Quando você chega a um hotel, você preenche uma ficha e
nela consta um campo com email para que muito provavelmente o hotel te envie
mais para frente uma propaganda de diárias promocionais, ou algum evento. Até
ai tudo bem, a rede também é uma ferramenta para divulgação.
Mas e a “Rede Social”? O Hotel cria sua pagina na rede e espera seus clientes entrarem e clicar no famoso “curtir” (esse é apenas um exemplo). Na teoria sobre lazer, na qual acredito e estudei, existem os chamado interesses sociais, conhecer pessoas, conversar com pessoas e isso hoje se estende através da rede social, então por que os hotéis não pedem o facebook, ou o twitter de seus clientes e assim podem até ver o que ele realmente esta pensando sobre a empresa e sobre o serviço prestado?
Os hotéis disponibilizam paginas com pesquisa de satisfação, e a teoria nos apresenta que clientes fiéis não são necessariamente satisfeitos, mas clientes satisfeitos tendem a ser fiéis. (1992 Fornell et al.) Acho que essa frase já ajuda a dar bases para o que disse, mas se existe alguma duvida em relação ao marketing KOTLER (2010) cita a rede e a sua conversa “muitos-para-muitos” como algo que torna a rede de consumidores poderosas.
Um outro exemplo é a HSM online (23/mar/09) citando a Apple, A empresa foi além: investiu em um conjunto de serviços através dos quais pode rastrear os interesses e a satisfação do cliente. Como resultado, as lojas Apple apresentam um faturamento de 4 mil dólares por ‘pé quadrado’ [0,092 m2] anualmente, um dos maiores níveis, mesmo em comparação com o varejo tradicional de eletrodomésticos.
Portanto frases do twitter, podem ser ferramentas na construção de um texto para o blog e por hotéis (prestadores de serviço), em suas diversas divisões. O diálogo com seguidores na rede ou com clientes em seu hotel podem ser (pensando, refletindo e ponderando) um ótimo passo para fidelidade nas visitas ou contratações de serviços.
Esse pode ser um exemplo entre muitos, mas acredito que abra um precedente para o dialogo. Aos meus amigos da área de lazer vamos pensar no caso?
Mas e a “Rede Social”? O Hotel cria sua pagina na rede e espera seus clientes entrarem e clicar no famoso “curtir” (esse é apenas um exemplo). Na teoria sobre lazer, na qual acredito e estudei, existem os chamado interesses sociais, conhecer pessoas, conversar com pessoas e isso hoje se estende através da rede social, então por que os hotéis não pedem o facebook, ou o twitter de seus clientes e assim podem até ver o que ele realmente esta pensando sobre a empresa e sobre o serviço prestado?
Os hotéis disponibilizam paginas com pesquisa de satisfação, e a teoria nos apresenta que clientes fiéis não são necessariamente satisfeitos, mas clientes satisfeitos tendem a ser fiéis. (1992 Fornell et al.) Acho que essa frase já ajuda a dar bases para o que disse, mas se existe alguma duvida em relação ao marketing KOTLER (2010) cita a rede e a sua conversa “muitos-para-muitos” como algo que torna a rede de consumidores poderosas.
Um outro exemplo é a HSM online (23/mar/09) citando a Apple, A empresa foi além: investiu em um conjunto de serviços através dos quais pode rastrear os interesses e a satisfação do cliente. Como resultado, as lojas Apple apresentam um faturamento de 4 mil dólares por ‘pé quadrado’ [0,092 m2] anualmente, um dos maiores níveis, mesmo em comparação com o varejo tradicional de eletrodomésticos.
Portanto frases do twitter, podem ser ferramentas na construção de um texto para o blog e por hotéis (prestadores de serviço), em suas diversas divisões. O diálogo com seguidores na rede ou com clientes em seu hotel podem ser (pensando, refletindo e ponderando) um ótimo passo para fidelidade nas visitas ou contratações de serviços.
Esse pode ser um exemplo entre muitos, mas acredito que abra um precedente para o dialogo. Aos meus amigos da área de lazer vamos pensar no caso?
Fica uma dica Frank
Maguire - Qualidade e satisfação do cliente
A liderança só pode ser bem aplicada se forem respeitados três elementos-chave: sentimentos, atitude e relacionamento
Ele acredita ser a razão pela qual as empresas se tornam um sucesso ou um fracasso. Para garantir que uma empresa seja bem sucedida, ela precisa levar em consideração os aspectos humanos de seus negócios. Quem são as pessoas que trabalham para a empresa? Como elas são tratadas? Como elas gostariam de ser tratadas? E os clientes? Eles recebem o atendimento e os produtos que desejam? O que a empresa faz para tornar a vida de seus clientes melhor?
A liderança só pode ser bem aplicada se forem respeitados três elementos-chave: sentimentos, atitude e relacionamento
Ele acredita ser a razão pela qual as empresas se tornam um sucesso ou um fracasso. Para garantir que uma empresa seja bem sucedida, ela precisa levar em consideração os aspectos humanos de seus negócios. Quem são as pessoas que trabalham para a empresa? Como elas são tratadas? Como elas gostariam de ser tratadas? E os clientes? Eles recebem o atendimento e os produtos que desejam? O que a empresa faz para tornar a vida de seus clientes melhor?
FORNELL, Claes (1992) - A National Customer Satisfaction Barometer: The Swedish Experience. Journal of Marketing. Vol. 56, n.6, p.6-21
KOTLER, P (2010) – marketing 3.0: as forças que estào definindo o novo marketing centrado no ser humano.
HSM Online – F Reichheld : Satisfação garantida ou futuro sombrio. http://www.hsm.com.br/artigos/f-reichheld-satisfacao-garantida-ou-futuro-sombrio retirado em 24/fev/2012 15:30
MAGUIRE F (2005) You are the Greatest! How Validated Employees Can Impact Your Bottom Line. Maguire Communications Group; Revised edition
Muito ampla visão de marketing social, seu Rafa!
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