quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Deixa Falar ... de Samba Enredo


Algumas vezes já fiz algumas brincadeiras com as letras de sambas enredo de São Paulo ou do Rio mas dessa vez quero comentar de alguns especificamente.

Vou começar com o samba enredo da Tuiuti, se desde a gravação eu já gostava do samba poder vê-lo na avenida foi melhor ainda (se não viu deixarei o link abaixo do texto). A estação primeira também trouxe sua crítica, com direito a “judas” sobre uma placa que dizia “Prefeito pecado é não brincar o carnaval”. Mas não posso deixar de falar da Beija Flor, eu cheguei a postar no twitter “#BeijaFlor na Avenida, Joãozinho 30 deve estar sorrindo. Para quem não lembra ele fez um enredo “Ratos e Urubus larguem a minha fantasia” na qual fez uma crítica onde o luxo deu lugar ao lixo. Isso foi em 89, o Brasil iria escolher seu presidente da república entre os candidatos poderia surgir até um apresentador de TV (não é piada é que me pareceu tão atual que comentei). Algumas coisas parecem que se repetem (perdoem estou divagando).
Voltando... como foi gostoso ouvir e ver as escolas trazendo bons sambas para avenida. As pessoas se envolvendo com o enredo proposto, se posicionando politicamente, ou você acha que não são validas as criticas? Eu entendo ate a fantasia faz sua no bloquinho de rua como demonstração dessa insatisfação (politica, social e etc). Como disse um dos autores do samba da Tuiuti (Moacyr Luz figura extremamente representativa no Samba) o tema era muito forte. E temos que ser fortes fora da avenida também, nós temos que nos posicionar. E se é uma coisa que sambista faz é abordar questões sociais, existe sim um preconceito alastrado que as pessoas nao tem consciência essa é uma visão discutivel*. O carnaval é um fenômeno cultural relevante que ultrapassa fronteiras, um meio de expressão para a população.
E por falar em meio de expressão... Outubro é logo ali e não devemos "deixar falar**", temos que ter certeza do que queremos e o que será melhor para todos, teremos eleições e não aguentamos mais ratos e urubus.

**refrencia "a agremiação carnavalesca, tida por alguns autores como a primeira escola de samba" (p.91) 

*REFERENCIAS
Abençoado & danado do samba (
Dicionário da História social do Samba
Na passarela do samba


Link Desfile
Tuiuti 2018  https://youtu.be/RkVKiEzQMUw
Beija Flor 
2018
1989 

Ps. (Informações acrescentadas após apuração) Beija Flor Campeã 
Tuiuti Vice Campeã

Mangueira fez um post e lembrou 1988




Nenhum comentário:

Postar um comentário