Uma semana fantástica, iniciando com uma visita a exposição do impressionismo (se não viu ainda, vale a pena), depois encontros no “Festival de Ideias” e durante esses encontros eu tive a chance de conhecer a Esquadrilha da Risada. Sim, ela faz referencia a famosa esquadrilha da fumaça (como diria seu fundador: estamos falando da esquadrilha da fumaça licita). No dia 27 de março (dia do circo e meu aniversário) de 2007 Mauro Pires resolveu criar “um meio de desestressar os passageiros e fazer com que a espera dos voos fosse mais agradável. Estudando o palhaço há alguns anos e baseado em algumas teorias de que o riso ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, enxerguei a necessidade de fazer o tempo de espera nos aeroportos parecer mais curto e agradável. Assim nasceu a Esquadrilha da Risada – trupe de palhaços que, inspirada nos trabalhos realizados em hospitais, utiliza o método da “risoterapia” para tranqüilizar e divertir os passageiros e demais usuários dos aeroportos"
(já falei sobre o riso no blog - entre aspas palavras retiradas da fan page no facebook).
E define seu trabalho como “levar a cultura do palhaço brasileiro assim promovendo o bem-estar e entretenimento dos usuários do aeroporto, o que torna a viagem mais prazerosa – do início ao fim.
Levemente maquiados (evitando esconder o rosto) e com figurino de aviadores antigos (macacão, gorro, cachecol, óculos e sapatões), fazemos intervenções livres em aeroportos nos horários de maior movimento, usando permissão, delicadeza, brincadeiras, tudo isso com uma boa dose de humor.
Tive a
ótima oportunidade de conversar sobre este projeto e principalmente sobre os
sujeitos que a constituem. Durante nosso papo soube que Mauro na época
trabalhava no aeroporto (obviamente em um lugar estressante) e resolveu
pensar no que fazer e em como fazer. O palhaço não estava ali naquele momento
por uma questão econômica, mas como o palhaço não vivia em seu bolso, mas no
seu coração, ele só precisava de uma oportunidade para voltar a tona.
Os semelhantes se atraem, não estou me comparando a eles, pois a ideia, a batalha dele com o projeto, é fantástica, mas o projeto começou no mesmo dia em que eu faço aniversário. Mauro vem do trabalho com recreação e as coisas que eu descrevi sobre o seu trabalho são ótimos exemplos de trabalho (coisa que o blog tenta fazer sempre que possivel) estudar, organizar o seu trabalho para melhor executá-lo.
Para finalizar ESQUADRILHA DA RISADA o que tenho para dizer a vocês é que:
A pista está liberada! Um ótimo voo (nas mentes das pessoas que vocês já fizeram um dia melhor e principalmente naquelas que ainda estão por vir, por que este voo terá muitos pés e sapatos de palhaço no chão, que todos os Santos Dumont iluminem suas ideias e seus caminhos)
Rafa Vac, que que honra conhecer você.
ResponderExcluirÉ verdade os loucos e atraem KKK.
Vamos sim começar uma longa jornada e quero que você esteja com nós para poder fazer aquele mestrado que você tanto quer.
Adorei o texto parabéns!!!
Abraços
Mauro Pires Neto (Piloto Catarino).
Rafa. Como pai do Mauro, e tb do seu xará que apresentou a idéia da VILA EM PÉ, quero deixar aqui o meu testemunho e agradecimento ao excelente comentário que vc fez a respeito do trabalho da Esquadrilha da Risada. Voce conseguiu de uma maneira sincera e aprofundada entender e divulgar o sonho do Mauro/ Catarino. Deus queira que outras pessoas sigam o seu exemplo para como diz meu filho citando Raul Seixas " o sonho que se sonha só é apenas um sonho, a que se sonha junto, se transforma em realidade"Obrigado. José Mauro Pires.
ResponderExcluirEu que agradeço a chance de poder conhecer e conversar com vocês, vamos lá .. quero muito ver o sou seu vizinho (vila em pé) e a EsQUADRILHA cada vez mais em ação e quem sabe lá na frente poder contar outra história por aqui..
ResponderExcluirabração..