sexta-feira, 20 de abril de 2012

MÚSICA dentro e fora da sala de aula

Segundo lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, 2012 é a data limite para que escolas públicas e privadas incluam o ensino de música em suas grades curriculares.
Grades? Palavra que pouca relação tem com a música, associo grades, a algo rígido e preso. E música a algo amplo, que nos traz diversas possibilidades, a liberdade, se esta triste ou alegre, haverá uma canção, tem para todos os gostos.
Incluir, acredito ser mais adequado, porque a música nos atrai, quem nunca viu uma criança batucar na mesa, apenas bater para se divertir ou quem sabe quando ela vai se encantar com um som produzido por um passaro, um avião ou um piano.
Os sons e a música fazem parte de nossa construção, o ritmo, o coração que inicia seu processo de frequencia cardiáca, a criança que encosta no peito da mãe (quando chora) e tem grandes possibilidades de se acalmar ouvindo o ritmo do coração materno.

A importância de se ter música quando criança, não é esperar o surgimento de um Pixinguinha, Hermeto, Tom Jobim ou Vila Lobos. É criar uma possibilidade de conhecer, sensibilizar, aprender, integrar!
 Esta na duvida?
Veja o exemplo dessa professora que mantem seu diálogo indiretamente com seus alunos (ou muito diretamente, eu diria! ela não é professora de música)


ou quem sabe esse exemplo de reunião entre alunos entre uma aula e outra no colégio

 Dá para ter duvidas sobre a importância da música dentro ou fora da sala de aula?


LEI 
 nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008

mais sobre o assunto

4 comentários:

  1. Se a professora Kelly dá aula de artes, inglês ou produção de textos, excelente. Se ela é professora de matemática e aquilo é um tempo de aula, eu subo nas tamancas.

    Tristes são os comentários de apoio no youtube, dizendo que ela canta muito bem e desejando que ela largue essa vida de professora :-/

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente sou professora de Alfabetização e sempre defendi o uso da música na sala de aula. Não só musiquinhas de rotina, mas trabalhar com música de verdade! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Se a professora Kelly dá aula de artes, inglês ou produção de textos, excelente. Se ela é professora de matemática e aquilo é um tempo de aula, eu subo nas tamancas.

    Tristes são os comentários de apoio no youtube, dizendo que ela canta muito bem e desejando que ela largue essa vida de professora :-/

    ResponderExcluir
  4. Comentário feito por uma amiga minha (que 'trabalha e vive de música)

    Acho super importante a inserção da música nas escolas, mas ainda vejo um problema que muitas pessoas sofrem no futuro quando resolvem seguir carreira. Se a música não for introduzida na vida da criança como algo sério, não existirão pessoas que valorizarão o trabalho do profissional.
    Concordo em ter a música como refúgio para a integração, o aprendizado, até como ajuda para pessoas com problemas psicológicos. Isso é sensacional! Mas o que adianta os alunos aprenderem flauta doce? Na minha opinião, as crianças deveriam aprender a ler partituras, como são exigidos em países desenvolvidos. A música, se trabalhada teoricamente é uma grande aliada aos estudos das matérias de exatas.
    Li no seu texto sobre Pixinguinha, Hermeto, Tom Jobim ou Vila Lobos, mas só vi e ouvi músicas de artistas internacionais que não chegam nem aos pés quanto a musicalidade aos citados acima :)
    Adoro escutar Katy Perry, Jessy J, Lady Gaga, mas porque não ensinar e incentivar essas crianças a conhecerem a história da música brasileira? Isso envolve a disciplina de História tb, viu? Dá para ligar muitos fatos importantes que acorreram no Brasil.
    A música deve proporcionar e espalhar alegria, calma, amor e muitos outros sentimentos, mas também deve ser valorizada, afinal, muitas pessoas trabalham com isso, né?
    Além de terapêutica, a música é aliada aos estudos. To pagando pra ver que tipo de ensino vai ser utilizado nessas escolas. :)
    Ai que livro!
    Desculpa Rafinhaaaaaa hahahaha
    bjs Mari

    Resposta na rede que copio aqui também
    Rafa Vac
    !! Por isso que eu te adoooro concordo em vários pontos.. E vou escreve os aqui e no blog se puder ate copiar seu comentário.. (confesso nem entrei ainda no blog p ver se vc postou lá tb)
    Sinceramente é o que espero tb, pensei principalmente em aprender ritmo, que ajuda para outros movimentos como o caminhar, correr... Auxiliam para atividade física como um todo.. No caso as duas música escolhi pq gostei existem outros vídeos das duas cantando na rede ..fato que a mais nova( Amanda ) tem mais musicas em inglês mas espero que a música faca parte do aprendizado de muitas crianças de diversas formas...
    E espero que só flautas sejam apenas uma lembrança longínqua assim como alguns professores de ed física q só davam futebol.. Tenho que esperar e acreditar que a cada geração independente de leis e órgãos públicos pessoas melhorem atividades (físicas, musicais, química física) melhores para pessoas e aprendizados do SER e não só para passar nos vestibulares

    ResponderExcluir