terça-feira, 28 de junho de 2011

Férias é hora de brincar na ...


As férias estão chegando e ai... alguns pais começam a ficar preocupados com o que fazer. Inumeros blogs sites já deixaram a receita dos cupcakes (bolinhos no copo, que já podem ser uma primeira brincadeira, existe até uma receita para microondas) que me lembram os bebezinhos da Sevenboys (não ganhei nada para escrever foi apenas uma lembrança da minha infância).
Ainda que você não conheça a receita (coloco ao final), o que eu proponho é a criação de temas para enfeitar os bolinhos.
Como assim???
Por exemplo: Este final de semana, participei da criação de cupcakes inspirados pelos personagens do filme “Alice no País das Maravilhas”. Da uma olhada no Chapeleiro Maluco, no Gato que Ri, no Coelho Branco, na Rainha de Copas, na Lagarta Azul e tem até o “eat me” ou “coma me” do bolinho que ela come no começo do filme quando ela precisa
entrar na portinha...

NÃO PRECISA ESTAR RELACIONADO AOS PERSONAGENS PODE SER SOMENTE UMA CENA... vamos usar a imaginação!!!
Estou pensando em uma versão cupcakes do Carros ou do Kung Fu Panda, será que dá??
(Se alguém fizer me envie as fotos que eu posto!!)

Receita voce pode usar massa pronta para bolos (existem varias no mercado) ou fazer a sua
exemplo de massa de chocolate
Massa:

1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de leite
3/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Video com execução da receita (no UOL)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa Junina: Uma festa, muitas brincadeiras.


Junho esta aí, e com ele a tal da festa junina. Para muitos alunos é interessante pois logo mais chegam as férias, para outros uma festa divertida com algumas brincadeiras.
Aproveitando o texto do Criança e Consumo “Festas Juninas: Brincar pode ser mais divertido que ganhar prendas!”, resolvi tentar colaborar colocando alguns jogos e atividades que fazemos no Clube. Há algum tempo organizamos uma festa junina da recreação, que acontece a tarde, separada da festa principal do clube. Essa festa é pensada e organizada com as crianças. Uma das características do clube é não ter um grande numero de sócios, portanto as idéias apresentadas podem ser realizadas em casa.Primeiro vale lembrar o que é uma festa junina, com o que ela esta relacionada e outras coisas (apresentar mais sobre folclore, Santo Antonio, São João e São Pedro) que você pode utilizar para tornar ainda mais atrativa a brincadeira.Organizando a festa.Começamos normalmente, perguntando para as
crianças o que elas se lembram da festa junina, o que tem que ter e o que é possível fazer, como por exemplo enfeitar a sala...
Logo surge a idéia de colocar bandeirinhas, ótimo! Vamos fazer as bandeirinhas!
Papel de seda, tesoura (sem ponta), barbante e cola.

Colar as bandeirinhas no barbante e depois pendurar

Repare na próxima foto, no tamanho do participante. Os mais velhos, que já participaram da recreação, continuam frequentando o espaço (com outros interesses, como conversar com os monitores) e sempre que podem participam!


Ao fundo (proximo as varinhas) existe um desenho de um burro (uma tentativa), é o “rabo do burro”, uma cartolina colada sobre um pedaço de isopor e o rabo será um palito (pode ser aquele de churrasco, só a pontinha) com papel crepom marrom, para ser o rabo.
Atira latasLatas (hoje não é das coisas mais faceis, mas é possivel arranjar), bola de meia ou de plastico mesmo, é possivel substituir por caixas de leite (voce pode ou não preencher as caixas para dar um peso diferente).
Boca do PalhaçoA foto mostra uma feita na marcenaria, porém você pode fazer em casa com tecido e cola quente (sempre supervisione e ajude em caso de crianças pequenas), use bolinhas mais leves, de jornal, amarradas com barbante e presas com fita adesiva (aquela de mudança).
Pescaria
O normal seria uma bacia com areia e os peixinhos feito com caixa de papelão (voce consegue no mercado), a varinha feita com um pedaço de bambu (se não conseguir um graveto de madeira, é uma otima oportunidade para procurar em uma praça ou um parque, olha quantas possibilidades dentro de outra), fio de nylon ou barbante, o anzol será feito com um clipe quebrado (coloque fita adesiva para proteger as pontas), e no peixe também haverá um clipe (apenas abra o clipe em forma de “S” uma parte prenda no papelão a outra fica para pescar o peixe).


Todas as brincadeiras acontecem sem prendas. Temos doces, alguns característicos da festa junina, e a alimentação pode ser uma outra opção de atividades para se fazer em casa, mas essa eu deixo para depois. Reparem que na brincadeira participam crianças e adultos.

