terça-feira, 26 de outubro de 2010

II Encontro WMF Martins Fontes de literatura Infantil e juvenil



Já escrevi alguns textos sobre encontros como Bienal, postei um vídeo sobre livro (o lado tecnológico) e sempre que for possível escreverei da importância de usá-los durante o lazer. Mas neste sábado fui convidado para um encontro sobre literatura infantil e juvenil na escola.
Uma manhã com a oportunidade de escutar três palestrantes falando um pouco sobre o que eles (WMF Martins Fontes) chamaram de “livros: modo de usar – a mediação da leitura na escola. Nicolau iniciou a manhã falando da literatura para crianças e jovens e a formação de leitores literários. Após um café para encontrar amigos e professores que estiveram por lá seguimos com a Maria José Nóbrega falando de “ler na escola - como identificar boas práticas com os gêneros literários?”.
E terminamos com Ilan Branman “Quem tem medo do lobo mau? uma reflexão sobre o politicamente correto na educação e na literatura infantil e juvenil.
Gostaria de fazer um comentário, que foi ressaltado por um dos palestrantes, como é bom ver diversos (não tenho dados precisos mas acredito que mais de 80 participantes) professores que depois de uma semana de aula usaram seu sábado que poderia ser de lazer em prol de um dialogo com outros profissionais, em busca de um melhor aprendizado e de tentar pensar mais sobre a educação.
Parabéns à editora por repetir a idéia, já que este foi o segundo ano desse evento (gratuito), e PARABÉNS aos professores, não só os presentes mas todos aqueles que ainda acreditam na educação por seus diversos meios.


Palestrantes

José Nicolau Gregorian Filho, doutor em lingüística e literatura e professor de literatura infantil do depto. de letras clássicas e vernáculas da USP

Maria José Nóbrega, mestre em filosofia e Lingua portuguesa (USP) coordenadora do curso de pós-graduação “Docência em Língua Portuguesa” do ISE-Vera Cruz e assessora pedagógica das revistas Carta na Escolae Carta Fundamental.

Ilan Brenman, escritor e doutor em educação.

4 comentários:

  1. Cool... gostaria de estar lá. Leio, gosto de ler, promovo leitura. Não leio tudo, mas leio bastante.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeeeeeeeeiiiii!!!!

    Obrigada, viu Rafa?! Sua presença foi importantíssima para nós e ter este retorno tão positivo foi muito bom!!!


    Até o próximo encontro de literatura!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço, o convite... Dentro
    e fora das salas de aula ..devemos incentivar a leitura...

    E andré no próximo eu vou pedir se posso te avisar.. abraço

    ResponderExcluir
  4. Rafaaaaaaaaaa... que tudão.

    Tinha certeza que ia gostar, Rafa também é cultura, rs.

    Me liga inferrrrrrno, preciso saber o local de sábado.

    Bjs.

    Bjs.

    ResponderExcluir