segunda-feira, 11 de julho de 2011

Instituto Alana - "Blogagem Coletiva" - CONAR

O Instituto Alana propôs uma blogagem coletiva sobre o parecer escrito pelo Sr. Ênio em nome do CONAR, que causou espanto e indignação aos responsáveis do instituto, que inclusive publicou seu descontentamento sobre o assunto (leia)
Acho que seria interessante que um grupo grande de pessoas pudesse ler este parecer e fazer sua própria analise.
Como a proposta desse blog é sempre apresentar outras possibilidades ou ângulos de visão, segue um pensamento sobre o assunto. Segundo o Wikipédia Parecer é uma opinião, que deve ser acompanhada de um documento assinado com data, nome e registro do profissional, emitido por um especialista (que pode ser por exemplo advogado, médico ou psicólogo) sobre uma determinada situação que exija conhecimentos técnicos.
O parecer deve ser sustentado em bases confiáveis e escrito com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar sobre um determinado tema cujo interlocutor não é tão especializado quanto o receptor da mensagem de preferência usando como referências artigos científicos comprovados ou leis que expliquem essa opinião.
O documento esta no link acima (palavra parecer), com nome data e registro profissional, mas aí surgem pontos para serem vistos e revistos, se o objetivo é esclarecer, interpretar e explicar, não ficou muito claro (pelo menos para mim). Que o interlocutor não é alguém especializado em crianças eu percebi, pois querer utilizar o imaginário (a bruxa) como simbologia do mal para afastar o interesse ou quem sabe assustar alguém não é um processo lá muito pedagógico. Atitude (aparentemente fato isolado - pensamento do Sr Ênio) inesperada para um órgão que tem seu trabalho para a sociedade e pautada nela.

E o dialogo, mesmo quando não se concorda com alguma atitude, é uma forma de educação e um processo para se escutar pontos de vista em prol da educação de uma pessoa ou de uma sociedade.

Discordo em gênero, numero e grau, que criança foi feita para azucrinar, criança é criança! E tem que ser educada! O "não" citado esse sim corretamente está para colocar limites, e isso vai depender do dialogo, não da força imposta. Respeitar a diversidade de opiniões é um caminho para promover mudanças significativas e assim avançarmos como sociedade.

Veja mais no site do Instituto Alana - Projeto Criança e Consumo

Brincando em casa – cão de guarda e caminho de laser

Gosto quando um texto rende varias opções (se não entendeu veja os textos anteriores), continuando vem um jogo, que ela chama cão de guarda, uma criança (pode ser mais) fica sentada de olhos fechados com um brinquedo atras dela enquanto outras tentarão caminhar, rastejar, o que ela achar melhor, para resgatar o objeto sem fazer barulho, pois o “cão de guarda” pode virar e pegá-lo, porém só terá uma chance para fazer isso. Gosto da possibilidade de fazer isso com três “cães de guarda” e tres espiões ao mesmo tempo. Só para lembrar que isso pode facilmente adaptado e ser um jogo de salvar a princesa do dragão, ou o tesouro do faraó, etc...

Na seqüência vem um jogo que a imagem lembra uma brincadeira chamada cama de gato, aquele jogo com um barbante feito com as mãos.

A imagem mostra linhas cruzadas, que são obstáculos na atividade, e parecem ser feitas de tnt (tecido – Foto 1*), mas voce pode usar o que tiver em casa, como barbante (aqui você consegue até colocar sininhos presos na linha, tiras de jornal, presas por fita adesiva (cuidado com a tinta da parede).

Se você tiver um espaço aberto pode colocar estacas presas na grama e utilizá-las como base para prender os obstáculos, aqui voce pode usar elástico e amarrar no parquinho (veja a foto 2*), em arvores próximas e se você não tiver paredes monte a sua (caixas de papelão apoiadas em caixas de sapato com peso dentro para não cair).


Se você quiser ainda pode unir com a atividade anterior e colocar um “guarda” para cuidar de um tesouro. E não abandone os materiais usados eles serão muito uteis em outras atividades...

FOTOS:
1 http://chickenbabies.blogspot.com/2010/11/super-spy-training-birthday-party.html
2 http://cmeirurbana.blogspot.com/

OBS o texto fala ainda sobre materiais e cupcakes, este ultimo já foi assunto, da uma olhada no texto e se quiser deixe sua opinião aqui e lá...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Férias - brincando e se identificando...



