quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Obrigação postar contra o desrespeito ao trabalho


 Me vejo na obrigação de comentar um caso que aconteceu na semana passada. Não vou falar da situação em sí, pois o blog escreve sobre educação e lazer (minha area de atuação) e comenta assuntos que podem ser considerados críticos, mas está sempre de portas abertas as mais diversas opiniões. O blog utiliza um gerenciamento de comentários apenas para evitar palavras de baixo calão ou algo que considere desrespeitoso.
E por falar em desrespeito é como entendi a atitude da Sra Eliana Passareli (utilizo sra como uma questão de respeito a promotora), que durante um programa de tv no período da tarde, ao comentar sobre um acidente em que um pedaço do balanço (briquedo) caiu sobre uma criança levando a mesma ao óbito (em momento algum estou discutindo a programação do canal ou o fato de manter uma reportagem de quase 18min), fez um comentário que me desagradou.  Veja o comentário abaixo que retirei de um Comunicado Oficial feito pela Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), também repudiando a atitude da mesma Sra.


De acordo com informações que colhi na internet,  pois não encontrei o Lattes (onde encontram-se currículos de docentes), Eliana Passarelli é, segundo site da Universidade Metodista, Mestre em Direito pela PUC- SP (em um site da UNAERP Guarujá aparece como Doutora também), professora de direito penal daquela Universidade, promotora de Justiça e chefe do Departamento de Direito Penal, Direito Processual Penal e Medicina Legal.” Faz parte do corpo docente da FADISP e no LinkedIn ela aparece como Assessora do TRE do Estado de São Paulo. (se você não conhece alguma dessas entidades citadas coloco links ao final do texto)Utilizando palavras da própria Eliana Passarelli no programa “dizem que sou muito exagerada e rigorosa em minhas ações e sou mesmo”.  Neste momento concordo, há um exagero na hora de falar sobre o assunto, me espanta uma professora usar palavras como “coitado”, "estudante de uma faculdade qualquer" (julgando as universidades e cursos técnicos do país?) e dizer que pessoa faz um curso meia boca e vira tio (sim, eu também critico pseudo-cursos de recreação mas não generalizo). O caso se passou em um grande hotel que trabalha com pessoas que são area de recreação e lazer

Se a Sra Eliana  pretende atuar na area de lazer, buscando uma maior segurança em espaços de lazer, usando de seu conhecimento em direito, acho importantíssimo, mas por favor de uma forma mais respeitosa. Alguém que tem a formação em direito e também trabalha com assessoria de comunicação poderia imaginar que com o uso dessas palavras, mesmo em um programa de televisão que tem um cenário que tenta reproduzir uma sala de estar e uma conversa informal, ela atinge um numero muito grande de pessoas e o que é dito terá repercussão. Inclusive comentei o assunto em um texto anterior, no caso falava sobre redes sociais, e o foco era educação para usar as redes lembrando que as palavras podem atingir outras pessoas.
Concordo novamente com a Sra Passarelli ao dizer que não deveriam acontecer situações como esta, mas somos humanos e estamos sujeitos ao erro.  Sigo com outra frase ainda criticando o ocorrido (transcrevo a frase)  “aconteceu uma vez é sinal que você é inepto, que não pode fazer aquele trabalho”. Entendo que a questão está relacionada a vida de uma pessoa, a busca por respeitarmos mais a vida, e nesse ponto entendo que esse respeito se estende ao seres humanos e suas profissões, assim o comentário me parece um julgamento de valor, um deslize. E por ter relação direta a minha area de atuação escrevi esse texto para mais uma vez mostrar a importância das mais diversas áreas, antes de subdivisões trabalhamos com pessoas e por isso respeito e ética são os primeiros passos.
SE quiser conhecer mais sobre Eliana Passareli coloco as fontes citadas acima
FADISP link do curso (e de um caminho ao lattes da docente)
Linked in Eliana Passarelli
Metodista  
ABRE - Associação Brasileira de Recreadores
Programa de televisãofrase sobre o monitor - 11'40" a 12'25" – inaptidão profissional 14’04”http://www.redetv.com.br/atardeesua/video/280546/pericia-aponta-falhas-em-balanco-de-hotel-que-matou-garota.html
noticia sobre o acidente no estadão.com.br 
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,policia-apura-possivel-negligencia-na-morte-de-menina-em-balanco-de-hotel,908035,0.htm

Extra 
Para Silva (Tiago Aquino Paçoca Presidente e autor do comunicado Oficial e Gonçalves (2010) o recreador deverá apresentar na formação do seu currículo, a participação em cursos e palestras referentes à área da Recreação e Lazer. É indicada a formação universitária, para que o mesmo adquira conhecimentos e informações precisas para um desenvolvimento mais qualificado do seu trabalho. Vários cursos apresentam disciplinas específicas, tais como: Educação Física, Turismo, Lazer e Pedagogia. É interessante a formação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais com diversas formações acadêmicas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário