quarta-feira, 29 de setembro de 2010
3 de Outubro
Venho há algum tempo pensando sobre escrever ou não sobre eleições, política ou apenas criar uma relação mais leve com alguma data relevante em outubro.
Os assuntos diretamente relacionados ou periféricos são diversos: como cada candidato se apresenta, suas campanhas (quando existem), “quebra de sigilo”, “troca de influencias”, nepotismo, propina e eles podem vir sozinhos ou combinados dentro de um mesmo momento.
Algumas figuras que estão a disposição para serem eleitas, me fizeram pensar muito sobre qual atitude tomar no blog e no domingo de eleição. Mas entre pensamentos me veio a cabeça uma uma musica que pode trazer algumas idéias a serem refletidas.
A musica foi “Contrastes” cantada por Luiz Melodia:
Existe muita tristeza
Na rua da alegria
Existe muita desordem
Na rua da harmonia
Analisando essa historia
Cada vez mais me embaraço
Quanto mais longe do circo
Mais eu encontro um palhaço
Cada vez mais me embaraço
Analisando essa historia
Existe muito fracasso
Dentro do largo da glória
Analisando essa historia
Cada vez mais me embaraço
Quanto mais longe do circo (Meu Deus!) mais eu encontro um palhaço.
Qualquer semelhança é mera coincidencia, acredito na politica como um meio de transformar a sociedade, iniciando pela educação do cidadão como um todo inclusive para entender o que é a politica e como fazer participar mesmo que em seus “microcosmo social” (entenda como nossa casa, rua, cndominio, bairro, associação).
Mv Bill fala sobre este assunto, dizendo que o rapper é uma referencia comunitaria e de atuação politica, e que reconhece nela um “caminho democrático que pode nos levar a outros lugares.” Lugares em que se encontre uma geração de “novos políticos” ou melhor uma geração de cidadãos mais participativos e reflexivos que possam garantir representantes no governo e não apenas nomeá-los para o exercicio do poder.
Que busquem uma legitimidade, sem querer construir um pais ideal, apenas nos afastar da chamada, "legitimidade tradicional" (Max Weber)*.
Parecem nomes disconhecidos, mas estão presentes em nosso dia-a-dia. Legitimidade tradicional consiste em uma crença compartilhada de que o poder deve ser exercido da mesma forma e pelos atores que historicamente sempre o fizeram. Repetir o mandante no poder ou alguém indicado por ele... só para refrescar a memória:
FHC se reelegeu, Lula também, e "se o Pita não for um bom prefeito..." ta bom!!
O tradicionalismo esta incrustado, ele é mais eficaz quanto menos as pessoas se dao conta, pois elas conservam o que ja está, sem pensar no porque?
Legitimo é demonstrar conhecimento e atitudes e através destas ser reconhecido como tal através de uma manifestação social como o voto.
“Contrastes” cantada por Luiz Melodia
*pensamentos que seguem estão baseado em uma video aula do Prof. Clovis de Barros Filho – Se interessar veja a aula tem muito mais que se relaciona com o texto acima, como por exemplo a cultura politica (de participação, submissão e paroquial).
Site MVBill
http://www.noticiario-periferico.com/2009/06/mv-bill-cogita-ideia-de-ser-candidato.html
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Eu conheci
No ultimo post, escrevi uma apresentação do grupo Planeta Saúde Brasil, do GRAAC, aqueles que tiveram a curiosidade de ler o texto do “Pediatra em Casa”, ele convida a conhecer também a AACD (eu coloquei o link do blog e da AACD).
Dentro do meu trabalho e estudo já tive algumas oportunidades de trabalhar e conviver com diversos grupos, mas a pergunta era se conhecia o GRAAC ou a AACD.
Vou contar da oportunidade de convivência com um grupo da AACD, na visita a “Revolução Genômica”, no dia 18 de junho de 2009. Oportunidade essa gerada pelo “Instituto Votorantin – Programa de democratização Cultural Votorantin”, através de agencias de eventos. Fizemos outras ações que eu conto em outra oportunidade. Foi uma tarde muito divertida na qual pude conversar, trocar experiências, manter um dialogo muito agradável, além da visita.
Após essa visita aqueles que quiseram responderam um questionário (organizado por uma agencia que me chamou para o trabalho).
Entre algumas perguntas vou citar duas.
O que você mais gostou na atividade?
Sugestões:
Dois não responderam, e os outros oito que responderam essa questão disseram que gostaram da chance de aprender mais e da orientação dos monitores (durante o translado e na exposição), com direito a elogio nominal (Grazi monitora da exposição e eu monitor da equipe). O trabalho do monitor independente do grupo tem sua relevância.
Nas sugestões, um pedido de veículo adaptado, pois o microônibus não era adaptado e tínhamos uma participante que precisaria dessa adaptação – ver foto. Não impediu a visita, mas poderia ser de um modo mais fácil.
E destes oito que responderam cinco (acima de 60%) pediram para ser convidados mais vezes para outras oportunidades.
Portanto se você empresa estiver interessado em convidá-los, por favor, faça!
No final de 2009 tentei uma visita ao Santos Futebol Clube, fui muito bem recebido, mas por uma questão de incompatibilidade de agendas a visita não se realizou, mas assim que possível irei conseguir concretizar mais um evento ao lado da AACD (ou de outra instituição).
Agradeço a cada um que esteve neste dia, não irei escrever o nome de cada um, mas a maioria esta na foto(espero que algum deles veja o texto), falta um e a Sra. Edna Garcez que além da ajuda na coordenação ainda me presenteou com uma camisa da AACD que eu guardo com todo carinho.
Obrigado!!
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Você Conhece?
Poderia ter citado outros parceiros, assim como ja fiz, que fazem parte do Planeta Saúde Brasil.
Você conhece o grupo “Planeta Saúde Brasil”?
"O grupo reúne num só lugar diversos profissionais do setor da saúde, agregando o conteúdo integral de seus artigos mais recentes. É uma leitura de qualidade tanto para profissionais de saúde quanto para a população geral, especialmente para pessoas interessadas em conhecer diferentes pontos de vista sobre o campo da saúde."*
As palavras da Patricia (vídeo), conseguem exprimir um pouco sobre a presença do lazer e da educação na saúde, não vou entrar em partes teóricas, mas só atentar para uma frase:
“A brinquedoteca é o único lugar no hospital onde as crianças podem escolher o que elas fazem”
Por isso conheçam
GRAACC
AACD
* Planeta Saúde Brasil
Pediatra em casa - Você conhece o GRAACC
Jogo no metrô??
Nos últimos dias saíram algumas noticias sobre o metrô, então o blog tentando estar dentro dos temas atuais vai contar sobre uma atividade dentro do metrô.
O "Metrô Game" (jogo no metrô) é um evento anual que acontece nas dependências do Metrô da cidade de São Paulo, onde equipes disputam por meio de uma corrida a chegada ao ponto final.
A primeira edição aconteceu em outubro de 2007 e esta é a quarta edição desde sua idealização (Professor Ronald Caviquioli). É um jogo com técnicas de pistas, personagens e enigmas que farão com que as equipes vivenciem um caça ao tesouro dentro do ambiente do Metrô.
Segundo a organização os objetivos são:
- Integrar os participantes, a partir de uma competição lúdico-recreativa, onde o foco maior da atividade é a conquista do objetivo final;
- Propiciar através do jogo, entretenimento aliado a educação não-formal;
- Proporcionar o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e recreativas nos seus desdobramentos;
- Valorizar os pontos e elementos culturais do Metrô da cidade de São Paulo.
O evento acontecerá no dia 07 de novembro de 2010 (Domingo), com ponto de encontro marcado na estação Sé do metro às 9 horas e com termino às 13 horas.O jogo é realizado em equipes de 3, 4 ou 5 pessoas, o "responsável" pela equipe deverá preencher o cadastro e fazer o pagamento (R$150,00 por equipe) que inclui uma camiseta personalizada e um certificado de participação entregues pela empresa que organiza a atividade.
Aos interessados acessem o link.
(o texto foi baseado no próprio site da empresa)
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Objetos de Aprendizagem
à troca de experiências e pesquisa acerca de objetos de aprendizagem e outras tecnologias para a educação a fim de construir uma visão comum que permita fazer uso desses instrumentos
Site do congresso
O que é Objeto de Aprendizagem
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Alguém disse
Gostaria de trazer uma noticia que circulou em agosto no NY times e na Folha de São Paulo (réplica): uma pesquisa intitulada “Does Consumption Buy Happiness? (Thomas DeLeire), em uma tradução simples seria “O dinheiro compra felicidade?”.
A pesquisa foi realizada com uma amostra representativa da população Americana (Estados Unidos) examinando a associação entre componentes do consumo e da felicidade. Aos interessados pela pesquisa, eo endereço esta no final do texto.
Por que trago esta pesquisa para nosso dialogo?
Porque esta pesquisa apresentou como os dois pontos mais relevantes associados a felicidade o "consumo de carros" e o "lazer" dentro de sua influência no tecido social. Em texto publicado pelo Instituto Alana também mostra que a pesquisa traz itens usados para ações de lazer, ou seja, compras relacionadas a férias, entretenimento e equipamentos para prática de esportes, como uma categoria de consumo que pode ser associada de fato à felicidade.
