terça-feira, 11 de setembro de 2012

Brincando no parquinho - Procurando Grilos



Você já procurou grilos??
A idéia não é mata-los, é fazer com que as crianças procurem os grilos e algumas delas peguem os bichinhos sem machuca-los, por um tempo eles ficam em um copo e depois devolvemos para o parquinho.
Na cultura européia o grilo afasta a infelicidade (Câmara Cascudo), e pronto taí uma ótima razão para brincar (o que também afasta a infelicidade).
 

Gosto do fato das crianças prestarem muita atenção na grama, e do desafio que é tentar pegar os grilos de uma forma que não o mate. Qualquer criança que não tenha medo nem nojo pode brincar, e considerando que algumas crianças hoje em dia não tem essa possibilidade de brincar em um local arborizado, ou em um sitio, essa pode ser uma oportunidade de se divertir. 





Preciso comentar um caso: um dos pequenos era muito habilidoso na arte de pegar grilos e estava todo contente por participar da brincadeira, então me contaram “esse ai pega até sapo”(o que esta sozinho na foto), não tem medo nem nojo de nada – Ok SAPO eu nunca peguei.. nem tentei..






Espero que alguns pais se lembrem de ter feito isso durante a infância,  conta-se que algumas pessoas pegavam os grilos os prendiam para ouvi-los cantar durante as noites de verão (deve ser o tal afastar a infelicidade ou seria a beleza da infância que Dickens traz um pouco no livro o Grilo na Lareira).




 Uma vez após a brincadeira (há muito tempo) optamos por criar uma possível casa para os grilos (com direito a tirolesa – esse barbante da casa até ou outro lado e piscina). OBS: não deixamos os bichinhos presos por muito tempo, logo devolvemos a natureza. 



Curiosidades

Chá de Grilo – contra retenção de urina (Dicionário do Folclore Brasileiro)
DICKENS, Charles (1812-1870). O Grilo da Lareira, Conto juvenil, publicado em 1846 com o título The Cricket on the Hearth. 
O Livro Perigoso para garotos traz no capitulo “Insetos e Aranhas” alguns tipos de grilos 
Em Portugal e na Espanha os grilos são vendidos em pequenas gaiolas (Cascudo), encontrei um blog português que fala mais sobre o que ele chama de caça aos grilos que esta em sua 3 edição tamanha a quantidade de referencias que ele foi buscar..

Vale ler também O Livro Perigoso para Garotos -  “Insetos e Aranhas – Gafanhotos e Grilos” – IGGULDEN, Conn & IGGULDEN Hal (2007) 2 edição Galera Record
CASCUDO, Câmara (1954) Dicionário do Folclore Brasileiro Ediouro (10 edição) RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário