quinta-feira, 26 de maio de 2011

“Kit homofobia”, Copa do Mundo no Brasil e a tal da Educação

A presidente disse hoje (26/maio/2011) que não aprova o “kit anti-homofobia”, suspendendo o video e as cartilhas, alegando que o governo não deve interferir na vida privada dos brasileiros.
No “Jornal Hoje” (TV Globo), foi dito que esses videos só seriam apresentados em escolas que já tiveram situações de homofobia.
Segundo Dilma (globo.com)

“Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas . Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você”
“A presidenta entendeu que esse material não combate a homofobia. Não foi desenhado de maneira apropriada para promover aquilo que ele pretende, que é o combate a violência. (...) Os vídeos poderão ser integralmente refeitos”, afirmou Haddad.
(a palavra presidenta foi usada pelo site).

O noticias R7 tem outra frase que gostaria de comentar:
“Não acho que o kit faça defesa de práticas não homofóbicas. Não assisti aos vídeos, mas há um pedaço que vi na televisão, passado por vocês [mídia], que não concordo
Ao pensar em escrever um texto sobre a situação do “kit anti-homofobia” (está entre aspas pois este é o termo que apareceu nas reportagens e não entrarei nesta questão no momento), me veio a copa do mundo. Sim, eu sou educador físico, mas não foi por isso e sim por algumas tristes coincidências. Por exemplo, esse dinheiro gasto com a campanha que foi vetada? Nada vai acontecer? Criou-se um novo departamento para analisar a questão, também conhecido como mais um gasto do dinheiro público. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN) diz que pretende acionar judicialmente para que seja devolvido aos cofres públicos todo dinheiro gasto com material (Folha e Estadão).
Olha que proposta interessante a ser considerada no caso das construções de novos estadios no Brasil antes de se pensar na estrutura de transporte coletivo, aeroportos, segurança entre outros fatores que serão no minimo mais utilizados pela população (não cumpriu responde judicialmente.. seria utopia).
Continuando, esse material (o kit) seria utilizado apenas em escolas que já apresentaram casos de homofobia. Não existe uma prevenção, apenas se repara onde o problema já aconteceu. (Me lembrou o caso do Neymar ser o embaixador contra AIDS, para quem vai ser pai é importante!)
Para a Copa, as reformas e as construções atrasam. O dinheiro gasto não é suficiente, surgem as obras emergenciais e novos recursos públicos são gastos. (Qualquer semelhança com o que esta contecendo com o kit deve ser mera coincidência) .
Concordo com o fato de que o governo não deve de forma alguma interferir na vida privada, mas TEM A OBRIGAÇÃO de interferir na vida pública.
Isso significa ter atenção com a educação, pois querer uma educação que respeite as diferenças é condição sine qua non para o desenvolvimento de cidadãos mais tolerantes, mas para isso particularmente esperava que o governo projetasse melhor suas ações (e se interessasse mais pelo assunto, repare que a Dilma soube da noticia pela imprensa e não viu os videos). Organizando melhor suas ações poderia evitar um mau uso do dinheiro público, e se responsabilizar pelos seus atos (principalmente por seus erros, e isso vale para a Copa também).
Considero que este seria um inicio de trabalho de combate a violência à qual nós cidadãos passamos ao ver situaçãos como essas nas esferas do poder público. (se quiserem depois disso podem até fazer um kit com video e
cartilha de um bom trabalho de educação).

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/governo-nao-fara-propaganda-de-opcao-sexual-diz-dilma-sobre-kit.html
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/governo-nao-vai-fazer-propaganda-de-opcoes-sexuais-diz-dilma-sobre-kit-gay-20110526.html
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/05/17/onu-quer-neymar-como-embaixador-de-campanha-contra-a-aids-diz-jornal.jhtm
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/921254-dem-pede-devolucao-dos-gastos-com-kit-anti-homofobia.shtml
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dem-quer-ressarcimento-de-gasto-com-kit-anti-homofobia,724411,0.htm



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curso na Escola do MASP

Assim como comentei no ultimo texto, comecei um curso na Escola do MASP de “Formação de Agentes Culturais”*. E por que resolvi escrever sobre isso no blog? Primeiro porque se existe a possibilidade de conversar com mais pessoas sobre assuntos relacionados a educação, me interesso. Segundo porque esse curso poderá ajudar no trabalho com as crianças no Águia de Ouro (Águias do Futuro).

