quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jogando com o Pára-quedas

Foto: Ação Social em Santos - Fefis

Material: O pára-quedas.
Este material era um pára-quedas utilizado para sua função habitual (saltos), retiramos suas cordas e usamos a parte do tecido para as atividades(foto).
Inicio da atividade: apresentação do material - regras para jogar Reconhecendo a resistência do ar no material. Mover a borda (local que os participantes seguram) devagar até altura do peito, pescoço, da testa.. erguer o braço. Importante lembrar que cada um tem uma altura e vamos sempre respeitar o limite de cada um, isso vale para o pára-quedas e para outros jogos também.
Sacudir bastante, fazendo força contra a resistência do ar e “gastando energia”
Trocar de lado - primeiro alguns, depois grupos e todos ao mesmo tempo.
Pára-quedas vira "iglu" (explicar o que é um iglu) ali dentro ainda é possível realizar algumas atividades.
Este material possibilita diversos desafios para o grupo realizar, com ou sem o auxilio de outros materiais como bola ou alguma pelúcia. Um grande desafio pode ser elevar uma pessoa. Pense sempre na segurança, não coloque ninguém em risco, podemos fazer de forma lúdica, colocar uma pelúcia (ao invés de alguém), movimentá-la sobre o tecido sem deixá-lo cair.
Essa pequena apresentação esta relacionada ao vídeo (http://tinyurl.com/23o5qd7 - O tatu apresenta no vídeo e EU estou com os alunos – 13 e 14 anos).
Apesar de ser um jogo que as pessoas reconhecem como cooperativo, existem curiosidades podem mostrar um pouco mais deste material e similares.
Conheci o jogo com José Ricardo Grillo e Fabio Brotto, em um evento de jogos cooperativos. Brotto é responsável por estudos* e a divulgação de pensamentos e trabalhos relacionados aos chamados “jogos cooperativos”.
Explanando sobre o assunto, existe um jogo o "Pelele" conhecido na Europa, que virou um costume na Espanha que consiste em jogar para cima, repetidas vezes, um boneco, com um lençol ou um cobertor.
Os esquimós jogam nalukatok tem um caráter competitivo, o jogo consiste em lançar o jogador (6 ou 7m) que tem o desafio de cair em pé sobre o lençol. Vale como curiosidade, a execução não deve ser simples, a imagem que me vem é de um ato do “cirque du soleil” (http://www.youtube.com/watch?v=UCb8SYSmTXY%20), vence quem permanecer de pé o maior numero de arremessos.
Existem trabalhos que descrevem como utilizar o paraquedas ou lençol em atividades para crianças para ajudar no conhecimento do seu corpo. Ela deita sobre o pára-quedas (ou lençol) o grupo movimenta o tecido lentamente para mover o braço direito, depois a perna esquerda(você escolhe a parte do corpo). Essa atividade pode auxiliar no desenvolvimento da motricidade e das percepçoes espaciais(mais em GOMES).*

livros e outros trabalhos no site - http://www.projetocooperacao.com.br/

GOMES, J.D.G (1998) Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar - Dissertação (mestrado) Campinas
TODOS OS JOGOS (1978) Editora Abril Ltda – São Paulo

Livro sobre o pára-quedas
SOLER, R (2009) Jogos com Pára-quedas - Ed. Sprint São Paulo.

3 comentários:

  1. Excelente !!! .. e te ver dando a atividade faz parecer que nossas aulas foram tao poucas .. e saudades !! uheueh

    ResponderExcluir
  2. PROMOÇÃO!!!!

    Estamos de casa nova! Nosso site foi reformulado para melhor receber nossos amigos de "Co-Operação".

    E para comemorarmos estamos colocando nossos equipamentos em Promoção para pedidos fechados até 21 de Agosto ou até durarem os estoques. Temos pára-quedas, pontes de corda, capas para balão, chinelo cooperativo, camisetas duplas entre outros equipamentos.

    Corra! Não perca esta oportunidade.

    Acesse nosso site, veja os preços e faça seu pedido. Temos Nota Fiscal.

    Trans-Forme suas aulas, dinâmicas levando Cooperação e Diversão para seus alunos, funcionários ou participantes.

    Abraços Cooperativos,

    Sylvia e Reinaldo Soler

    ResponderExcluir
  3. Adorei a parte do "gastando energia"... imprescindível!

    Fico pensando na quantidade de TCEs e lesões que esses caras devem sofrer... mas deve ser legal. Eu topo!

    Um abraço :)

    ResponderExcluir