sábado, 19 de junho de 2010

Nem tudo é festa

Enquanto o mundo assiste a Copa do Mundo de Futebol em continente Africano, e o público dentro dos estádios festeja com suas “vuvuzelas”(cornetas), uma tradição, que poderiam usar no pós copa, para continuar a busca por mudanças no país.
O canal de TV a cabo ESPN Brasil fez uma reportagem com jeito de direitos humanos em “BLIKKIESDORP” (cidade de lata).
Que lugar é esse? Vejam a reportagem!
Vendo a reportagem me lembrei de um filme chamado “Distrito 9”, uma ficção com alienígenas que se passa em Johanesburgo, as imagens do filme lembram a cidade de lata. Quem viu o filme pode fazer outras analises e encontrar outras semelhanças que eu gostaria que não existissem.
Ontem comentei como Saramago em sua literatura nos atenta a realidade e que isso me deixa apreensivo. Em Ensaio sobre a cegueira, aparecem espaços que vou chamar de "depositos humanos"(pense a vontade), mas as palavras do autor ao falar do livro(http://migre.me/Qz45) encerram essas desagradaveis associações.
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Reportagem ESPN Brasil (http://migre.me/QyPu)
Não sei até quando fica no site Youtube - http://www.youtube.com/watch?v=aNpCf4DD2Pw

Um comentário:

  1. Realmente meu caro, ainda podemos ver reportagens como esta, e com certeza em 2014, veremos outras mais, e bem aqui embaixo de nossas narinas....

    abraços....

    MARCELO SANÚ

    ResponderExcluir