sexta-feira, 27 de abril de 2012

“Eles me conhecem” (do meu jeito)

Continuando no pensamento sobre nosso dia-a-dia me lembrei de um comentário feito pelo André Bressan (O Pediatra.com)  em um texto de2010. 
Super atual a qualificação de "pessoa" às crianças... as pessoas que te conhecem.
Estudando esses dias ela me voltou a cabeça, junto a outros pensamentos (para variar). 
O que eu quis dizer com “eles me conhecem”, era uma explicação para o porque fiz uma brincadeira na sala (se interessar ver texto) e o André atentamente chamou de qualificação de pessoa. Na verdade meu pensamento era sustentar a minha atitude , e a expressão utilizada não estava solta, complementando o texto, mas algo em que me apoio e valores que sigo e que ao final nas palavras de Clovis de Barros você entenderá melhor.
Por exemplo as palavras de Eclea Bosi em seu livro Memória e Sociedade ao escrever uma explicação do porquê  algumas pessoas utilizam a expressão “meu tempo”. 
O tempo referido pela autora, é o da pessoa que se relaciona ao seu tempo produtivo, seu trabalho, a sua atuação (física e psiquica) e o que traz a expressão uma identidade e porquê não uma apropriação a expressão.
Essa propriedade que ao descrever  “eles me conhecem” eu pretendia dar.  E agora amparado nas palavras do professor Clóvis de Barros Filho tento com suas palavras dar uma significação para o termo: 

“nós confiamos e desconfiamos o tempo todo, os valores são critérios contraditórios, mas a confiança no outro se constroi com uma fidelidade aos valores respeitado.
Por exemplo como professor tenho um estilo, uma maneira de trabalhar tudo isso é  resultado há  certos criterios profissionais, exemplos, palavreado, energia e  voce sabe que esses valores não são os unicos. Eu quando dou aula, eu comunico meus valores, a sua conduta comunica os valores de respeito. O que você espera de mim? Você espera que eu seja fiel aos valores que eu mesmo afirmei respeitar ao longo de nossos encontros, no final das contas quando a gente age a gente esta contando qual é a nossa, e da a outro a chance de se aproximar ou não... e que voce seja fiel ao que se propos e não precisa dizer se voce vier na minha aula ela sera assim... isto esta implicito, a nossa conduta é uma forma privilegiada de comunicação de valores voce poderia ter agido de forma diferente e comunicaria outros valores toda conduta é uma grande proposta de adesão e relacionamento... vc não precisa dizer se vc for minha namorada serei carinhoso, etc isso não se diz,  subintende-se (posso cair no chão de dar risada agora?? hahahaha). Voce constroi uma relação de confianca sendo fiel a vc mesmo,  Desde o primeiro dia que voce me conheceu você viu que eu tenho “um jeito”, “um estilo” um respeito reinterado a um certo numero de criterios existenciais profissionais, um respeito reinterado a um certo numero valores”(grifo meu).

Portanto o que escrevi de uma forma simples lá atras apenas como forma de tentar explicar a minha atitude que poderia ser julgada por alguém, é revista e posso dizer até teorizada para que cada um de nós possa pensar em nossas atitudes como pais, professores, educadores, trabalhadores e etc. 
A cada atitude em nosso dia-a-dia nós construímos e nos estabelecemos, cada tem o “seu jeito”, sendo assim André (amigos, pais, mães, bloguers, leitores...), nos qualifica como pessoa. E muito provavelmente alunos, amigos, colegas de trabalho e outros que irão “nos conhecem”. 


"Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores." Dalai Lama

BOSI, E. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
Clovis de Barros – Professor de Ética na USP

 * Não é uma transcriçao porem coloco em ítalico para que saibam que são palavras do 
se quiser ver o video na integra 
http://www.espacoetica.com.br/videos/451-video-aula-os-valores-e-a-vida


4 comentários:

  1. Não tem o link pro texto de 2010... desse eu não lembro.

    ResponderExcluir
  2. Link atualizado.. achei que estava lá..
    Obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  3. Uma pessoa sempre tem que ter valores e ser fiel a eles.
    Quando ensino aulas de musica tento transmitir a meus alunos bons valores em geral, porque um como professor também ensina sobre a vida.

    ResponderExcluir