quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Arabesco Humano ou Caleidoscópio?

O vídeo se chama Como Fazer um Arabesco Humano, mas ao assisti-lo diversas coisas vieram a minha cabeça.
O caleidoscópio era um brinquedo que eu curti muito quando era criança e que acredito que ainda seja capaz de entreter por diversas razões (preciso fazer um para minha afilhada). O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos) "belo, bonito", είδος (eidos) "imagem, figura" e eσκοπέω (scopeο) "olhar (para), observar".Poderia eu divagar que cada um dessas derivações poderiam ser os espelhos*?(escrevo mais abaixo) O video mostra algo que falo sempre em meus textos que é o diálogo entre áreas e assuntos, uma possibilidade que me atrai muito. Divagando mais uma vez: você já parou para pensar que as imagens criadas podem ser as inumeras visões que podemos dar sobre um assunto? (infinitas possibilidades). Veja esse vídeo que cruza pessoas, espelhos, imagens, dança, matemática, física, e tantos outros pontos que são citados no video (em inglês) ou que nós, com nosso ponto de vista, poderemos encontrar. Quem sabe ele te desperte alguma lembrança... melhor eu parar de escrever e deixar vocês verem:
  
Aos interessados em fazer um caleidoscópio em casa (posto um link com outro vídeo - um pouco longo mas bem interessante)
um pouco mais...
Caleidoscópio Brewster (físico escocês criador do caleidoscópio em 1817 - Wikipédia) consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.
O que é um "arabesco"? Segundo Houaiss é um ornamento de origem árabe, onde linhas, ramagens, flores e etc se entrelaçam (pessoas no vídeo acima). A Wikipédia traz uma ligação com os Islã, "para os Muçulmanos, essas formas em conjunto, constituem um padrão infinito que se estende para além do mundo visível e material. Para muitos no mundo Islâmico, tais formas simbolizam o infinito, e por conseguinte, a natureza abrangente da criação do Deus único (Alá)" 

Como fazer um caleidoscópio - link
Agradeço ao Vik Muniz que postou o vídeo no facebook

2 comentários:

  1. Excelente post, com uma analogia muito interessante sobre a produção do conhecimento, assim como você, acredito que, com o diálogo entre os diversos saberes, poderemos ter novos olhares e avanço sobre determinado assunto/objeto de estudo. Abraço, meu amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sá.. Elogio sempre é bom.. Vindo de voce entao ( referencia p mim) ...

    ResponderExcluir