sexta-feira, 16 de março de 2012

E agora Mãe? (Pai, Professor...)

Duas situações e uma duvida que pode se tornar um bom dialogo e quem sabe até um bom texto para pais, professores e interessados no assunto.
Semana passada uma turma do clube assistia um filme (tv a cabo, pois estava chovendo e essa é uma opção para dias de chuva – “cineminha”),quando em uma das frases do filme um dos personagens faz uma brincadeira de cunho sexual, avisando “eu sou hétero, nem vem que eu sou hetero” (vale o conteúdo, a frase não era exatamente essa, mas era esse o sentido). Antes do filme acabar um dos meninos (#aos9) me pergunta o que era hetero e o que ele queria dizer. Expliquei o que significava a palavra hetero (diferente, outro, irregular), contextualizei no filme, depois voltei e falei sobre homogenio e heterogenio, pois a exemplicação mostrando agua e oleo para mostrar a diferença ajudaria a explicação. 
Agora um “causo” que farei algumas adaptações para que eu passe o conteúdo sem que se identifique local e pessoas. Ontem passei por um espaço onde crianças (idade aprox 10 a 12 anos) brincavam em um local um pouco escuro, mas com movimento de adultos, quando uma menina sentou na barriga de seu colega, uma pessoa ameaçou intervir na posição  e eles logo mudaram de posição. A pessoa ainda comentou essa é uma turma do barulho, temos que ficar espertos.
Não colocarei muito minha opinião, pois gostaria que houvesse uma composição com pessoas (pais, mães, professores... e interessados). A questão da sexualidade está aí, pode e deve ser conversada em diversas idades, de adolescentes a idosos. Os casos acima são apenas exemplos onde na primeira eu pude intervir, na maneira que julguei apropriada pelo momento, lembrando que conheço desde bebê o primeiro menino citado e no segundo desconheço todos os personagens.

O que você acha?
Existe uma idade certa para falar sobre o assunto? 
Como você age (ou agiria) nos casos acima? 
Como é a conversa sobre sexo inclusive com seu parceiro?

2 comentários:

  1. Segundo a psicóloga clínica, educadora sexual e comunicadora social Laura Muller, as perguntas virão até de criancinhas e com a idade os questionamentos ficarão mais elaborados. “Não tenha medo, apenas adéque a resposta e a linguagem à faixa etária da criança, sem contar mentiras.”
    “No livro Altos papos sobre sexo, eu começo a falar dos 12 anos e as pessoas me questionavam se essa idade seria condizente. Doze anos é uma idade muito precoce para se iniciar sexualmente, mas é por volta dessa faixa etária que temos um “empurrão” hormonal, quando acontece a primeira menstruação nas meninas e a primeira ejaculação espontânea nos meninos. Isso significa que os genitais estão amadurecidos e que eles podem engravidar. Então, já está mais do que na hora para a gente explicar para esse pessoalzinho o que aconteceu com seus corpos. Eles já podem engravidar, mas não quer dizer que devam fazê-lo. Ainda é uma fase muito precoce e, talvez, explicar que o momento de iniciar a sexualidade é quando eles estiverem mais amadurecidos e preparados para isso.

    http://www.lauramuller.com.br/uploads/na_midia/1328104148.pdf
    vale conferir o site dela www.lauramuller.com.br e livro “Altos papos sobre Sexo: dos 12 aos 80 anos”

    ResponderExcluir