Quero deixar um fragmento do texto do Florestan Fernandes, para que cada um possa refletir a sua maneira (se quiser comentar e colaborar com o texto, o espaço esta aberto) (p.13 e 14) "Através do folguedo folclórico a criança não só “aprende algo”, como adquire uma experiência societária de complexa significação para o desenvolvimento de sua personalidade..., o folclore não é mera fonte de recreação para as crianças ou para os adultos... em momentos de crise social o folclore pode ser um elo entre o presente e o passado."

Boa brincadeira!!!

FERNANDES. F (2004) folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 3 edição São Paulo Martins Fontes (raízes).
Quero agradecer ao Clube Hípico Santo Amaro e à todas as pessoas (crianças, adolescentes e adultos) que participaram e participam da organização dessa atividade. A Lívia e a Tati (elas me ajudam na hora de encontrar alguns livros na Martins Fontes).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arte no cotidiano

No Blog que escrevo para o araraquara.com coloquei um texto sobre a presença da chamada arte em nosso cotidiano. Não tenho nenhuma pretensão neste momento de definir algum conceito de arte, ou artistas, apenas apresentar algumas opções que podem despertar o interesse em algumas pessoas.
No texto de lá apresentei uma abertura de novela que usou uma imagem de um grande fotógrafo de guerra em sua composição (se não viu clique aqui). Mas existem diversos exemplos que poderiam ser apresentados, por isso resolvi apresentar mais um, o trabalho do artista plástico Vik Muniz.
Você se lembra da abertura da novela “Passione”?
Ela foi baseada em um dos trabalhos de Vik, se você lembrou, gostou do trabalho, ou tem curiosidade para saber mais, veja o documentário “Lixo Extraordinário”. Um documentário que fala de arte, do “lixo” (materiais recicláveis), e de muitas vidas que se cruzam.
Aos Pais e Professores que me seguem, essa é uma ótima opção para iniciar um dialogo sobre diversos assuntos (arte, meio ambiente, educação...), entre tantos pontos que poderiam ser discutidos quero apenas atentar para a possibilidade de mudança através da educação.
Termino usando um fragmento do livro de Fabrício Andrade, que pode ser um princípio para o diálogo? (comente isso é um blog)
“Hoje se temos uma arte incerta e, assim, um ensino de arte incerto, é porque o homem se sente incerto... Mais do que aceitar a incerteza é preciso, recorrentemente, continuar o caminho da descoberta. Da criação. Da relação do homem consigo e com o mundo em que vive... Da arte que constrói expressões únicas..."


PEREIRA F A 2006 Arte-educação: emoção e racionalidade. São Paulo Ed. Annablume BH Facisa

Site do Filme http://www.lixoextraordinario.net/index.php

Para quem não lembra, abertura da Novela (aqui)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cultura e Lazer no Início de Junho

Não sou muito de copiar noticias no Blog pois nao acredito que seja esta a função do blog, mas quero reunir dois acontecimentos nesse inicio de junho em SP.


O primeiro é o "Virada Sustentável"

Que se propõe a “Difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo”. Com esta missão desenhada, a primeira edição da Virada Sustentável, que acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo, pretende iniciar um processo de conscientização da sociedade quanto às principais questões socioambientais."

Saiba mais (veja também o Criança e Consumo)

E "Festa do Teatro"
Nos dias 02, 03 e 04 de junho serão distribuídos gratuitamente ao público 40 mil ingresso de cerca de 150 espetáculos em cartaz em São Paulo – que poderão ser vistas durante dez dias: de 03 a 12 de junho.N

As peças participantes você encontra no site oficial do evento. Entre os destaque estão: “Sem Pensar”, com Denise Fraga; “Deus da Carnificina”, com Júlia Lemmertz, Paulo Betti e grande elenco; “Pterodátilos”, com Marco Nanini, “Seis Aulas de Dança em Seis Semanas”, com Tuca Andrada e Suely Franco; e “Um Porto para Elizabeth Bishop”, com Regina Braga.os dias 02,

POSTOS DE DISTRIBUIÇÂO DE INGRESSOS
Dias 02, 03 e 04 de junho


Das 11h às 14h

Biblioteca Mário Schenberg – Rua Catão, 611 – Lapa
Biblioteca Paulo Setúbal – Av. Renata, 163 – Vila Formosa
Casa Amarela - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

Das 14h às 17h
Teatro Municipal – distribuição em frente às Casas Bahia


Das 16h às 19h
CCSP – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

SP Escola de Teatro – Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás03 e 04 de junho serão distribuídos gratuitamente ao público 40 mil ingresso de cerca de 150 espetáculos em cartaz em São Paulo – que poderão ser vistas durante dez dias: de 03 a 12 de junho.