Continuando a saga, (para quem não entendeu o continuando, é porque no ultimo texto falei sobre uma proposta de um outro blog (chickenbabies) que eu pretendi desenvolver outras opções.Utilizando a fotografia na atividade, no exemplo citado ela utiliza a foto como uma introdução para a atividade, para a confecção de uma identificação.Atualmente isso é corporação porque a maioria das pessoas tem uma câmera digital em casa e pode imprimir uma carteirinha para identificação, ou colocar em um crachá, plastificar, vai da criatividade e do bolso de cada um, mas em hipótese alguma mais dinheiro melhora a atividade.Aqui você pode conversar com os participantes (ou seu filho) o que seria interessante em uma carteirinha, pedir para ele desenhar, criar um logo para a corporação (ou empresa, depende do tema que voce estiver trabalhando). A foto pode ter diversos “fundos”, um jardim, uma parede, um desenho ou um poster (dei o exemplo do poster pois quando eu era criança brinquei muito com poster com imagem interna de um avião, atualmente se você tem uma foto dessa ou pegar alguma na internet você pode ate mandar fazer um banner).Nas carteirinhas você vai escolher o nome, numero ou outro código que identifique seu personagem na brincadeira. Opção: recortar uma figura de uma revista, ou de um gibi pode ajudar a montar a carteirinha, imprimir sua digital com guache em uma folha, inúmeras possibilidades podem surgir... coloque a sua no comentário se quiser e colabore com o texto e com outros pais.

A brincadeira seguinte é muito parecida com um jogo da memória, que eu ja citei anteriormente em outro texto (veja - http://rafavac.blogspot.com/2010/07/ferias-com-molecada.html) e boa BRINCADEIRA!!!


Faça a sua! (copie esta imagem coloque seu nome e foto)

*as imagens não tem valor oficial apenas como ilustração

terça-feira, 5 de julho de 2011

Férias - Um convite a brincadeira

Li em um comentário feito Tulio Kengi Malaspina no facebook, propondo uma atividade para as crianças que ele encontrou no chicken babies. No caso ele pegou um fragmento do texto (uma atividade) e apresentou como possibilidade nas férias.E por me agradar bastante o estilo da atividade proposta no site citado quero tentar colaborar um pouco mais com essa proposta que foi criada para uma festa e traze-la para o dia-a-dia (festa, férias ou qualquer dia a sua escolha).

O texto do chicken babies mostra uma festa temática “espiões”, feita para a filha. Voce pode fazer em aniversários ou em um dia de férias, por isso vou esmiuçar a atividade proposta mais possibilidades.

Primeira parte “O convite”

Futuros agentes. . . você foi especialmente selecionados para participar de um
classe avançada no super técnicas para espiões neste sábado, 20 de novembro às 10:00 horas.(
horario da atividade ou da festa). Após a formatura você terá dominado as habilidades (aqui voce pode colocar as atividades que são propostas) de observação, “cobra” (rastejamento “sneaking”) ao redor, e consumo de bolo de aniversário. Roupa preta seria adequada, mas não é necessário. Às 11:30 (fim da festa ou da atividade, importante pois delimita o combinado), enviaremos você volta preparado para resolver crimes e parar de bandidos.. (essa é a ideia do site mas cada um pode desenvolver do seu jeito.. sim tem que pensar para brincar heheh)

No site é um convite de aniversário mas imagine que divertido seu filho receber um convite desse para brincar com voce (PAI, MAE, Padrinho...)
Não precisa ser nada muito grande como uma festa, pense em um convite para brincar por 15, 30 minutos ou algumas horas.

Por exemplo se voce tem um filho que gosta de desafios escreva um texto onde simbolos (desenhos) representam letras, dois exemplos abaixo


Poderiam ser hieroglifos, e atividade ter alguma relação com a Grécia, mas por enquanto o tema é por sua conta.. se precisar de ajuda me escreve heheh


http://chickenbabies.blogspot.com/2010/11/super-spy-training-birthday-party.html

Mais sobre hieroglifos
http://www.fascinioegito.sh06.com/decifra.htm

domingo, 3 de julho de 2011

Crianças e moda. E ai??

