segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Crianças, Pais e responsabilidade



Pais, Mães, professores(as), educadores, entre outros que trabalham com crianças, tem sua responsabilidade perante os mesmo em alguns espaços como escola, clube ou casa.
Certo?
Até ai parece tudo bem. Segundo o mini dicionario Houaiss o adjetivo responsável quer dizer 1) que(m) responde pelos seus atos ou pelos de outra pesso; 2) que(m) assume e cumpre seus deveres; 3) que(m) deve prestar contas perante certas autoridades; 4) p.ext. que(m) foi a causa ou origem de algo.
Pode ser que alguém já tenha pensado: "tá na teoria é lindo, se meu filho fosse assim, tudo seria mais fácil, mas e na prática é diferente..."
Na pratica pode ser diferente, não vejo o que acontece na casa de todos ou nem todo mundo recebe a visita da “super nanny”, mas vamos lá, existem alguns pontos que podemos repensar e até utilizar em casa. Vou divagar um pouco.
No quarto ponto, que(m) foi a causa ou origem de algo: no caso dos pais, sim vocês fizeram, e no caso dos professores e educadores, vocês escolheram, ninguém te obrigou (imagino).
Terceiro que(m) deve prestar contas perante certas autoridades: em uma analise rasa, eles tem que obedecer os mais velhos, tudo bem concordo é um ponto importante na educação, mas eles tem que conhecer regras dentro de casa e fora dela também. Vou me usar como exemplo, nunca fui uma pessoa super organizada com as minhas coisas (me encontro na minha desorganização), mas sempre que sai de casa, cumpria procedimentos básicos como arrumar a cama e deixar a roupa organizada. Você pai que já mandou seu filho para algum acampamento, viagem ou até para casa de um amiguinho e quando ele voltou a mãe do coleguinha disse ele é um amor de menino. Calma! Ele não esta fazendo de pirraça (assim espero), ele provavelmente estava conhecendo as regras da casa do amigo, e tentou se encaixar nos procedimentos.

No segundo quem assume e cumpre seus deveres: eis um grande dilema que vale para dentro e fora de casa, podem falar que as crianças não fazem isso, mas tem muito adulto que também não faz! Alguma vez você já tentou definir com seus filhos quais seriam seus deveres? Hoje um telejornal de SP mostrou uma reportagem sobre sindicos mirins que vale a pena conferir, deixo o link no final do texto.
E no primeiro ponto que diz que(m) responde pelos seus atos ou pelo de outra pessoa: isso pode ser um dos passos da educação, se nos mostramos capazes de ser responsáveis, muito provavelmente eles se espelharão em nossas atitudes, você responde pelos seus atos e por de seus filhos, alunos, e de toda uma próxima geração.

veja o video
http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/condominios-adotam-sindicos-mirins/1607457/


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Feira do Caminhoneiro – um espaço para atividades


De volta, no ultimo texto comentei que fiquei um tempo sem publicar pois estava trabalhando em alguns eventos por ai, essa temporada de julho e agosto começou com um evento para caminhoneiros.E o que essa feira pode trazer de informação relevante, para quem não é caminhoneiro? Vamos lá...Para o pessoal da area de recreação e lazer é um espaço para visualizar diversas atividades, pretendo colocar algumas delas por aqui, para pais, mães, professores de escola essas opções também são validas.
Eu trabalhei no estande da Radio Globo Am, ao lado de “Pedro Trucão”, uma figura incrivel que esta na estrada desde decada de 70, nesse evento Pedro apresentava três edições do Globo Estrada pela manhã e mais três de tarde, todas ao vivo e palestras sobre segurança e evolução nos transportes, com a participação dos estradeiros que passaram pelo estande.
Durante o dia, entre um programa e outro, e algumas vezes ate durante os intervalos dos programas ao vivo, eu entrava para fazer algumas atividades com os participantes.

Fatos a serem ressaltados, algumas vezes colocam as atividades, ou os brindes como “isca” para obter participantes para palestras, olha isso não funciona só com eventos, procure na sua
memória situações onde um brinde é atrativo para compra de um produto. Mas nesse caso era uma oportunidade que o Pedro Trucão abriu para a diversão e lazer deos participantes. Ele por si só garantia publico, ter a atividade era um diferencial, que eu acredito tenha cumprido a sua missão divertir, entregar brindes agregando ao trabalho realizado por Trucão.

Meus agradecimentos e saudações ao Pedro Trucão e equipe Radio Globo AM que participou desse evento.


Se você quiser conhecer mais sobre esse trabalho confira o site
http://www.trucao.com.br/pages.php?recid=1

Siga a @radioglobosp no twitter



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que aconteceu...

Primeiro queria pedir desculpas pois faz tempo que não publico, mesmo com o auxilio da tecnologia (tablet) não consegui escrever nesse período que estou trabalhando fora de casa. Fui primeiro a Porto Seguro para uma viagem de formatura de uma turma muito boa!
Logo após fui direto ao Rio de Janeiro, onde continuo até o dia 14 trabalhando com os eventos esportivos e espero escrever mais sobre o assunto ou coisas paralelas que possam se tornar interessantes. O trabalho com pessoas é muito gratificante, mas ao mesmo tempo muito cansativo (isso complica para escrever).
E para que ninguém diga que o texto não trouxe nada de interessante aí vão algumas palavras (ou frases) para vocês pensarem no seu trabalho:
Pontualidade,
Trabalho em equipe,
Risco,
Pessoas,
Agilidade,
Comprometimento,
... Estas foram as primeiras que vieram na cabeça, mas sabemos que existem mais e que algumas delas não deveriam ficar só no papel
até mais, com um texto que eu prometo terá mais conteúdo.