quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

#cpbr4 Carnaval tecnologico

Como contei no post anterior estou na Campus Party 2011 trabalhando, mas estou atento a diversos dialogos e acontecimentos. Neste mesmo post anterior coloquei uma cpu que me chamou muito a atenção, e mais tarde conversando pelo twitter e vendo comentários de algumas pessoas, li essa frase:
Campus Party = Carnaval "tecnológico" Desfile de Pcs Alegóricos. ()
Nessa semana de imersão tecnológica, surge a oportunidade de fazer um comentário com assunto também recorrente aqui no blog o Carnaval (veja por palavra chave).
Recordei de um trecho de Nilton Silva dos Santos no livro "Carnaval em multiplos planos" em que ele cita o trabalho de Simmel (1986) que descreve os "processos vividos pela humanidade na consolidação do individualismo como um dos frutos da modernidade, juntamente com a metropole, e da fragmentação ... aquilo que denominamos individualidade, a"vontade de poder distinguir-se, de ser notado e famoso" enfim o desejo de chamar a atenção, de ser visto, de ser notado."
ok... vocês foram notados...






SANTOS N S 2009 Estilo autoral e individualidade artística: os carnavalescos no carnaval carioca IN Carnaval em multiplos planos org CAVALCANTI M L & GONÇALVES R RJ Editora Aeroplano

SIMMEL G 1986 El individuo y la liberdad Barcelona Peninsula 1986

2 comentários:

  1. Olá!

    Quando elaborei a frase que tu citou (Campus Party = Carnaval "tecnológico" Desfile de Pcs Alegóricos.) eu estava pensando no que a Campus Party contribui para divulgação de novas tecnologias, no mesmo mesmo dia eu comparei a uma feira de Tunning de carros e fiz uma brincadeira na qual o reporter perguntava a um dos participante: "Diga para o publico o que esse super computador cheio de neons, sistema de refrigeração faz" aí o participante responde: "Ele entra na internet e.....e......é acho que é isso", a comparação com o carnaval foi realmente uma provocação sobre o real sentido dessa feira/encontro.

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas que mais me atrai na rede é a possibilidade de escrever com outro olhar sobre um mesmo assunto.
    Parece que o termo "Carnaval" teve um sentido aos excessos para algo que não haveria necessidade, vejo a demonstração criatividade de cada autor (além das funções que podem haver em determinada construção). Claro que sou contra excessos que possam prejudicar o próximo, o que não me pareceu nesse caso. E encontros como esse, empresariais ou universitários são aproveitados de diversas forma por cada individuo, por isso acredito na criatividade de cada individuo como uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e coletivo.

    ResponderExcluir