terça-feira, 27 de novembro de 2012

Preparar para Armar a Barraca

Preparar e supervisionar a execução 

Escrevi no texto anterior sobre uma atividade que é projetada para um clube, mas dei um exemplo de um texto antigo que falava de como fazer isso em casa. Essas são situações distintas, apesar de ambas serem momento agradáveis, no caso de se fazer no clube é um trabalho e fazer em casa para filhos (afilhados, sobrinhos.. etc) é um momento de lazer. Como assim? Não estou entrando na discussão teórica sobre o que é lazer e o que não é. O fato é que são situações que tem diferenças, mas podem ter muitas semelhanças também. 

Vamos falar sobre o assunto, no caso do clube houve uma programação, fez parte de um processo, coisa que em casa com o filho poderia ser feito no dia que você pudesse ou julgasse importante. Mas obviamente, você pode programar a atividade em casa, no texto "um espaço para brincar" não programei a atividade, resolvi fazer e fiz. (Ok, meu trabalho é esse, mas isso não definia a possibilidade de fazer ou não fazer). Por que programar, vamos lá, no trabalho é uma questão de organização.
Quantas vagas existem para participar em um clube e quantas vagas existem para fazer em casa? Como assim?
Tanto no clube quanto em casa qual seria o espaço físico para os participantes? Tenho 4 barracas para 5 pessoas, tenho em casa uma barraca grande para 4 pessoas, o que pode significar uma participação maior ou menor de pessoas (amiguinhos, primos, etc). Sabendo quem vem, e qual a idade deles a programação pode ser mais focada na idade deles. No caso de trabalho é importante uma ficha de inscrição com dados dos pais e da criança, e claro no caso de amiguinhos uma conversa com a mãe para saber mais sobre hábitos e quem sabe até medicações que ele possa estar usando no período. (É tem muita coisa envolvida em uma atividade dessas). E claro, como se trata de uma brincadeira, definir o período é bem interessante. Não falo isso só para caso de mães que irão buscar seus filhos na casa da amiga, mas limites são importantes só cuidado para eles não se tornarem o foco, que é fazer uma atividade diferente para curtir com a molecada, por isso se preparar pode ser uma ótima maneira de tentar garantir esses momentos.
Como dicas tem os textos já citados, ou quem sabe um aniversário temático de acampamento não possa ser uma ideia??

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Armando a Barraca

Em julho de 2010 postei um texto que gosto muito que fala sobre um espaço para brincar que você pode ter interpretado de diversas formas, mas deixando isso pra lá vamos “armar as barracas de acampamento”.

Essa atividade fecha um ciclo de atividades dentro do projeto da recreação no clube, mas antes que alguém pense que é uma propaganda dos meus serviços (poderia ser mas não é), a ideia é incentivar a atividade (tendo ou não uma barraca como a da foto). Neste caso ela é realizada comigo há 9 anos (dentro de um projeto que podemos considerar de 20 anos alterando parceiros na construção e programação), respeitando as mudanças a cada ano de participantes, interesses e etc.
 O dia do “Acampamento no Clube”,  é uma data que normalmente é muito aguardada pela turminha que participa da recreação,  mas ao mesmo tempo um momento de conhecer novas pessoas que quem sabe venham a participar mais da recreação a partir desse momento.
A atividade acontece no clube na passagem de um sábado para domingo, dias em que a recreação funcionaria, porém com um horário diferente. Pode se considerar um período curto, mas acredito muito valido para crianças, monitores e pais.

Seus filhos já participaram de momentos como esses? e ai como foi?





sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ecos "É da nossa Conta"

Escrevi o texto "" É da nossa Conta! e recebi pela rede esse comentário (a Bia me autorizou a postar) e resolvi dividir com vocês...
Essa opinião é dela ..Qual a sua???

É da nossa conta! por Bia 


O brincar é totalmente importante!
A criança que não brinca, tem na maioria dos casos severas dificuldades de relacionamento, e torna-se um adulto egoísta, depressivo e egocentrico!
(falo isso por experiência própria.)
E concordo! precisamos de ações efetivas pra praticar
educação, e integridade (sim praticar, por que garantido isso é pela nossa constituição) e inserção social dessas crianças carentes!
Mas como inteferir na vida delas e na estrutura da família pra modificar essa realidade??!!
Será que empregos pro pais seria a solução??
Será que acompanhamento da assitência social sob o perigo da perda da guarda resolveria o problema??
Será que o meio onde vivem é o problema??
Acho que compreender pra transformar a mentalidade dos responsáveis, seria
o primeiro passo, e a partir disso caso a caso inserir a criança na escola, e em atividades que ela possa se desenvolver normalmente como as outras.
É muito delicado esse tema Rafa, a assistência social e os abrigos, Fundação casa, etc. não estão preparados pra lidar com esse público (eles chamam de situação de risco, ) e nem nós!!!
Eu argumentei algumas coisas, mas minha cabeça ta um nó!!!
é muito delicado e difícil pensar em soluções, quando se está na zona de conforto, acho que apenas se colocar no lugar do outro é pouco nesse caso! Teríamos que de fato passar por isso pra compreender e achar soluções reais.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

“É da nossa Conta!"

Claro que é!
Essa é uma campanha que esta na rede
promovida pela Fundação Telefônica em parceria com a UNICEF e a OIT, relacionada ao “Trabalho infantil e adolescente".
E fui convidado a participar na próxima segunda de um encontro e gostaria muito de poder conhecer um pouco mais e depois dividir com vocês
Porém pensei em quem sabe levar opiniões de alguns leitores (adolescentes ou não) sobre o assunto, sei da dificuldade de tempo, parar para ler um texto ver um vídeo e tentar escrever sobre o assunto depois, mas vale tentar...
Conto com vocês pois é da nossa conta!!
#ParaPensar
(apenas exeplos) Propagandas, Novelas, Campanha Política, trabalho em casa... e assim vai



Saiba mais Promenino