sábado, 18 de maio de 2013

Jeitinho BRASI... só que não!!


Primeiro me perdoem usar a expressão "só que não", não sei vocês mas não sou fã desta moda, porém dessa vez achei que ela caberia bem no título. 
O fato é:
"Famílias com alto poder aquisitivo contratando guias com deficiência em parques para evitar filas..."
Noticia veiculada no jornal "Publico" de Portugal, que resolvi colocar no blog por duas razões: a primeira é dizer que dentre essas pessoas devem existir GUIAS bons e sérios, não estou defendendo essas pessoas, quero apenas lembrar que pessoas com alguma limitação (cada um de nós tem a nossa... uns mais outros menos) podem muito bem trabalhar.
Depois esse é um blog que fala de lazer, e do trabalho com lazer, assim me sinto na obrigação de dizer que esta é uma área que vem se desenvolvendo cada vez mais nos chamados grandes parques, e também em outros espaços de lazer ou eventos.
Agora explico o porque usar a expressão "só que não" mesmo não gostando dela. Apesar de muita gente usar a expressão "jeitinho brasileiro" quando alguém resolve usar de alguma artimanha para seu benefício, eu discordo, até porque generalizar é caminhar ao encontro do erro. (mas ao corrigir esse texto lembrei de empresas que fazem acordos com pessoas mais velhas para não pegar fila em banco)
O que parece, pois é uma noticia e eu não tenho como comprovar sua veracidade, mas acredito que uma situação dessa é possível, mesmo que muitos de nós discordem dessa situação. Devemos estar atentos, como profissionais da área, pai, mãe, todos nós que nos preocupamos com a educação e as questões éticas.

Para concluir (quase um extra) preciso dizer que um assunto como esse me faz lembrar de Clóvis de Barros Filho falando de Kant, filosofia moral, onde fica a boa intenção? A particularidade tentando triunfar sobre o principio! O que não seria aceito pela moral Kantiana (e por muitos de nós... imagino eu... aos interessados pelo tema vejam o próprio Clovis no sitehttp://www.espacoetica.com.br/).
Uma noticia e diversos pontos a serem comentados... deixe sua opinião..


2 comentários:

  1. NOSSA, A SERIEDADE DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DO LAZER É TAMANHA SUAS INTENÇÕES, SE BOAS BOM PROFISSIONAL, SE NÃO????

    ADOREI A REPORTAGEM.....

    PARABÉNS....

    SUCESSO SEMPRE....

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela participação e opinião.. Tio Manu

    ResponderExcluir