabilidade



Pais, Mães, professores(as), educadores, entre outros que trabalham com crianças, tem sua responsabilidade perante os mesmo em alguns espaços como escola, clube ou casa.
Certo?
Até ai parece tudo bem. Segundo o mini dicionario Houaiss o adjetivo responsável quer dizer 1) que(m) responde pelos seus atos ou pelos de outra pesso; 2) que(m) assume e cumpre seus deveres; 3) que(m) deve prestar contas perante certas autoridades; 4) p.ext. que(m) foi a causa ou origem de algo.
Pode ser que alguém já tenha pensado: "tá na teoria é lindo, se meu filho fosse assim, tudo seria mais fácil, mas e na prática é diferente..."
Na pratica pode ser diferente, não vejo o que acontece na casa de todos ou nem todo mundo recebe a visita da “super nanny”, mas vamos lá, existem alguns pontos que podemos repensar e até utilizar em casa. Vou divagar um pouco.
No quarto ponto, que(m) foi a causa ou origem de algo: no caso dos pais, sim vocês fizeram, e no caso dos professores e educadores, vocês escolheram, ninguém te obrigou (imagino).
Terceiro que(m) deve prestar contas perante certas autoridades: em uma analise rasa, eles tem que obedecer os mais velhos, tudo bem concordo é um ponto importante na educação, mas eles tem que conhecer regras dentro de casa e fora dela também. Vou me usar como exemplo, nunca fui uma pessoa super organizada com as minhas coisas (me encontro na minha desorganização), mas sempre que sai de casa, cumpria procedimentos básicos como arrumar a cama e deixar a roupa organizada. Você pai que já mandou seu filho para algum acampamento, viagem ou até para casa de um amiguinho e quando ele voltou a mãe do coleguinha disse ele é um amor de menino. Calma! Ele não esta fazendo de pirraça (assim espero), ele provavelmente estava conhecendo as regras da casa do amigo, e tentou se encaixar nos procedimentos.

No segundo quem assume e cumpre seus deveres: eis um grande dilema que vale para dentro e fora de casa, podem falar que as crianças não fazem isso, mas tem muito adulto que também não faz! Alguma vez você já tentou definir com seus filhos quais seriam seus deveres? Hoje um telejornal de SP mostrou uma reportagem sobre sindicos mirins que vale a pena conferir, deixo o link no final do texto.
E no primeiro ponto que diz que(m) responde pelos seus atos ou pelo de outra pessoa: isso pode ser um dos passos da educação, se nos mostramos capazes de ser responsáveis, muito provavelmente eles se espelharão em nossas atitudes, você responde pelos seus atos e por de seus filhos, alunos, e de toda uma próxima geração.

veja o video
http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/condominios-adotam-sindicos-mirins/1607457/


Um comentário:

  1. Muito bom, acho que todos os pais, professores, educadores, etc,etc deviam ler, hahaha :)

    ResponderExcluir