No curso temos um grupo muito interessante, com pessoas que atuam em diferentes frentes. Iniciamos o trabalho com aulas que estão nos trazendo uma ampliação da visão sobre a linguagem teatral e refletindo a sua inserção em espaços culturais. As aulas são ministradas pela Professora “Lelê” (Alessandra Ancona de Faria – Dra Educação pela PUC), que em suas aulas nos propos alguns momentos chamados de “escrita criativa”, na qual colocarmos o que aprendemos em prática através da escrita.
Abaixo coloco minha primeira cena



“De volta as aulas”
A chegada a Escola do Masp, a sala com apenas alguns estudantes, chego e me apresento:
Prazer Rafael, Eles se apresentam também.
O tempo passa, outros participantes do curso chegam e começam a preencher a sala e seus lugares, os olhares que antecedem a apresentação formal.
Iniciamos a apresentação, a cada momento aparece uma história, um caminho e alguns interesses. Após essa primeira apresentação iniciamos as vivências (jogos). Engraçado como algumas situações se repetiram.
O primeiro jogo a percepção do eu, perceber o corpo, iniciar movimentos, parecia a entrada na sala de aula. Depois o jogo era “Entre o palco e a platéia”, começamos a nos perceber.
Pode ser, o lugar para sentar, uma cadeira na lateral, no fundo da sala, próxima ou longe da mesa da professora. E para contar apenas mais uma atividade, fizemos uma parte do objeto, o jogo consistia em compor a cena de acordo com o seu pensamento e vontade naquele momento.
Pode ser, agora começou o curso, componha essa estrutura do seu modo, lá na frente conseguiremos observar pelo menos um pouco, o que nós vamos construir.

Algumas dessas partes durante a construção espero poder escrever por aqui.
Sobre as atividades você pode encontrar mais nos livros de Viola Spolin, e no trabalho de mestrado da Prof. Alessandra Ancona Faria http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-11122008-092315/es.php

Queria agradecer ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), que em parceria com o Banco Votorantim oferece esse curso de capacitação de formação de agentes culturais que me ajudará a instrumentalizar o meu trabalho no G.R.E.S. Águia de Ouro e quem sabe em outras lugares também.
Se quiser saber mais sobre a Escola do MASP acesse http://www.masp.art.br/masp2010/escola_masp.php

sábado, 7 de maio de 2011

E no "Dia das Mães", a realidade e meu desejo

Olá, primeiro gostaria de pedir desculpas pela demora para publicar, mas acontece, trabalho, estudo (Estou fazendo um curso. Esta semana devo escrever algo sobre o assunto), mas voltando ao dias das mães, fiquei imaginando o que escrever. Pensei em falar sobre a questão comercial , para quem não sabe o dia das mães é a segunda data comercial mais forte, perdendo apenas para o natal**. A segunda idéia foi colocar alguma atividade para se fazer com os filhos, ou presentes feitos em casa para entregar para as mães, mas eis que de repente, surge a ideia, um filme (uma animação) que foi criada por Breno Licursi (meu primo).
Ok? E qual a relação com dias das mães?
Como inumeras mães com quem converso virtualmente ou pessoalmente que cuidam de seus filhos, a cada momento em que eles estão crescendo, são momentos inesqueciveis, e quando menos se espera, ele cresce, faz faculdade, vai morar fora de casa, da cidade, até do país, mas mesmo assim a mãe não abandona, liga, conversa por internet, vai até o Canadá ver a apresentação do trabalho de conclusão do seu filho. E nesse trabalho.. .

Sharp Attack from Breno Licursi on Vimeo.


Alguém se reconhece? já viu algo parecido? não precisa ser o acidente, mas uma cena apenas, um filho super-herói, um momento de arrancar os cabelos???
As mães que ainda não se viram nessa situação e agora podem estar preocupadas com o que seu “anjinho” pode fazer (só para lembrar meu nome é Rafael, um arcanjo assim como EU. Claro!), fique tranquila!
O que é ser mãe eu não posso dizer.. nem o que elas sentem, mas converso com muitas que passam por situaçoes lindas e outras nem tanto.
Nesse dia, assim como nos outros, quero desejar toda felicidade do mundo as mães, que muitas de vocês possam se orgulhar de seus filhos e quem sabe em algum momento eles possam retribuir todo esse carinho, com presentes muito mais valiosos que um presente comprado em qualquer loja.
Parabéns ao Breninho por sua produção!! Obrigado pela ajuda...

E Parabéns a todas as mães !! (e minha que ajuda nos textos e no trabalho)

** veja mais no link do criança e consumo