Olha o lazer aparecendo cada vez mais em nossa sociedade! O “consumo do lazer”, inclui despesas como (dados da pesquisa): viagens de férias, ingressos para cinema, eventos esportivos, espetáculos, prática esportiva (ginástica e exercícios), hobbies e equipamentos para o lazer”.
O consumo faz parte de nossa sociedade e a pesquisa tentou associar que a compra desses elementos a um sentimento de felicidade.
Qual a sua opinião?
Aos companheiros da área do lazer e interessados, os dados anteriores nos mostram alguns setores onde desenvolvemos nossa atuação. Entendo que a pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, país que apresenta uma realidade distinta a nossa, mas dentro desses pontos apresentados podemos atentar para a relevância do lazer, pois vivemos em uma sociedade voltada para o consumo. Mas isso não nos obriga a atuar dentro dessa perspectiva. Devemos estar atentos e pensar em nossa atuação e atitudes dentro de uma visão mais humana e educativa para, quem sabe, em um futuro próximo encontrar pesquisas com dados atrelados a essas atitudes (e as relações humanas) trazendo felicidade.
“Does Consumption Buy Happiness?
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=7579&origem=23
http://www.tedxsudeste.com.br/2010/andre-trigueiro-faz-repensar-o-consumo/
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Documentário Ayrton Senna
http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/
Logo..marca..Réveillon
Onde será que vai aparecer? Vai vazar como o logo da copa?
Aguardamos mais noticias...
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Atividades
A propaganda era da Bauducco e seus bichinhos, na hora que vi lembrei da brincadeira “vivo ou morto” ou “duro ou mole”.
Vocês lembram?
O menino diz: “bichinho” ... “travesseiro”.
E os personagens (a animação) mudam suas figuras, agora vamos lá...
Nessa atividade podem existir variações (e estas são sempre bem vindas em qualquer atividade).
Exemplo: “Vivo, morto, panela de pressão e pipoca”
Que???
Traduzindo...
Vivo: A criança esta em pé
Morto: A criança fica agachada (cócoras)
Panela de pressão: Coloca uma das mão na cabeça e da uma volta no lugar, sem esquecer do som da panela “Ssssssssss”.
Pipoca: Saltar com braços e pernas afastados e reproduzir o som “Pá” (bem alto.. gritando.. criança quase não gosta de barulho).
Espero que alguém possa usar a brincadeira, ela é divertida e funciona bem com diversas idades (variando o movimento proposto).
Agora voltando a propaganda, porque será que logo o elefante é o lento? E quem erra sai da brincadeira?
Bom fica ai para pensar, só queria lembrar que não tenho nenhuma relação com o produto apenas pretendi trazer uma variação de atividade. Porém se você estiver interessado em relações entre criança consumo (eu já escrevi sobre isso), mas vale a pena você passar no site do Instituto Alana, criança e consumo.
Propaganda Bauducco
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Lembranças da Recreação CHSA
O Jubileu de Diamante, uma data importante, para o clube e para a recreação que esta há muito tempo no clube também, comigo "Rafa Pikachu", há sete anos e meio e com meu orientador Janísio "Santista" ficou entre dez e treze anos (existem algumas controvérsias estou atras de documentos hahaha), por isso pedi para algumas pessoas escreverem sobre memórias da recreação, pretendo postar algumas delas. Começarei por uma que me agradou bastante e porque ela fez parte da turma do "Santista", mas esteve em alguns momentos comigo ajudando e participando também ... leiam
LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA
Por Roberta Milani
A vida passa depressa, vamos crescendo por dia, amadurecendo e, por hora bate na nossa mente lembranças de uma infância, cheia de fatos e acontecimentos. Nem todas as lembranças são muito boas, mas são lembradas a qualquer instante, podendo ser descritas em inúmeras folhas ou ate mesmo em horas de conversa.
Hoje faço parte de uma geração adulta, da geração online, cada vez mais tem menos e menos contato físico, muitos amigos ficaram La trás, presos apenas em minha memória.
Para ser mais precisa sou da geração dos anos 80, crescida e criada, como se fosse o meu jardim, no Clube Hípico de Santo Amaro. Quem não fazia parte da recreação? Quem não esperava a semana passar depressa para ir a Sede de Jovem encontrar o Tio Santista e sua gangue de monitores?Deixa eu ver sem lembro tia Lu, tia Ju, Tio Ale, eram tantos tios legais..
