Apenas uma brincadeira, porém falando sério segundo UOL
Programas encerrados ao acaso, inicialização demorada e documentos desconfigurados. Se o seu computador está passando por um "inferno astral" e a sua vontade é se desfazer dele e comprar um novinho em folha, saiba que a "carroça" tem conserto.
Boa parte de todos os problemas que acontecem no micro podem ser corrigidos com facilidade, apenas liberando mais espaço no disco e mantendo o hardware limpinho. Foi o que fez o engenheiro Fabrício Torres. Durante dias, os programas de seu PC eram encerrados ao acaso e, às vezes, a máquina nem ligava. "Já tinha decidido pela formatação, mas um amigo me aconselhou a fazer uma limpeza no computador".Durante três horas —tempo médio gasto para uma faxina no computador —Torres excluiu arquivos temporários, procurou pragas virtuais, desfragmentou o HD e até a memória entrou na limpeza.
O resultado foi um computador sem os irritantes problemas de antes e uma economia de R$ 40. Preço médio cobrado pela empresas para executar o serviço.
Com o fim de semana chegando, o que acha de seguir o exemplo do engenheiro e dar um trato em seu micro? Para que nada dê errado, o UOL Tecnologia montou um passo-a-passo da faxina com seis tarefas que vão desde o backup de documentos até a limpeza interna do gabinete.
Para começar, vamos garantir que se qualquer problema acontecer durante a faxina seja possível recuperar os documentos: 1º Passo - Crie um ponto de restauração no sistema
O que é e para que serve: Antes de começar a limpeza lógica do computador, é preciso garantir que se algum procedimento der errado a recuperação de arquivos e programas seja possível. É exatamente isso que faz o Ponto de Restauração do Windows. Com ele, o usuário "determina" que o sistema grave todas as informações contidas no PC até aquele momento e, se solicitado, as recupere. Assim, se um arquivo importante for apagado, existirá um jeito de recuperá-lo.
Como fazer: No Windows XP, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Ponto de Restauração. Na caixa de diálogo "Recuperação do Sistema", escolha "Criar ponto de restauração" e digite um nome para identificá-lo, por exemplo, "antes da faxina". A qualquer momento, você pode voltar a essa caixa e recuperar as informações.
2º Passo - Guarde arquivos que você não utiliza
O que é e para que serve: Depois de criar o Ponto de Restauração no Windows, é hora de guardar todos os documentos que você não acessa com freqüência em CDs, DVDs, HDs externos, pendrives ou até mesmo na Internet para liberar espaço na máquina. A escolha da mídia correta vai depender de quantos arquivos você tem na máquina.
Como fazer: Existem diversas maneiras de guardar tais documentos fora do computador. Você pode, por exemplo, compactar os arquivos e pastas direto do Explorer.
Para isso, vá em Iniciar > Meu Computador, escolha as pastas e arquivos que você deseja guardar e salve-as na mídia escolhida (se for CD ou DVD, não esqueça de "queimá-los" usando programas específicos como o Nero, Ashampoo ou CDBurner XP. Um outro jeito de fazer cópias de arquivos é usando a própria ferramenta do Windows XP. Com ela, é possível, inclusive, programar a periodicidade do backup. Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Backup. Depois, escolha quais pastas ou diretórios você quer copiar.
Por fim, a Internet oferece diversos sites e programas para guardar os seus documentos. Alguns possuem funções extras como escolher data e hora que determinado arquivo receberá uma cópia de segurança, salvar dados em formato .ZIP ou escolher quais extensões deseja copiar. Nessa lista, entram softs como o Cobian Backup, Safekeeper e Infbackup. ou
Apenas uma brincadeira, porém falando sério segundo UOL
ResponderExcluirProgramas encerrados ao acaso, inicialização demorada e documentos desconfigurados. Se o seu computador está passando por um "inferno astral" e a sua vontade é se desfazer dele e comprar um novinho em folha, saiba que a "carroça" tem conserto.
Boa parte de todos os problemas que acontecem no micro podem ser corrigidos com facilidade, apenas liberando mais espaço no disco e mantendo o hardware limpinho.
Foi o que fez o engenheiro Fabrício Torres. Durante dias, os programas de seu PC eram encerrados ao acaso e, às vezes, a máquina nem ligava. "Já tinha decidido pela formatação, mas um amigo me aconselhou a fazer uma limpeza no computador".Durante três horas —tempo médio gasto para uma faxina no computador —Torres excluiu arquivos temporários, procurou pragas virtuais, desfragmentou o HD e até a memória entrou na limpeza.
O resultado foi um computador sem os irritantes problemas de antes e uma economia de R$ 40. Preço médio cobrado pela empresas para executar o serviço.
Com o fim de semana chegando, o que acha de seguir o exemplo do engenheiro e dar um trato em seu micro? Para que nada dê errado, o UOL Tecnologia montou um passo-a-passo da faxina com seis tarefas que vão desde o backup de documentos até a limpeza interna do gabinete.
Para começar, vamos garantir que se qualquer problema acontecer durante a faxina seja possível recuperar os documentos:
1º Passo - Crie um ponto de restauração no sistema
O que é e para que serve: Antes de começar a limpeza lógica do computador, é preciso garantir que se algum procedimento der errado a recuperação de arquivos e programas seja possível. É exatamente isso que faz o Ponto de Restauração do Windows.
Com ele, o usuário "determina" que o sistema grave todas as informações contidas no PC até aquele momento e, se solicitado, as recupere. Assim, se um arquivo importante for apagado, existirá um jeito de recuperá-lo.
Como fazer: No Windows XP, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Ponto de Restauração. Na caixa de diálogo "Recuperação do Sistema", escolha "Criar ponto de restauração" e digite um nome para identificá-lo, por exemplo, "antes da faxina". A qualquer momento, você pode voltar a essa caixa e recuperar as informações.
2º Passo - Guarde arquivos que você não utiliza
O que é e para que serve: Depois de criar o Ponto de Restauração no Windows, é hora de guardar todos os documentos que você não acessa com freqüência em CDs, DVDs, HDs externos, pendrives ou até mesmo na Internet para liberar espaço na máquina. A escolha da mídia correta vai depender de quantos arquivos você tem na máquina.
Como fazer: Existem diversas maneiras de guardar tais documentos fora do computador. Você pode, por exemplo, compactar os arquivos e pastas direto do Explorer.
Para isso, vá em Iniciar > Meu Computador, escolha as pastas e arquivos que você deseja guardar e salve-as na mídia escolhida (se for CD ou DVD, não esqueça de "queimá-los" usando programas específicos como o Nero, Ashampoo ou CDBurner XP.
Um outro jeito de fazer cópias de arquivos é usando a própria ferramenta do Windows XP. Com ela, é possível, inclusive, programar a periodicidade do backup. Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Backup. Depois, escolha quais pastas ou diretórios você quer copiar.
Por fim, a Internet oferece diversos sites e programas para guardar os seus documentos. Alguns possuem funções extras como escolher data e hora que determinado arquivo receberá uma cópia de segurança, salvar dados em formato .ZIP ou escolher quais extensões deseja copiar. Nessa lista, entram softs como o Cobian Backup, Safekeeper e Infbackup.
ou
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/28/como-faco-para-limpar-meu-pc-e-eliminar-arquivos-inuteis-ou-que-nao-uso-mais.jhtm