quinta-feira, 26 de maio de 2011

“Kit homofobia”, Copa do Mundo no Brasil e a tal da Educação

A presidente disse hoje (26/maio/2011) que não aprova o “kit anti-homofobia”, suspendendo o video e as cartilhas, alegando que o governo não deve interferir na vida privada dos brasileiros.
No “Jornal Hoje” (TV Globo), foi dito que esses videos só seriam apresentados em escolas que já tiveram situações de homofobia.
Segundo Dilma (globo.com)

“Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas . Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você”
“A presidenta entendeu que esse material não combate a homofobia. Não foi desenhado de maneira apropriada para promover aquilo que ele pretende, que é o combate a violência. (...) Os vídeos poderão ser integralmente refeitos”, afirmou Haddad.
(a palavra presidenta foi usada pelo site).

O noticias R7 tem outra frase que gostaria de comentar:
“Não acho que o kit faça defesa de práticas não homofóbicas. Não assisti aos vídeos, mas há um pedaço que vi na televisão, passado por vocês [mídia], que não concordo
Ao pensar em escrever um texto sobre a situação do “kit anti-homofobia” (está entre aspas pois este é o termo que apareceu nas reportagens e não entrarei nesta questão no momento), me veio a copa do mundo. Sim, eu sou educador físico, mas não foi por isso e sim por algumas tristes coincidências. Por exemplo, esse dinheiro gasto com a campanha que foi vetada? Nada vai acontecer? Criou-se um novo departamento para analisar a questão, também conhecido como mais um gasto do dinheiro público. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN) diz que pretende acionar judicialmente para que seja devolvido aos cofres públicos todo dinheiro gasto com material (Folha e Estadão).
Olha que proposta interessante a ser considerada no caso das construções de novos estadios no Brasil antes de se pensar na estrutura de transporte coletivo, aeroportos, segurança entre outros fatores que serão no minimo mais utilizados pela população (não cumpriu responde judicialmente.. seria utopia).
Continuando, esse material (o kit) seria utilizado apenas em escolas que já apresentaram casos de homofobia. Não existe uma prevenção, apenas se repara onde o problema já aconteceu. (Me lembrou o caso do Neymar ser o embaixador contra AIDS, para quem vai ser pai é importante!)
Para a Copa, as reformas e as construções atrasam. O dinheiro gasto não é suficiente, surgem as obras emergenciais e novos recursos públicos são gastos. (Qualquer semelhança com o que esta contecendo com o kit deve ser mera coincidência) .
Concordo com o fato de que o governo não deve de forma alguma interferir na vida privada, mas TEM A OBRIGAÇÃO de interferir na vida pública.
Isso significa ter atenção com a educação, pois querer uma educação que respeite as diferenças é condição sine qua non para o desenvolvimento de cidadãos mais tolerantes, mas para isso particularmente esperava que o governo projetasse melhor suas ações (e se interessasse mais pelo assunto, repare que a Dilma soube da noticia pela imprensa e não viu os videos). Organizando melhor suas ações poderia evitar um mau uso do dinheiro público, e se responsabilizar pelos seus atos (principalmente por seus erros, e isso vale para a Copa também).
Considero que este seria um inicio de trabalho de combate a violência à qual nós cidadãos passamos ao ver situaçãos como essas nas esferas do poder público. (se quiserem depois disso podem até fazer um kit com video e
cartilha de um bom trabalho de educação).

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/governo-nao-fara-propaganda-de-opcao-sexual-diz-dilma-sobre-kit.html
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/governo-nao-vai-fazer-propaganda-de-opcoes-sexuais-diz-dilma-sobre-kit-gay-20110526.html
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/05/17/onu-quer-neymar-como-embaixador-de-campanha-contra-a-aids-diz-jornal.jhtm
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/921254-dem-pede-devolucao-dos-gastos-com-kit-anti-homofobia.shtml
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dem-quer-ressarcimento-de-gasto-com-kit-anti-homofobia,724411,0.htm



Um comentário:

  1. Parabéns, pelo texto. Concordo plenamente. A presidente Dilma nem se quer assistiu aos vídeos. Assim como muitos dos políticos que se dizem contra o kit anti-homofobia. O kit era destinado a alunos com 14 anos ou mais, não vi nada nele que incentivasse a homossexualidade, para que ele merecesse ser chamado de "kit gay". E a rede Record fez comentários extremamente preconceituosos ao kit, ontem a repórter disse assim "A sociedade agradece", se referindo ao veto da presidente. Que sociedade? Ela deveria ter corrigido, e dito: A sociedade homofóbica, e a parte que se deixou levar por ela, que nem assistiu aos vídeos, agradece. Como se pode analisar um vídeo apenas por um trecho? Eu acho que os vídeos poderiam ter uma linguagem mais adequada e serem mais focados nos danos que a homofobia traz ao adolescente homossexual. Se possível, mostrando depoimentos reais, estatísticas de evasão escolar, suicídio. Pois, tudo isso foi apurado. Foram gastos 1 milhão e 900 mil reais em uma pesquisa, 5 seminários e nos kits de 3 vídeos e folhetos. Os vídeos Torpedo e Encontrando Bianca são muito bons. O vídeo Probabilidades poderia ser melhor, mas não é ruim. Nem vai incentivar ninguém a ser homossexual, até porque, isso não se trata de escolha e não precisa de incentivo. O vídeo Probabilidades dura 7:38. O trecho que vai de 6:45 a 6:58, deveria ser retirado, pois tem 2 frases de dupla interpretação. São elas: "E gostando dos dois, a probabilidade de encontrar alguém que ele gostasse era quase 50% maior. Tinha 2x mais chances de encontrar alguém." Essas frases são inadequadas para um kit anti-homofobia, destinado a adolescentes. Quem estuda um pouquinho, sabe que existem animais de outras espécies que são homossexuais também. Quem não estuda acredita em tudo que passa na TV, e digitou a hashtag #euconfioemdilma, no Twitter, em comemoração ao desperdício de quase 2 milhões de reais. Por causa de 13 segundos e duas frases, todo o material foi descartado.

    ResponderExcluir