segunda-feira, 11 de abril de 2011

Arma não é brinquedo!

O titulo faz referência a campanha que se inicia hoje. Como diria o ex-presidente, "nunca antes na história desse país" uma campanha de desarmamento veio na seqüência de uma ação violenta sem precedentes.
Neste momento em que
os olhos do mundo se voltaram a uma escola, quero apenas dizer que ainda acredito na educação.
Quando a campanha diz “arma não é brinquedo” é uma frase impactante, mas qual a razão
de uma campanha dessa?
Quando vejo trocas de armas por brinquedos acho fantástico, mas penso será que eles (as crianças) que são o meio de mudança compreenderam o porque de cada fato?
O imaginá
rio, a infância devem ser protegidos . O caso do soutien com bojo que deu uma grande repercussão é um exemplo de que muitas pessoas se preocupam com a erotização infantil, e com sua infância, uma época em que as crianças devem brincar. E onde iriam parar o “Alibaba e os quarenta ladrões” ou “Os Piratas do Caribe”? Proibir apenas não educa, não vejo como um problema uma a menina colocar o sapato da mãe, o menino brincar com a espada do pirata, ou até usar a boina do Capitão Nascimento, porque isso faz parte do dia-a-dia das crianças, mas sim os excessos, o mercado algumas vezes tem interesses que não colaboram com a educação, mas podemos fazer a nossa parte.
Sou a favor da campanha,
ela é mais um meio de contribuir para a redução da violência, mas todo dia é dia de se educar e assim, quem sabe, poder no minimo diminuir a possibilidade de uma violência “banal”

Só como exemplos da desnecessidade de uma arma de fogo em casa
:

· 7 em cada 10 assassinatos na cidade acontecem por razões banais. Drogas, dívidas e assaltos motivam menos de 2 em cada 10 homicídios. (Fonte: DHPP Secretaria de Segurança Pública – Estado de São Paulo, 2010)

· Segundo o FBI, “para cada sucesso no uso defensivo de arma de fogo em homicídio justificável, houve 185 mortes com arma de fogo em homicídios, suicídios ou acidentes”

Em prol de uma vida com mais educação e menos violência!!


Veja muito mais no site do http://www.soudapaz.org onde peguei algumas dessas informações e os quadros abaixo.

Postos de entrega de armas da cidade de São Paulo

Baixe aqui o PDF com os Locais para entrega de armas de fogo_SP

6 comentários:

  1. Arma é sinônimo de guerra, de violência.. Em minha opinião, todos deveriam aderir a essa campanha e quando digo todos, não me refiro somente aos civis, mas também aos policiais militares, exército, o mundo todo deveria se desfazer das armas, pois assim não haveria meios para os bandidos, psicopatas ou qualquer pessoa de má índole, conseguirem a posse de qualquer armamento e acabar tirando a vida de inocentes.

    ResponderExcluir
  2. engraçado é que todos tivemos a oportunidade de por um fim nisso. o referendo veio para nos auxiliar a acabar com esse mal. mas... engraçado... o desarmamento não caiu. agora querem fazer novo referendo? as crianças precisavam morrer para que isso acontecesse?

    ResponderExcluir
  3. A comercialização de armas no Brasil é praticamente proibida, pois é muito restrita. Veja os requisitos:
    1°) declarar e demonstrar a necessidade ou os motivos pelos quais pretende o registro;
    2°) idade mínima de 25 anos (se tiver arma registrada, para quem tem menos que 25 anos, fica preservado o direito adquirido);
    3°) carteira de identidade;
    4°) certidões negativas de inquéritos policiais, processos criminais, antecedentes, fornecidos pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral;
    5°) residência fixa;
    6°) curso de tiro;
    7°) teste psicológico;
    8°) é permitida a transferência por compra e venda, entre pessoas. No entanto, deve passar pelo crivo da Polícia Federal, sujeitando-se a todo o procedimento da aquisição.

    O atirador que matou as crianças em Realengo nem tinha idade para ter uma arma registrada. Seria muito bom se a proibição do comércio de armas tirasse todas as armas das ruas, mas não vai tirar. Os bandidos vão ficar ainda mais audaciosos. E o cidadão que quiser defender a sua casa vai ter que se tornar um "fora da lei", para ter uma arma em casa.
    Proibir a venda de armas só vai desarmar o cidadão de bem, os bandidos vão continuar conseguindo armas através das fronteiras.

    Votarei quantas vezes forem necessárias contra a proibição do comércio de armas. E quem quer matar não mata só com armas de fogo, mata com facão, pedrada. E aí? Vão proibir as facas também? O que tem que haver é punição rigorosa, manter esses bandidos na cadeia. O bandido pega uma pena de mais de 50 anos e não cumpre nem 10.
    Sobre o desarmamento infantil acho que não adianta nada. Enquanto uns não deixam os filhos brincarem com armas de brinquedo, tem bandidos que já estão recrutando crianças e as ensinando a mexer com armas de verdade. A criança encara brincar de policial, com armas de brinquedo como brincar de ser herói. O que não pode haver é o incentivo a violência.

    ResponderExcluir
  4. O pior são as armas de verdade na mão dos adultos.

    ResponderExcluir