Passávamos o final de semana inteiro brincando,planejando novos jogos,recrutando mais e mais amigos....
Duvido que se você era dessa década e freqüentava o CHSA, nãos se lembre dos jogos de taco na quadra, das festinhas que tio santista era responsável pelas atividades recreativas, inclusive das minhas, eram corridas na pista de adestramento, caça tesouros, cama elástica, teatrinhos,corridas, policia e ladrão, pega pega, esconde esconde, uma infinidade de atividades que passaria horas escrevendo.Lembro também das páscoas onde fazíamos a sala ficar coberta de chocolate,sem contar nas nossas roupas,ai se sobrasse fazíamos ovinhos de presentes, por falar em presentes quantas vezes não criamos lembranças para as mães seja pintando uma simples folha ou nas famosas formas de gesso. Era a manha inteira fazendo gesso e a tarde pintando. Na hora do almoço Tio Santista e Tia Lú nos “devolvia” no Tênis, local onde ficava a maioria de nós para fazer um rápido almoço, mas nem sempre de fato o fazíamos. Não dava tempo da equipe de monitores chegarem ao refeitório que la estávamos todos nós.Coitados! Não dávamos sossego!!!
Com saudades e até vontade lembro-me dos Campismos, dia tão esperado, já marcado no calendário do clube todo ano, uma vez por semestre. Passávamos o dia brincando, no final da tarde nossos familiares iam dar o “boa noite” e perguntar se não íamos desistir. Que nada! Já estávamos empenhados na montagem das barracas, na escolha de quem ia dormir com quem. Ai vem na memória Tia Ju, a Super poderosa, talvez se eu a veja hoje não saiba reconhecê-la, mas era alta, cabelos compridos, e viva nos ensinando musiquinhas de “guerra”.Dai veio o apelido de super poderosa, ao ser a “madrinha” da nossa barraca que era composta pela Renata, Fernanda e eu.As noites passavam voando,procurávamos os tios passarinhos,brincávamos de canibal pela escuridão do parquinho, de caça tesouro, e o amanhecer, para quem não dormia, era em frente a fogueira,onde inventávamos musicas para registrar aquele momento.Como essa que nunca esqueci:
.....Acampamos e brincamos juntos la no mato escuro cheio de animais....
....Um gambá nos avistamos juntos e também viramos índios canibais......
...Montamos barracas, pra dormir a noite junto com os tios da recreação....
...Junto a fogueira estamos curtindo um final de dia cheio de emoções....Eeee..”
Como posso ter isso em mente tão fresco? Incrível!!! E o domingo passava sempre mais rápido do que eu esperava, e já era hora de ir para casa enfrentar a semana novamente. Todos os campismos era mais legais e um superava o outro .Quando de repente chovia, não era motivo de desanimo, alias era divertido demais, as barracas ficavam ensopadas, la montadas, seja no estacionamento próximo as pistas de adestramento ou no gramado perto do tênis, pegávamos nossas roupas secas e as cobertas que foram salvas dentro da barraca e acampávamos dentro do casarão,cada um deitado em um canto.Ao amanhecer recebíamos um café da manha no local e voltávamos pra sala da recreação!!!Era incansável.
O verão sempre era aguardado, a recreação sempre vinha com novidades, quando não eram com os jogos dentro da piscina, como “marco-polo” guerra de bexiga de água, pólo aquático, toboágua...Nossa passávamos horas deslizando de barriga nas lonas com água sob a grama. Oh tempo bom......
Fui crescendo, a sala mudou de local e claro não podia ser a freqüentadora mais assídua da recreação. Nunca deixe de visitá-los, a equipe foi renovada, entrou o Pikachu e a nova gangue de monitores, posso citar tia pipoca e o Pelé....mas, as vezes, quando passo perto da sala de vidro vejo novas caras.
Tem dias que vou até a sala pedir uma bala, ou ver o que eles tanto jogam na salinha de Tv. Nossa!!!! Que estranho ....eles vêem Tv na recreação, jamais pensei nisso!
Tem dias que da piscina eu ouço gritos na quadra, e imagino deve ser a recreação e o seu time de futebol...
Um dia quem sabe essa nova geração possa contar assim como eu, como é bom ter saudades de um passado bem vivido!
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Parabéns aos Educadores Físicos!
Parabéns aos educadores físicos!!!
Aos que atuam nas diversas frentes que nossa profissão permite, fazento um trabalho alicerssado em teorias, com a parte prática também mas principalmente humana.
Feita para o outro que assim como nós é cheio de vontade, esperança, sentimento ...
Vamos em frente, com todas os desafios que aparecem a qualquer profissão mas sempre acreditando na educação e no ser humano.