segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

cidade - 7 de fevereiro 2011

Duro começar o dia de hoje vendo o que aconteceu na Cidade do Samba (RJ). No local há 14 barracões, sendo que os atingidos foram os da Portela, Grande Rio, União da Ilha do Governador e o cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Não é a primeira vez que isso acontece, algumas escolas já passaram por estes problemas, assim como em São Paulo algumas escolas também foram atingidas pelas chuvas, mas a proporção desta vez é muito grande
Há quem não goste do carnaval, por diversas questões, mas antes disso acho que todos nós respeitamos nossos semelhantes, ou deveriamos. Há pouco tempo atrás mostramos nossa capacidade de sermos solidários, que as dificuldades algumas vezes aproximam as pessoas e acredito que dessa vez não será diferente. As noticias mostram que a prefeitura e as agremiações, que durante a avenida são concorrentes, sabem a dificuldade e a complexidade de se construir um carnaval e farão o possivel para que essas agremiações entrem na avenida da melhor maneira possivel.
Para quem não conhece esses barracões, acho legal explicar que mais que um deposito de fantasias ou local para carros alegóricos, existem projetos de ensino profissionalizantes em 21 oficinas ligadas à indústria do carnaval e ao setor administrativo das fábricas de alegorias. O Barracão 1 da LIESA reúne diariamente 160 aprendizes – a maior parte deles de comunidades de baixa renda. As aulas são de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e os cursos duram, em média, quatro meses.
As oficinas são as seguintes: Escultura (em isopor, espuma, gesso e resina), Adereços, Chapelaria, Acessórios, Hospitalidade (Turismo), Informática, Cabeleireiro, Maquiagem, Bordados, Corte e Costura, Modelagem, Cartonagem, Estamparia, Figurinos, Decoração e Inglês, entre outras.
O Carnaval, cada vez mais é profissional (repare no link no final do texto – industria da folia*), sim existem influências economicas, afinal nenhum show dessa magnitude acontece sem recursos, mas lá dentro dessas fábricas existem muitos funcionários que ainda sonham, que se realizam ao verem suas obras serem contempladas por uma multidão, e porque não dizer pelo mundo através de diversos meios.
O Carnaval para muitos termina na quarta feira de cinzas, para os foliões, mas para quem participa das escolas de samba é o recomeço, um novo ano pela frente, campeão, rebaixado, seja lá qual a sua posição no ano, tudo irá recomeçar.
Tem uma frase que pode exemplificar um pouco esse momento, é hora da “fenix ressurgir das cinzas”, pode parecer clichê mas estou procurando algo que possa de forma tão real traduzir um momento.
Esse pássaro da mitologia grega entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas, mas tinha como característica sua força que a fazia transportar em voo cargas muito pesadas. Pesado é ver seus sonhos serem afetados, na cidade do samba ou na “cidade da vida”, se é que pode se dizer assim.

Fênix renascendo das cinzas

*veja mais no site barracão e industria da folia

Nenhum comentário:

Postar um comentário