terça-feira, 31 de julho de 2012

Redes sociais e atletas (e não atletas)

Os Jogos Olímpicos de Londres mal começaram e já posso citar 3 situações com atletas e redes sociais, mas pode servir para não atletas também. O fato é falar sobre o uso, ou melhor do uso da rede sem pensar nas consequências.
Há algum tempo algumas pessoas já falam sobre a utilização das redes sociais por atletas, acertos e erros. Cito o trabalho de Vanessa Graziato *, os diversos videos e textos de Martha Gabriel que sempre lembra “não faça na rede o que você não faria fora dela”, além das diversas repercussões nos jornais da internet**.
Escrevo isso porque antes da olimpiada uma atleta Grega foi afastada, pois consideraram seu comentario no twitter como racista. Em outro caso um atleta Suiço hostilizou um atleta Sul Coreano e foi afastado. E hoje uma atleta Brasileira respondeu ofensivamente e entrou em uma discussão  com outros participantes da rede.
Coloco ao final do texto “link’s” para reportagem os casos e agora escrevo alguns pontos para serem pensados.
No caso do Suiço vejo alguem que queria desabafar e não soube como, imagino que ele não soube perder. Situações durante a fase de crescimento podem ensinar as crianças a perder, sabendo lidar melhor com essa frustração quando adultos.

O comentário da Grega pode ter gerado uma repercussão e a partir daí gera-se a polemica. Ao postar o caso em meu Facebook um amigo comentou “Cara, achei exagerada a reação ao comentário. Achei uma brincadeira comum. Acho que, infelizmente, por tantas colocações e manifestações realmente de mau gosto, todos que falam qqr coisa até inocente acabam sofrendo..” .  Alguns atletas (e não atletas também) tem que entender como funciona a rede social, que aquilo que dizemos fica registrado, se não me falha a memória a própria Martha Gabriel fala que a “rede não deixa esquecer”, se você postou alguém pode salvar  (a própria rede ou outras pessoas) e você será responsabilizado pelo que escreveu. 
Em um exemplo mais simples ontem postei em um grupo na rede para pais (e mães) uma pergunta assim:
As férias escolares estão chegando ao fim, vocês estão felizes ou faltou fazer alguma coisa?
Minha intenção era comentar sobre as dificuldades de se ter criança em casa durante todo o dia em varios dias consecutivos (férias). E a falta era relacionado ao ter programado alguma coisa e não ter realizado por alguma razão (estava curioso por saber qual seria essa razão que limitou o lazer, minha area de atuação e que poderia, dependendo do caso ,se tornar um texto ou um comentário em sala de aula). Como escrevi rapido pode ter escapado a pontuação gramatical, mas logo em seguida recebi um pedido para  alterar a pergunta, pois parecia algo como uma “culpa”, e que meu viés na participação para algo menos inquisitivo e negativo, algo que não passou pela minha cabeça, mas abriu a possibilidade desse entendimento. Não estou comparando com o caso da Grega,  apenas ressaltando o fato de que temos que estar atentos ao que publicamos na rede e pensar nas possibilidades de diferentes entendimentos que nossos comentários podem gerar.














GRAZIATO, Vanessa  “O Poder das Midias Sociais: Como não transformar o twitter em inimigo.“
2010.
Atleta suiço

Atleta Brasileira

Atleta grega

* outros exemplos de atletas que já tiveram problemas – Veja dia 26/07/2012
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/atletas-sao-craques-em-polemicas-nas-redes-sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário