quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Interatividade em sua aula...

via UniVaersia Brasil - 16/01/2013

As possibilidades que a internet traz para a sala de aula são cada vez maiores. Aplicativos, redes sociais e outras ferramentas levam ao ambiente maior interação entre os alunos e o professor, maior acesso à informação e inúmeras formas de trabalhar com ela em função do aprendizado. A seguir, separamos diversas sugestões que você pode aplicar para diferentes finalidades, confira:
» 5 aplicativos para usar em sala de aula 
» Guia prático com 25 dicas para integrar as mídias sociais em sala de aula 
» 50 razões para usar o Facebook em sua sala de aula

1. Socrative

Socrative é uma ferramenta de interatividade habilitada para tablets, laptops e smartphones. Funciona como um sistema de resposta inteligente que permite que os professores conectem a sala por meio de uma série de exercícios e jogos educacionais.

2. TodaysMeet
TodaysMeet funciona como uma sala de bate-papo. Enquanto se está em uma palestra, reunião ou aula, as pessoas podem entrar nas “salas” e escrever mensagens comentando o que é discutido. A ideia para a plataforma é inspirada nas hashtags utilizadas no Twitter para marcar um comentário de assunto específico, mas se diferencia pois permite que a conversa seja privada e que pessoas que não estão no Twitter participem.

3. Go! Animate
As possibilidades no Go! Animate são inúmeras. Você pode fazer vídeos com animações super legais para suas aulas, gravar sua voz e compartilhar o conteúdo em diversas redes sociais.

4. Voki
Voki cria avatares exclusivos, permite que você coloque sua própria voz e compartilhe em diversos ambientes. Além de todas as ferramentas fantásticas, também oferece uma plataforma específica para a sala de aula, que disponibiliza planos de aulas e muitos outros artifícios específicos para professores e alunos.

5. Answer Garden
Answer Garden é uma ferramenta de feedback. Você pode utilizá-la para aulas de brainstorming, como forma de pesquisa de opinião, entre outras possibilidades. Primeiro, faça seu próprio link. Você deve escolher um assunto ou fazer uma pergunta e em seguida compartilhar o link formado com seus alunos ou com outros professores. Ao acessar o endereço eles poderão escrever uma palavra ou frase como resposta ao que você colocou.

6. YouTube Time Machine
Traduzindo, YouTube Time Machine é uma máquina do tempo do YouTube. Basta selecionar o ano e o tipo de conteúdo que você deseja ver que a máquina do tempo irá disponibilizar o que determinado ano tinha a oferecer na música, esportes, propagandas de televisão, eventos correntes, etc.

7. TitanPad
A ferramenta de colaboração TitanPad permite que várias pessoas trabalhem no mesmo arquivo ao mesmo tempo. Depois de criar seu próprio TitanPad você compartilha o link com as pessoas que deseja trabalhar e todas podem colaborar simultaneamente no mesmo arquivo.

8. Tag Galaxy
Uma verdadeira galáxia de fotos aparece depois que você digita uma palavra-chave ou tag no Tag Galaxy. Experimente palavras em inglês e em português e veja diversas imagens do Flickr criarem um “planeta” de fotos interativo.

9. Newseum
Veja a primeira página de centenas de jornais do mundo inteiro, tanto do presente quando do passado noNewseum.

10. Google Lit Trips
Google Lit Trips são arquivos completamente gratuitos que marcam as viagens de personagens famosos da literatura na superfície do Google Earth. A cada localização ao longo da jornada, vários quadros informativos oferecem mais recursos para que alunos e professores possam aprender mais sobre a obra de autores como Shakespeare, Voltaire, Camões e Hemingway.

Não gosto de copiar apenas uma noticia mas essa valeu a pena

logo universia

2 comentários:

  1. Rafa passo um tempo sem acessar o seu blog e quando entro, vejo o quanto tem avançado na proposta dele e como tens trazido idéias bacanas, assertivas e discussões interessantes para a nossa reflexão. Adorei esse post sobre o uso das mídias em sala de aula, incrível como por vezes, esquecemos de utilizar esse recurso tão comum no cotidiano dos nossos alunos, já utilizei dessa prática em minha sala de aula, mas esse post me inspirou em desenvolver novas atividades. Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Aos leitores e amigos, voces nao imaginam o quento fico contente de ler comentarios.. imagina um elogio de uma pessoa que gosto muito, e que tento me espelhar..
    Obrigado Sa..

    ResponderExcluir