Em abril escrevi sobre o sutiã com bojo para crianças, texto que ate hoje é o mais lido neste blog (com uma ajuda do Criança e Consumo, da colunista Monica Bergamo, do R7 e da Globonews*, onde o assunto foi comentado e eu também).
Estava eu lendo alguns textos relacionados ao São Paulo Fashion Week (SPFW), me interesso pelo assunto, mas como diria Lilian Pacce “é impossível, claro, gostar de tudo! Mas é preciso analisar as diferenças, avaliar o trabalho em si e não levar em conta o que pessoalmente se gosta de usar. O que se vê é um espetáculo, as vezes arte, às vezes sonho. O que vai se usar nas ruas ou em festas, é o que passar pelo filtro do consumidores do seu bolso.” (p.283 PACCE)
Então vamos tentar levar em conta isso e colocar em questao a busca de transformar crianças em consumidor em potencial, ou induzir familiares a comprar determinados produtos.
Lendo sobre moda encontrei uma reportagem que trazia calças skinny para bebes e crianças. Glória Kalil define calça “Skinny” como “uma calça jeans tão justa que vista como um legging. Uma calça que faça o jeans cigarette parecer um modelo oversized, enorme e largado como a dos skatistas. Uma calça bem longa, que pode até franzir um pouco no calcanhar e que tenha a boca tão estreita que você tenha que tirar os sapatos e fazer pezinho de bailarina de ponta para poder entrar. O tecido é o índigo, azul ou preto, de preferência com uma pequena porcentagem de lycra na sua composição para você poder respirar e sentar. Como todo legging, veste bem quem tem quadril estreito, pernas longas e que nunca na vida tenha ouvido falar em culote”.
Com uma descrição dessas acho que fica claro o quanto é apropriado para crianças e suas atividades, uma vez que, como foi dito anteriormente, não são favoráveis ao movimento. Deixei a explicação um pouco longa, mas queria fazer um comentário: o culote pode ser comparado as fraldas?
Vale dizer que segundo representantes da marca houve esta preocupação com o movimento e espaço para a fralda. Na mesma reportagem, para demonstrar esse interesse em números, o Wall Street Journal, aponta que osskinny infantis constituem 40% da coleção jeans infanto-juvenil da Gap, e 70% da linha para meninas mais crescidinhas – mas nem tanto. Levi’s, J. Crew,American Eagle Outfitters e Target são algumas das marcas que comercializam esse produto.Espero que essa moda não se propague ou acabe em uma grande rede, acessível para maiores públicos. (acho que dá pra entender, não precisa desenhar que vc quer dizer pobre sem noção haha)

A reportagem termina com “nunca é cedo demais para se tornar uma fashion victim!”, em uma tradução ao pé da letra “uma vitima da moda”. Seria interessante que ninguém fosse vitima de ninguém, apesar de esse termo seratrelado ao nome de Oscar De La Renta,vítimas da moda são pessoas vulneráveis​​a modismo e materialismo, dois dos excessos amplamente reconhecida da moda e, conseqüentemente, ficam à mercê dos preconceitos da sociedade ou do interesse comercial da indústria da moda, ou de ambos. De acordo com a Versace, "Quando uma mulher altera o seu olhar muito de época para época, ela se torna uma vítima da moda."
Então mulheres (e homens) não alterem o seu olhar crítico a determinados assuntos, esta é a minha opinião você faz a sua...

Este texto ja estava pronto antes de eu ver a reportagem de capa da Veja SP de hoje (3 de julho 2011)

http://gnt.globo.com/Estilo/Noticias/Skinny-jeans-invade-o-armario-de-bebes-e-criancas-fashionistas.shtml
http://gnt.globo.com/Estilo/Noticias/Criancas-fashionistas--tao-famosas-quanto-seus-pais.shtml
http://gnt.globo.com/Estilo/Noticias/Tendencia-esportiva-para-criancas--Por-WGSN.shtml

http://gnt.globo.com/Estilo/Desfiles/Ronaldo-Fraga-no-SPFW--inverno-2011-.shtml

texto gloria kalil http://chic.ig.com.br/antigo/materias/377501-378000/377519/377519_1.html

* Conheça o Criança e Consumo - A Globo News citou através de texto no site veja o link

Reportagem R7